Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Internet oferece a seus usuários uma gama de possibilidades de comunicação, que parece dar origem a uma nova forma de expressão e de concepção da realidade. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A Internet é um meio capaz de agregar todos os outros meios em um único.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, os quais resultam de diferentes técnicas de redação e recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os itens de 78 a 83, acerca das características da linguagem usada em jornalismo.

O lide clássico inicia-se sempre com o elemento quem, ou seja, o sujeito da ação. Esse tipo de lide é muito usado para as reportagens de perfil e é denominado lide clássico por ser embasado na concepção humanista de história, centrada nos sujeitos e não nos objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao emprego dos termos publicidade e propaganda, julgue os itens a seguir.

A publicidade encontra amparo legal na Constituição Federal de 1988, sendo explicitamente mencionada no texto da mesma.

  • C. Certo
  • E. Errado

A publicação institucional é uma das principais formas de divulgação das informações no ambiente organizacional e um instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

A publicação institucional deve dar tratamento diferenciado às fontes de informação quando a graduação exigir, como no caso de dirigentes da organização; no caso dos doutores em um centro de pesquisa; e no caso de especialistas em um ambiente hospitalar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.

O processo de edição é objetivo, pois o editor decide o que é mais importante a partir de sua percepção do que é interessante para o público-alvo que o veículo pretende atingir. Ao mesmo tempo, existem parâmetros coletivos para essa decisão, representados pela linha editorial do jornal ou emissora e pelos valores-notícia considerados relevantes no jornalismo em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de 105 a 115.

A editoração dos textos em meio digital deve levar em conta que eles serão lidos de forma linear, embora tenham a sua comunicabilidade apoiada em recursos fáticos e visuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Internet oferece a seus usuários uma gama de possibilidades de comunicação, que parece dar origem a uma nova forma de expressão e de concepção da realidade. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O advento da Internet possibilitou a resolução de todos os problemas referentes à comunicação e à publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne às teorias relativas à produção da notícia e seus efeitos, julgue os próximos itens.

Na produção da notícia, a definição da newsperspective (angulação) relaciona-se à noticiabilidade, ou seja, à adequação de um fato aos critérios de relevância da notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A publicação institucional é uma das principais formas de divulgação das informações no ambiente organizacional e um instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Nas publicações jornalísticas institucionais, é desaconselhável que o conteúdo promocional seja mais importante e numeroso que o informativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de 105 a 115.

O hipertexto caracteriza-se pela sua qualidade multimidiática, que possibilita integrar gráficos, animações, música, fala e texto em um ambiente virtual de alta interatividade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...