Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do uso das cores no planejamento gráfico e editorial de uma publicação, julgue os itens seguintes.
Por meio da escala monocromática é possível variar a gradação e a intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras e com o branco ficam mais claras.
Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.
O mais comum, no jornalismo, é o uso da foto-legenda, que representa, de certa forma, a submissão da linguagem imagética à linguagem escrita. No entanto, tratando-se de linguagem poética, verifica-se que a fotografia pode manter sua autonomia e, portanto, prescindir, em termos, da linguagem gráfica.
A respeito do webjornalismo, julgue os itens a seguir.
Instruções dadas aos computadores são chamadas linguagens, sendo as de baixo nível mais sofisticadas e difíceis que as de alto nível.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do uso das cores no planejamento gráfico e editorial de uma publicação, julgue os itens seguintes.
Diferentemente do jornal standard e revistas, no jornal tablóide a cor é o principal elemento de composição de sua página.
A respeito do webjornalismo, julgue os itens a seguir.
O nickname pode ser considerado o apelido, pseudônimo ou nome alternativo adotado por pessoas que fazem parte de fóruns, listas de discussão ou chats via rede de computador.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao assunto objeto do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O design, além de artística, é uma atividade retórica, probabilística, uma estratégia de marketing, de mediação usual, que adapta as intenções de cliente e autores aos desejos e expectativas do público-alvo.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.
A Lei n.º 5.250/1967 (Lei de Imprensa) exige que os profissionais de comunicação pública sejam portadores de diploma de curso superior em jornalismo.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na criação de projetos gráficos, a palavra é linear, e a imagem é espacial e se desenvolve em todas as direções, portanto, sendo um hipertexto, esta jamais será um texto.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.
Caso o profissional de um serviço público de informação divulgue matéria jornalística de conteúdo que agrave uma das partes mencionadas, aplicar-se-ão os preceitos legais que regulamentam o direito de resposta.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.
O sistema de concessões de rádios e TVs públicas foi revisto pela Constituição Federal de 1998. Entretanto, as mudanças mais expressivas, do ponto vista operacional, foram possibilitadas pela Lei do Cabo (Lei n.º 8.977/1995), que instituiu um sistema diferenciado de concessões para as emissoras públicas de rádio e TV, que operam pelo sistema de cabo.
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