Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A escrita para a Web é similar à reportagem feita para uma agência de notícias, devendo o repórter preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados que em transmitir a matéria completa. Em certo sentido, é mais similar ao modelo de noticiário na televisão do que ao modelo impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de 108 a 114.

Um artigo assinado enviado a diversas redações é um tipo de release.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.

A edição, em um veículo impresso, é a exposição hierárquica e contextualizada das notícias e a distribuição espacial correta e interessante do material que constitui o produto jornalístico, o que não implica, contudo, que o editor seja o único responsável pela seleção do que será publicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de 105 a 115.

Ao contrário do texto tradicional, o formato do hipertexto exige do leitor uma postura mais ativa, em razão das inúmeras possibilidades de expansão do núcleo textual informativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, os quais resultam de diferentes técnicas de redação e recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os itens de 78 a 83, acerca das características da linguagem usada em jornalismo.

Ao redigir um texto com base na fórmula da pirâmide invertida, o jornalista deve citar as informações mais importantes no início da matéria, na parte do texto denominada lide, cuja função é atrair a atenção do público para o relato jornalístico, além de resumir o fato. Assim, o jornalista precisa, necessariamente, em qualquer tipo de matéria jornalística, responder a seis perguntas básicas no lide: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

  • C. Certo
  • E. Errado

        Muito se tem discutido a respeito da restrição de publicidades de bebidas alcoólicas para o público em geral e de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos não saudáveis dirigidas às crianças. Os veículos de comunicação, as empresas e as agências publicitárias defendem que tais publicidades, como toda e qualquer publicidade comercial, consubstanciariam manifestações dos direitos de informação e de expressão. Por isso, impor restrições às manifestações publicitárias seria um atentado à democracia. Por outro lado, instituições e grupos sociais que estudam e analisam a influência da publicidade na sociedade defendem que a publicidade é ato puramente comercial e não a manifestação do pensamento, criação, expressão ou informação.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A discussão em torno do controle da publicidade na sociedade brasileira resulta da falta de legislação específica e de definição política acerca do órgão responsável por executar a regulamentação pertinente.

  • C. Certo
  • E. Errado

As premissas e recomendações do grupo de trabalho referido no texto são

  • A.

    informações coletadas pelo plano de customer relationship management.

  • B.

    dados do planejamento da pesquisa exploratória.

  • C.

    diretrizes do plano de marketing.

  • D.

    programas para fidelização de clientes.

  • E.

    ações de marketing direto para um cliente específico.

A publicação institucional é uma das principais formas de divulgação das informações no ambiente organizacional e um instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

É possível caracterizar algumas publicações institucionais como canais de comunicação instrumentais, unilaterais, descendentes e formais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.

O acabamento — que inclui o design, a produção técnica, a formatação estética do material e a revisão do produto final — é mais importante que a contextualização das informações na etapa de edição do material jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto acima e levando em consideração questões técnicas e teóricas relativas a padronização editorial e a textos em meio digital, julgue os itens de 105 a 115.

Meios digitais hoje popularizados, tais como os blogs, valem-se de ferramentas de editoração e diagramação eletrônica de textos a fim de criar na tela a mesma aparência e funcionalidade que os textos têm em meio impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...