Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.

O planejamento estratégico de comunicação deve dar tratamento diferenciado às áreas da comunicação, priorizando-as de acordo com a política da instituição e a orientação dos dirigentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com relação a divulgação científica e jornalismo científico.

  • A.

    A relação do jornalismo científico com a ciência e com os fatos produzidos pelos cientistas deve basear-se estritamente na tradução desses fatos para o público, pois não é seu papel fazer leitura crítica da ciência.

  • B.

    Uma das funções do jornalismo científico é a transferência de informações científicas e tecnológicas, transcritas em códigos especializados, a um público seleto, formado por especialistas.

  • C.

    Quando a divulgação científica se apropria da cultura e dos meios jornalísticos, o jornalismo científico torna-se um gênero da divulgação científica.

  • D.

    O jornalismo científico é o meio de que dispõe a ciência para tornar públicas, em um contexto de interpares, as produções mais recentes do meio científico.

  • E.

    São mídias do jornalismo científico os veículos não tradicionais como histórias em quadrinhos, fascículos, livros, incluindo os didáticos, exposições e dias de campo.

Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Estruturado em formato jornalístico, o release tem como principal característica a confiabilidade das informações apresentadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.

O ato de prestar contas ao público por meio da mídia, e não apenas por meio da forma contábil, tem incorporado o princípio de accountability às estratégias de comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atividade jornalística e das técnicas de pesquisa em jornalismo, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma técnica de pesquisa em jornalismo é a observação, na qual o repórter se converte em testemunha de um acontecimento ou situação.

  • B.

    A atividade diária do jornalismo, com seus prazos cada vez mais curtos, obriga o jornalista a trabalhar com informações superficiais e generalistas.

  • C.

    A hierarquização das fontes é desnecessária porque os critérios de noticiabilidade impõem a própria hierarquia ao noticiário.

  • D.

    A pesquisa garante que o jornalismo de precisão, acoplado ao método científico derivado da análise do discurso, proponha-se a quantificar variáveis.

  • E.

    As técnicas tradicionais da pesquisa social não são adequadas à pesquisa jornalística, uma vez que o repórter, diante do fato jornalístico, obedece mais à intuição do que à reflexão, precisando contar com técnicas diferentes.

Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.

Os únicos critérios para o aproveitamento dos releases pela imprensa são o interesse público, a novidade e a exclusividade da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.

A atuação sinérgica das áreas da comunicação no ambiente organizacional encontra dificuldades em repetir-se nas mídias sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As novas tecnologias trouxeram a possibilidade da partida da apuração jornalística ou, como na expressão pioneira de Gillmor, distributed journalism. Com base no conceito de apuração distribuída, assinale a opção correta.

  • A.

    As tendências atuais apontam para o uso do data-mining no jornalismo em base de dados, embora essa metodologia seja limitada, pois possibilita que se obtenham respostas apenas a uma pergunta específica.

  • B.

    A apuração distribuída pode ser considerada um tipo de crowdsourcing aplicado ao jornalismo, uma vez que significa a terceirização de tarefas ligadas à produção de conhecimento para uma coletividade reunida por redes de computadores.

  • C.

    Quando se adota a prática da apuração distribuída, não é necessário que os jornalistas se utilizem de bancos de dados para produzir conteúdo próprio.

  • D.

    Nesse sistema de apuração, os próprios leitores indicam os casos mais propensos a se tornarem notícias, assumindo a função dos sistemas de busca e tratamento de informações, o que dispensa a checagem posterior dessa apuração por repórteres profissionais.

  • E.

    A presença de uma personalidade editorial no gerenciamento do processo de apuração distribuída é desnecessária, uma vez que configura elemento de censura e de controle que pode afetar a participação dos leitores.

O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da administração e da comunicação, especialmente na área da publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se seguem.

O briefing equivale ao portfólio de peças já criadas pela agência bem como de relatos de cases (soluções para problemas de comunicação) realizados para clientes anteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.

A comunicação integrada faz uso de práticas e ferramentas das áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade para construir redes formais e informais de comunicação nas instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...