Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.

É, de fato, um contra-senso veicular anúncios em jornais diários, visto que, em termos de recepção, o leitor de jornais é crítico, ao contrário do consumidor de anúncios, que é impulsivo e pouco reflexivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.

A principal linguagem do campo da comunicação social é a jornalística, fundamento para a prática de todas as outras linguagens, em especial a empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso. 

 

 Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

O webdesigner, que trabalha com formas, dispõe de mais recursos que os criadores de textos escritos para divulgar fragmentos de discurso institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Em relações públicas, os veículos aproximativos são definidos como aqueles que permitem qualquer aproximação física entre os públicos e a instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os jornalistas das novas gerações recebem, diariamente, centenas de mensagens em sua caixa postal. Na atualidade, o trabalho do jornalista implica a freqüente utilização do correio eletrônico comum, de blogs e sites. Essa nova tarefa deve-se à criação de sítios de revistas semanais e de jornais, os quais precisam ser atualizados a todo instante na Internet. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

O compromisso do jornalista deve ser com a realidade dos fatos e também com as inovações que fazem esses fatos virarem notícia. Entre essas inovações, inclui-se a mudança do real (atual) para o virtual, o que faz que as simulações da realidade passem a ser importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

As campanhas publicitárias podem ser caracterizadas por: unidade, padronização, continuidade e repetição. Seus argumentos devem ser muitos, porém a síntese deve ser uma só. Existem diversos tipos de campanhas, para atender objetivos diversificados. Acerca desses aspectos, julgue os itens que se seguem.

A campanha testemunhal é a que se utiliza de uma pessoa com credibilidade, que discorre sobre os benefícios e as qualidades do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Infere-se do texto que as pessoas que fornecem dados para os jornalistas ocupam o primeiro plano, especialmente no caso de entrevistas, matérias de perfil e debates.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade tecnologicamente definida e por apresentar desterritorialização das relações sociais, em que as novas tecnologias estabelecem a forma como os homens se relacionam entre si, julgue os próximos itens.

O sítio de uma instituição ou empresa constitui um excelente veículo para tornar conhecida a filosofia da empresa, para divulgar seu engajamento em campanhas sociais e aproximála de seus públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de temas atuais de comunicação social no Brasil, julgue os itens a seguir.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que nasceu da fusão da Empresa Brasileira de Comunicação (RADIOBRAS) e da Associação Educativa Roquette Pinto (ACERP), está vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, tem sede em Brasília e centros de produção e escritórios regionais distribuídos pelo país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

Os sentidos das coisas podem ser obtidos ao entrecruzar-se a linguagem, manifesta ou não, com a história, o contexto e os acontecimentos da vida social, verificando-se, então, o interdiscurso e, até mesmo, o intradiscurso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...