Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na visão da maioria dos teóricos, o reconhecimento dos fenômenos da comunicação como constitutivos das relações humanas e sociais, e seu conseqüente estudo sistemático ao longo do século XX desde as interações interpessoais, características de todas as sociedades, até a mídia de massa, em sua centralidade socioeconômica, política e cultural nos últimos 100 anos , não resultaram na construção de uma verdadeira ciência da comunicação.
A partir da premissa acima apresentada, julgue os itens a seguir.
A onipresença do fenômeno da comunicação na vida humana e social é, em si, obstáculo quase intransponível na busca de uma epistemologia própria.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Uma das regras de ouro do texto de jornalismo em TV, que consta do Manual de Redação da TV Globo, é a de que só se começa uma frase com gerúndio se houver informação anterior sobre o fato ou a notícia de que se vai falar.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca dos processos de projeto, produção, diagramação e editoração gráficos.
Um recurso editorial muito usado no jornalismo impresso é a sub-retranca, texto editado abaixo do principal, para o qual traz informações complementares ou análise ou contextualização. A sub-retranca tem como marca gráfica título em corpo menor do que o de um texto autônomo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Nos anos 90 do século XX, nas comunicações e em vários outros setores, desregulamentação e privatização designaram processos praticamente indissociáveis de reestruturação de bens e serviços.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na visão da maioria dos teóricos, o reconhecimento dos fenômenos da comunicação como constitutivos das relações humanas e sociais, e seu conseqüente estudo sistemático ao longo do século XX desde as interações interpessoais, características de todas as sociedades, até a mídia de massa, em sua centralidade socioeconômica, política e cultural nos últimos 100 anos , não resultaram na construção de uma verdadeira ciência da comunicação.
A partir da premissa acima apresentada, julgue os itens a seguir.
No último século, a comunicação foi essencialmente um campo de estudos formado por vários objetos, em diferentes níveis.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
As notícias apresentadas por programas jornalísticos podem ser classificadas em três grandes grupos: as notas simples, as notas cobertas e as matérias editadas com abertura, passagem ou encerramento. As notas simples e as cobertas devem ser evitadas ao máximo, mesmo que isso custe a retirada da matéria do espelho do jornal.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na década passada, nas comunicações e em vários outros setores, a combinação entre desregulamentação e privatização deu origem a uma onda de fusões, aquisições e joint ventures envolvendo Estados nacionais, o setor financeiro e empresas transnacionais privadas, estatais e mistas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na visão da maioria dos teóricos, o reconhecimento dos fenômenos da comunicação como constitutivos das relações humanas e sociais, e seu conseqüente estudo sistemático ao longo do século XX desde as interações interpessoais, características de todas as sociedades, até a mídia de massa, em sua centralidade socioeconômica, política e cultural nos últimos 100 anos , não resultaram na construção de uma verdadeira ciência da comunicação.
A partir da premissa acima apresentada, julgue os itens a seguir.
Em última análise, o que tem comprometido o surgimento de uma ciência da comunicação é o fato de as pesquisas na área restringirem-se demasiadamente às profissões da mídia jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas etc.
Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.
Toda e qualquer informação redigida pelo jornalista de TV tem de ser clara e facilmente compreendida por toda a equipe envolvida na produção. Por isso, é norma o uso de lauda especial e de algumas regras, como o uso apenas do lado direito da lauda; redigir em caixa alta; não dividir palavras; controlar o tempo/tamanho do texto, sabendo que uma linha de 32 toques corresponde a 2,5 segundos de leitura.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
O jornalismo no Brasil não constitui instância formadora de opinião pública, visto que predominam os gêneros informativos, como a notícia e a reportagem.
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