Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de
105 a 115.Os textos em meio digital oferecem as mesmas possibilidades comunicativas dos textos veiculados em meio impresso, pois o que ocorre é uma simples operação de digitalização na passagem do texto tradicional ao hipertexto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
A reportagem é definida por sua veiculação. Ela é um tipo de notícia descritiva, resultado de uma apuração mais ampla que uma notícia comum.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos critérios de seleção de notícias, julgue os itens subsequentes.
O conceito de valores-notícia define um conjunto de regras para a viabilidade prática do jornalismo, que são, basicamente, mecanismos de coordenação e ajustamento recíproco entre as demandas dos jornalistas e as necessidades dos interesses em conflito.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a comunicação pública e opinião pública.
O domínio da comunicação inclui apenas a esfera governamental, o que deve ser entendido como forma de prestação de serviços de utilidade pública para os cidadãos.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem acerca de canais e estratégias de comunicação interna.
As campanhas institucionais dirigidas ao público interno podem ser utilizadas como reforço de estratégias mais abrangentes de comunicação externa.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
O new journalism pode ser considerado um tipo de reportagem. Ele caracteriza-se pela aplicação de técnicas literárias na construção de situações e episódios. Um dos jornalistas que se destacou com o new journalism foi Truman Capote.
Julgue os itens de 109 a 116 à luz da retórica e da teoria da argumentação.
O período a seguir está construído sob o formato de raciocínio dedutivo: Como os escritores do período romântico manifestam a tendência de idealizar a mulher amada, e tendo sido José de Alencar um escritor romântico, vamos encontrar em sua obra a idealização da mulher amada.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem acerca de canais e estratégias de comunicação interna.
A informação para os públicos internos deve priorizar o uso de canais informais de comunicação, como intranet, boletins informativos, house organs e e-mail institucional.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Sobre as relações entre jornalismo e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.
O jornalismo institucional, atividade de divulgação institucional com viés jornalístico também denominada jornalismo subsidiário, consiste na elaboração de mensagens (spots e slogans) publicitárias que usam técnicas de linguagem típicas do jornalismo.
Julgue os itens de 109 a 116 à luz da retórica e da teoria da argumentação.
O período a seguir está construído sob o formato de raciocínio indutivo: Se, para serem atores de telenovelas, os pretendentes devem ter feito curso de interpretação, Fernanda Montenegro, que atuou em várias telenovelas, deve ter feito curso de interpretação.
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