Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.
O fim do jornal Notícias Populares, em 2001, não significou o término do gênero jornalismo popular no Brasil, pois ainda existem várias publicações que se dirigem às classes populares e exibem várias características que já eram exploradas por aquele jornal.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima e o papel dos meios de comunicação na construção social da realidade, julgue os itens que se seguem.
Segundo o texto, os meios de comunicação exercem poder não só na transmissão de informações, mas também na formação e internalização de valores sociais e na formação de comportamentos e atitudes das pessoas.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O marketing opera a partir da pesquisa de imagem, de mercado e de opinião. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir.
A pesquisa de opinião pública pode ser utilizada nas relações com os mais diferentes públicos, como empregados, imprensa, consumidores ou acionistas.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca de composição e estética de imagem.
No plano médio, a maioria das características do fundo ainda deve estar visível, como forma de equilibrar a composição da cena entre o personagem e o ambiente.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às teorias relativas à produção da notícia e seus efeitos, julgue os próximos itens.
O editing e o highlighting são efeitos típicos das notícias televisivas, sendo o primeiro decorrente das técnicas de edição, enquanto o segundo é resultante do esforço para adaptar os temas do noticiário ao formato televisivo.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em uma das eleições em São Paulo, o candidato A, confiando nas pesquisas de opinião, deixou-se fotografar na cadeira de prefeito. Mas ganhou o candidato B, que até desinfetou a cadeira antes de tomar posse. A explicação de especialistas em opinião pública ficou por conta de um viés.
Tendo como referência inicial o texto acima e acerca do conceito de viés, julgue os itens a seguir.
O viés é um erro constante e sistemático, existente ou associado a alguma fase da coleta de dados ou de seu processamento.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca de composição e estética de imagem.
A lei dos 30 graus, usada para evitar cortes bruscos entre cenas, estabelece que um novo take do mesmo objeto só se justifica se apresentar uma mudança de ângulo de, pelo menos, 30 graus.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em uma das eleições em São Paulo, o candidato A, confiando nas pesquisas de opinião, deixou-se fotografar na cadeira de prefeito. Mas ganhou o candidato B, que até desinfetou a cadeira antes de tomar posse. A explicação de especialistas em opinião pública ficou por conta de um viés.
Tendo como referência inicial o texto acima e acerca do conceito de viés, julgue os itens a seguir.
O viés, tal como o erro amostral e tal como a margem de erro é um fator previsível e mensurável.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca de composição e estética de imagem.
A regra dos 180 graus estabelece que personagens ou elementos em uma mesma cena devem manter uma relação de esquerda e direita. Sempre que um novo ângulo de câmera ultrapassar os 180 graus, o eixo da ação será cruzado e a direção da cena ficará invertida.
Os filtros, elementos óticos transparentes ou translúcidos que alteram as propriedades da luz que entra pelas lentes da câmera, têm como propósito melhorar a imagem que está sendo registrada ou criar efeitos. Acerca de filtros, julgue os próximos itens.
O filtro de densidade neutra (ND) absorve a intensidade da luz em todo o espectro visível, sem que seja necessário mudar a abertura da lente e sem alteração de cores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...