Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na visão da maioria dos teóricos, o reconhecimento dos fenômenos da comunicação como constitutivos das relações humanas e sociais, e seu conseqüente estudo sistemático ao longo do século XX desde as interações interpessoais, características de todas as sociedades, até a mídia de massa, em sua centralidade socioeconômica, política e cultural nos últimos 100 anos , não resultaram na construção de uma verdadeira ciência da comunicação.
A partir da premissa acima apresentada, julgue os itens a seguir.
Os pesquisadores da comunicação têm-se valido de outras áreas do conhecimento notadamente da Psicologia, Sociologia, Antropologia, Lingüística, Cibernética e Economia Política para fundamentar e desenvolver seus trabalhos.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.
Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.
As redes de comunicação interpessoal utilizadas por Lúcio no DPF são caracterizadas como redes informais de comunicação, pois ele conhece as pessoas com as quais se comunica.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
Luz e cores são fundamentais na boa imagem televisiva: o azul marinho, o roxo vivo, o marrom escuro ou o preto não são boas cores para se usar em TV. Da mesma forma, cores que refletem muita luz não são bem vindas, como o branco, por exemplo.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
Com o processo de editoração eletrônica, o princípio de o que você vê é o que você obtém já não é mais um sonho na reprodução gráfica. Os sistemas de gerenciamento de cores adaptáveis aos programas de impressão cumprem as expectativas mais exigentes.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
No Brasil, o padrão transnacional de concentração progressiva da propriedade e do controle das comunicações representado pela presença crescente de seus global players encontrou ambiente historicamente favorável, uma vez que a mídia do país quase sempre se organizou oligopolisticamente.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
O Correio Braziliense, de Hipólito da Costa, que marcou em 1808 o advento da imprensa independente no Brasil (embora publicado em Londres), foi exemplo típico de imprensa burguesa da época: jornal noticioso, não doutrinário, voltado para os interesses comerciais das classes exportadoras da Colônia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na visão da maioria dos teóricos, o reconhecimento dos fenômenos da comunicação como constitutivos das relações humanas e sociais, e seu conseqüente estudo sistemático ao longo do século XX desde as interações interpessoais, características de todas as sociedades, até a mídia de massa, em sua centralidade socioeconômica, política e cultural nos últimos 100 anos , não resultaram na construção de uma verdadeira ciência da comunicação.
A partir da premissa acima apresentada, julgue os itens a seguir.
Da perspectiva da filosofia da ciência, uma ciência como tal precisa de validade epistemológica, ou seja, os estudos da comunicação teriam de produzir seus próprios pressupostos, teorias, metodologias e técnicas.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
A concisão e a objetividade são as qualidades mais importantes no texto telejornalístico. É importante que a palavra reforce a imagem e ande com ela, enriquecendo a informação visual.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
O processo de edição de um jornal pressupõe a escolha e a hierarquia dos temas e sua apresentação gráfica ao leitor. A escolha das matérias mais importantes, a organização do material jornalístico, a concepção das páginas e seu conjunto, para apresentar as notícias de forma lógica e harmônica, são etapas do trabalho de edição.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Ao ser encampada pelo governo de Getúlio Vargas, em 1940, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro perdeu parte de sua popularidade e, conseqüentemente, de sua receita publicitária, por tornar-se porta-voz de um regime autoritário.
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