Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de
105 a 115.O agrupamento de referências que compõe o hipertexto evidencia o caráter metalinguístico predominante nesse tipo de comunicação.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Desde a década de 70 do século passado que emissoras brasileiras de TV têm feito inserções de ações que são desempenhadas por personagens em telenovelas, de modo a advogarem causas humanitárias, sociais e públicas. Acerca desse tipo de prática, julgue os itens a seguir.
Trata-se de ação social das empresas, prática restrita à autopromoção das emissoras de TV sem qualquer impacto na população.
Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta a respeito dos conceitos do mix de marketing.
Os custos para o cliente se resumem ao preço do produto que é pago no processo de troca.
O preço fixado pela empresa para um bem equivale ao custo da produção.
O preço de um produto distingue-se no mix de marketing pelo fato de gerar custos para a empresa.
A demanda por um produto é menos elástica quando a percepção do valor pelo cliente justifica o preço maior.
O lucro é o único fator para o estabelecimento do preço de determinado serviço.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O noticiário na Web não precisa ser pontual e relevante para o usuário, o que permite que notícias que não são publicadas pelos jornais, devido a sua pouca importância, se tornem importantes na Web, como, por exemplo, a notícia de uma ameaça de bomba em uma escola que depois se revelou um alarme falso.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O release é um dos principais instrumentos de assessoria de imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de 108 a 114.
O release segmentado é produzido para determinado grupo de jornalistas, levando em consideração suas características específicas de interesse. Exemplos de releases segmentados são aqueles produzidos especialmente para jornalistas que atuam em editorias como agropecuária ou cultura.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das características de pauta, da reportagem, da notícia e dos principais software de produção e edição de textos e imagens, julgue os itens a seguir.
O principal processador de texto utilizado nas redações jornalísticas é o Windows Vista.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de
105 a 115.O traço básico do hipertexto está em sua capacidade de estabelecimento de redes textuais e conexões entre textos escritos e outras formas de comunicação, tais como o vídeo e o áudio.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue os itens seguintes.
A respeito da relação entre massa e público, no campo dos estudos empíricos destaca-se a escola de Chicago, que emergiu nas primeiras décadas do século XX, sob a liderança intelectual de Robert Park e Ernest Watson Burgess. Ambos usaram material de imprensa para estudar problemas urbanos, tais como as consequências da imigração da sociedade norte-americana e a dinâmica entre periferia e áreas centrais.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Muito se tem discutido a respeito da restrição de publicidades de bebidas alcoólicas para o público em geral e de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos não saudáveis dirigidas às crianças. Os veículos de comunicação, as empresas e as agências publicitárias defendem que tais publicidades, como toda e qualquer publicidade comercial, consubstanciariam manifestações dos direitos de informação e de expressão. Por isso, impor restrições às manifestações publicitárias seria um atentado à democracia. Por outro lado, instituições e grupos sociais que estudam e analisam a influência da publicidade na sociedade defendem que a publicidade é ato puramente comercial e não a manifestação do pensamento, criação, expressão ou informação.
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Toda e qualquer publicidade que incite seus destinatários a um consumo prejudicial a sua saúde é considerada inconstitucional, sem que isso signifique censura ou qualquer outra forma de atentado ao estado de direito democrático.
Com relação à segmentação de mercado adotada pelo BB, assinale a opção correta.
A segmentação comportamental e o modelo de relacionamento são os critérios de segmentação utilizados para o mercado de pessoas físicas.
A segmentação do setor público agrega as administrações dos três poderes federais, excluindo-se as esferas estaduais e municipais.
As fundações privadas ligadas ao setor público fazem parte do segmento de pessoas jurídicas.
Indústria, comércio e serviços são os três segmentos econômicos que compõem o terceiro setor.
Na segmentação comportamental do mercado de pessoas físicas, não é considerada a renda mensal dos clientes.
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