Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A imprensa brasileira importou o colunismo dos EUA, onde ele existe desde o início do século passado. O colunismo, que, inicialmente, era constituído apenas por colunas de fofocas e de eventos sociais, foi mudando e se especializou em colunas políticas e econômicas, esportivas e outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A onipresença do fenômeno comunicativo na vida humana e social fez que ele tivesse sido percebido e definido de maneira diversa segundo diferentes teorias da comunicação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na visão behaviorista da comunicação como manipulação, o fenômeno é definido como a resposta de um organismo a um estímulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.

O repórter de televisão tem como uma das suas atribuições, ao fazer a sua matéria e as entrevistas, produzir contraplanos, enquadramentos em que refaz as perguntas apresentadas ao entrevistado. Esses planos são fundamentais para a edição da matéria. Muitas vezes, além de repetir as perguntas, deverá ter contraplanos em que, calado, presta atenção ao que o entrevistado diz.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

O estilo jornalístico atual segue padrões literários em todos os gêneros de redação, inclusive a notícia, a reportagem, o editorial e a crônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado — embora desigual — de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na segunda metade da década de 60 do século XX, o estabelecimento da censura prévia pelos militares comprometeu o crescimento econômico da produção cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

A onipresença do fenômeno comunicativo na vida humana e social fez que ele tivesse sido percebido e definido de maneira diversa segundo diferentes teorias da comunicação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na teoria funcionalista, a comunicação é entendida como um processo de transmissão de bits através de um canal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada vez maior na programação das emissoras de televisão: não está apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos programas de auditório, sem contar as emissoras all news, espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de produção, edição, técnica e redação.

Até pouco tempo, as redações das TVs tinham equipes com grande número de repórteres e jornalistas. A tendência dos últimos anos tem sido a de acúmulo de funções. Por isso, as tarefas da chefia de reportagem se tornaram cada vez menores, transferidas para cada repórter.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

O editorial jornalístico, por ser um texto que expressa a opinião da empresa de comunicação, deve ser escrito em estilo livre, enfático, sarcástico, não se submetendo às regras de redação e estilo usuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado — embora desigual — de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Por suas motivações geopolíticas, a integração nacional defendida pelo regime militar de 1964 pouco teve a ver com a integração nacional realizada pela televisão, eminentemente mercadológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.

O tipo de pesquisa predominante nas atividades de comunicação é o da pesquisa básica, que exige comprovação de todas as hipóteses.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...