Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os originais para impressão nos diversos processos têm características que os particularizam. Quanto às características desses originais, julgue os itens seguintes.
As fotografias em papel, em cores ou em preto e branco podem ser chamadas de originais opacos, pois refletem a luz incidente sobre elas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
O lide de uma matéria jornalística deve privilegiar um núcleo de interesse ou um aspecto específico do fato, tais como: uma revelação, a idéia-chave de um debate, o aspecto mais relevante de um evento ou a declaração de maior impacto de uma autoridade.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Com a estabilização econômica proporcionada pelo Plano Real na segunda metade da década passada, ampliaram-se os investimentos das redes nacionais de televisão em infra-estrutura, visando o aumento da produção e exportação de programas.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os originais para impressão nos diversos processos têm características que os particularizam. Quanto às características desses originais, julgue os itens seguintes.
Os diapositivos podem ser denominados originais reticulados.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
A pauta jornalística deve atender, sobretudo, a critérios jornalísticos/técnicos, ou seja, aqueles que definem a relevância da notícia.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a época histórica do rádio descrita no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
No início dos anos 30, o êxito do rádio despertou o interesse do governo federal, que baixou legislação regulamentando a difusão de publicidade no rádio.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação à imagem acima, à digitalização e à reprodução gráfica de imagens, julgue os itens seguintes.
A qualidade das reproduções gráficas de imagens é diretamente proporcional às dimensões e à qualidade do original, à resolução de digitalização e à lineatura de retícula.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Os critérios de seleção de informações passam por diversos filtros, mas cabe ao responsável por cada editorial estabelecer critérios específicos, exceto para aqueles fatos considerados de incontestável interesse geral e aquelas notícias consideradas de utilidade pública, que tendem a ocupar o topo da hierarquia das notícias.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a época histórica do rádio descrita no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Nos anos 40, a Colgate-Palmolive, que patrocinava uma novela de muito sucesso na Rádio Nacional, promoveu o primeiro concurso radiofônico do Brasil. As milhares de cartas enviadas criaram um sério problema com o Departamento de Correios e Telégrafos, levando o governo federal a baixar regulamentação específica para concursos radiofônicos.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Na produção gráfica de uma publicação, existe um conjunto de tarefas inerentes às funções do editor como organização e adequação dos originais, marcações, revisões, supervisão gráfica, entre outras. No que se refere às etapas de editoração e revisão, julgue os itens subseqüentes.
Em um grande número de publicações, a folha precedente à folha de rosto em que consta unicamente o título da publicação recebe o nome de falsa folha de rosto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...