Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.
O planejamento estratégico de comunicação deve dar tratamento diferenciado às áreas da comunicação, priorizando-as de acordo com a política da instituição e a orientação dos dirigentes.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta com relação a divulgação científica e jornalismo científico.
A relação do jornalismo científico com a ciência e com os fatos produzidos pelos cientistas deve basear-se estritamente na tradução desses fatos para o público, pois não é seu papel fazer leitura crítica da ciência.
Uma das funções do jornalismo científico é a transferência de informações científicas e tecnológicas, transcritas em códigos especializados, a um público seleto, formado por especialistas.
Quando a divulgação científica se apropria da cultura e dos meios jornalísticos, o jornalismo científico torna-se um gênero da divulgação científica.
O jornalismo científico é o meio de que dispõe a ciência para tornar públicas, em um contexto de interpares, as produções mais recentes do meio científico.
São mídias do jornalismo científico os veículos não tradicionais como histórias em quadrinhos, fascículos, livros, incluindo os didáticos, exposições e dias de campo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
Estruturado em formato jornalístico, o release tem como principal característica a confiabilidade das informações apresentadas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto aos processos de agendamento da imprensa por parte das assessorias do setor público, julgue os itens que se seguem.
O ato de prestar contas ao público por meio da mídia, e não apenas por meio da forma contábil, tem incorporado o princípio de accountability às estratégias de comunicação organizacional.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da atividade jornalística e das técnicas de pesquisa em jornalismo, assinale a opção correta.
Uma técnica de pesquisa em jornalismo é a observação, na qual o repórter se converte em testemunha de um acontecimento ou situação.
A atividade diária do jornalismo, com seus prazos cada vez mais curtos, obriga o jornalista a trabalhar com informações superficiais e generalistas.
A hierarquização das fontes é desnecessária porque os critérios de noticiabilidade impõem a própria hierarquia ao noticiário.
A pesquisa garante que o jornalismo de precisão, acoplado ao método científico derivado da análise do discurso, proponha-se a quantificar variáveis.
As técnicas tradicionais da pesquisa social não são adequadas à pesquisa jornalística, uma vez que o repórter, diante do fato jornalístico, obedece mais à intuição do que à reflexão, precisando contar com técnicas diferentes.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
Os únicos critérios para o aproveitamento dos releases pela imprensa são o interesse público, a novidade e a exclusividade da informação.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.
A atuação sinérgica das áreas da comunicação no ambiente organizacional encontra dificuldades em repetir-se nas mídias sociais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias trouxeram a possibilidade da partida da apuração jornalística ou, como na expressão pioneira de Gillmor, distributed journalism. Com base no conceito de apuração distribuída, assinale a opção correta.
As tendências atuais apontam para o uso do data-mining no jornalismo em base de dados, embora essa metodologia seja limitada, pois possibilita que se obtenham respostas apenas a uma pergunta específica.
A apuração distribuída pode ser considerada um tipo de crowdsourcing aplicado ao jornalismo, uma vez que significa a terceirização de tarefas ligadas à produção de conhecimento para uma coletividade reunida por redes de computadores.
Quando se adota a prática da apuração distribuída, não é necessário que os jornalistas se utilizem de bancos de dados para produzir conteúdo próprio.
Nesse sistema de apuração, os próprios leitores indicam os casos mais propensos a se tornarem notícias, assumindo a função dos sistemas de busca e tratamento de informações, o que dispensa a checagem posterior dessa apuração por repórteres profissionais.
A presença de uma personalidade editorial no gerenciamento do processo de apuração distribuída é desnecessária, uma vez que configura elemento de censura e de controle que pode afetar a participação dos leitores.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O briefing é um dos conceitos mais correntes nos campos da administração e da comunicação, especialmente na área da publicidade. No que concerne ao briefing, julgue os itens que se seguem.
O briefing equivale ao portfólio de peças já criadas pela agência bem como de relatos de cases (soluções para problemas de comunicação) realizados para clientes anteriores.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.
A comunicação integrada faz uso de práticas e ferramentas das áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade para construir redes formais e informais de comunicação nas instituições.
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