Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à produção jornalística, julgue os próximos itens.

Fonte institucional ou oficiosa é aquela que fala formal e legalmente em nome de alguém ou de alguma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às peculiaridades e à linguagem própria de cada veículo de comunicação, julgue os itens que se seguem.

A vantagem do jornal impresso sobre a televisão é que o leitor pode voltar quantas vezes quiser à notícia. Em contrapartida, o jornal impresso é essencialmente descritivo, enquanto a TV, além de descrever os acontecimentos, mostra-os.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das linguagens empregadas nos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Na teledramaturgia, o silêncio dos personagens é uma fala importante que a comunicação tem que manter e, em alguns casos, resgatar. O silêncio, a pausa, a respiração, o esquecimento dão lugar à expressão da memória e de uma fala mais contundente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

A ação de um técnico em comunicação social de uma instituição pública difere da praticada em uma instituição governamental e em uma instituição privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de técnicas de produção gráfica e de recursos audiovisuais empregados em cerimonial e protocolo, julgue os itens que se seguem.

O ambiente virtual permite a adoção de estratégias diversificadas de relações públicas com o objetivo de atingir audiências específicas, com exceção do público interno, para o qual as estratégias disseminadas nesse ambiente ainda são ineficazes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Identidade ou imagem corporativa pode ser definida como o conjunto de valores básicos e características atribuídas a uma corporação pelos seus membros e pelos públicos interno e externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As campanhas publicitárias podem ser caracterizadas por: unidade, padronização, continuidade e repetição. Seus argumentos devem ser muitos, porém a síntese deve ser uma só. Existem diversos tipos de campanhas, para atender objetivos diversificados. Acerca desses aspectos, julgue os itens que se seguem.

A campanha comparativa é realizada pelo fabricante e pelo lojista. Nessa campanha, cada um paga a sua parte nos custos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na perspectiva abordada pelo texto, é correto afirmar que a percepção seletiva das fontes sobre os fatos interfere na notícia na qual essa fonte é mencionada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das linguagens empregadas nos meios de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

O fato de uma novela reprisada continuar atual permite que se conclua que ela não é virtual, não se liga a modelos ainda não explorados e que a narrativa (imagens e texto) é desenvolvida de forma simbólica e analógica em relação ao que se passa na realidade física e social representada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, para que se crie uma boa campanha publicitária, sejam necessários seis passos fundamentais, quais sejam: conhecer os conceitos de publicidade, determinar seus objetivos, fazer o briefing, estabelecer a estratégia, selecionar os meios e analisar os resultados, julgue os itens que se seguem.

Ao se selecionar os meios, deve-se analisar as vantagens e desvantagens da veiculação em TV, rádio, outdoor, imprensa escrita, Internet, mailling list e outros.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...