Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com Mauro Wolf, no que diz respeito aos impactos da comunicação na sociedade, as tendências atuais da pesquisa sugerem um deslocamento de foco: os estudiosos têm-se ocupado menos dos efeitos a curto prazo uma problemática restrita e mais das conseqüências a longo prazo questão ampla e complexa da exposição das pessoas à mídia. Com respeito a essa premissa, julgue os itens a seguir.
Um ponto comum entre as tendências atuais e as anteriores refere-se aos efeitos da comunicação caracterizados pela pesquisa, ainda concernentes aos valores, às atitudes e aos comportamentos dos receptores.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens que se seguem, referentes aos processos de produção, diagramação e editoração gráficas, nos quais estão incluídos os estilos e gêneros jornalísticos.
O jornalismo brasileiro adota como padrão a impressão dos jornais em equipamentos do tipo offset tipográfico, em papel jornal branco, no tamanho 87 cm × 114 cm, em gramaturas que variam de 85 a 200.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O profissional de comunicação lida cotidianamente com os processos do jornalismo gráfico: planejamento e produção editorial, editoração, diagramação e demais técnicas de impressão. Com relação a esses processos, julgue os itens seguintes.
A impressão de catálogos, revistas, relatórios, livros e folhetos é feita, via de regra, pelo processo de impressão offset, em papel com 100% de celulose branqueada de alto brilho e alvura, especificações atendidas pelos papéis do tipo offset e cuchê.
Comunicação Social - Comunicação Dirigida - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.
Os encartes, avisos e informes de reuniões podem ser considerados como veículos de comunicação dirigida.
Acerca da regulamentação da profissão de jornalista — Decreto n.º 83.284/1979 —, julgue os itens seguintes.
O MTE assegura o registro especial de jornalista ao funcionário público titular de cargo cujas atribuições legais incluam atividades de jornalismo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à história da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue os itens seguintes.
Devido ao fato de a televisão ser percebida como agente da modernização socioeconômica, o regime militar iniciado em 1964 pouco se preocupou com o conteúdo veiculado pelas emissoras de TV, concentrando a atenção na censura a outros meios de comunicação.Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens subseqüentes.
Para a opinião pública manifestar-se e modificar-se coletivamente, é necessária a aproximação física dos indivíduos.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado embora desigual de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A era de ouro do rádio brasileiro, possível graças ao investimento publicitário no setor o maior entre os veículos da época , terminou devido ao deslocamento crescente da verba de propaganda para a televisão.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.
Como regra geral, todos os tipos ou caracteres até o corpo 12 são utilizados para texto, e os de 14 em diante destinamse a títulos, embora o corpo 12 possa ser usado como título de uma pequena notícia. Isso demonstra que é a finalidade do tipo na página que, em última instância, determina se será um tipo para texto ou para títulos.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O profissional de comunicação lida cotidianamente com os processos do jornalismo gráfico: planejamento e produção editorial, editoração, diagramação e demais técnicas de impressão. Com relação a esses processos, julgue os itens seguintes.
Para a mídia impressa, os originais em preto-e-branco (PB) são divididos em dois grupos, de acordo com os suportes usados para sua realização: originais opacos e transparentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...