Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O marketing pode ser entendido como sendo a função empresarial que é responsável por desenvolver continuamente valor para o cliente de forma a gerar vantagem competitiva para a empresa. Com relação às estratégias de marketing, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da organização para ocupar um lugar de destaque na mente dos clientes-alvo.

  • B.

    Segmentação é identificar no mercado grupos de consumidores que poderão demandar a mesma estratégia de marketing em termos de produto, preço, distribuição e comunicação.

  • C.

    Comportamento do consumidor é o conjunto das reações que se pode observar em um consumidor estando este em seu ambiente e em dadas circunstâncias; é o reflexo de sua personalidade, percepção, motivação, atitudes e aprendizagem.

  • D.

    Comoditização é a percepção do produto pelo consumidor como sendo superior ao da concorrência.

A mensagem objeto do texto acima destina-se exclusivamente aos pais de crianças de até 5 anos de idade. Em linguagem publicitária, essa definição de público denomina-se target.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Extensão de marca ocorre quando a empresa introduz itens adicionais em uma certa categoria de produto com o mesmo nome de marca.

  • C. Certo
  • E. Errado

As relações públicas só são capazes de desenvolver sua função estratégica nas organizações por meio do planejamento estratégico de comunicação, que permite abrir canais de comunicação com os públicos e construir credibilidade. O desenvolvimento do planejamento estratégico de comunicação envolve diversas etapas encadeadas e faz uso da pesquisa em diversos momentos.

             

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O planejamento estratégico não é considerado instrumento de fortalecimento da imagem institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto, a indicação de faixas etárias "com menos de 5 anos" e "entre 12 e 39 anos" , é um recurso de redação publicitária denominado perfil de audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Marketing diferenciado ocorre quando a empresa pretende atingir vários segmentos do mercado e planeja ofertas separadas para cada um deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.

Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.

                                  

Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.

Grupos focais são grupos de discussão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da aplicação dos gêneros de redação publicitária, com base nos textos I e II, julgue os itens que se seguem.

No texto II, "Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, a vida agradece", tem-se um exemplo de função emotiva ou poética da linguagem aplicada à redação publicitária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

A pauta constitui um dos gêneros de redação jornalística caracterizado pela objetividade, clareza, concisão e atualidade. Um exemplo de pauta são as notas publicadas em jornais diários, resultantes da cobertura de eventos locais como campeonatos esportivos, inaugurações de obras públicas e realização de espetáculos e eventos culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Mercado-alvo consiste em um grupo de compradores com necessidades e características comuns às quais a empresa decide atender.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...