Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A comunicação institucional é definida pelo Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo de Guimarães Barbosa, como o “conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse público sobre políticas, práticas e objetivos de uma instituição, interna e externamente, de modo a tornar compreensíveis e aceitáveis essas proposições”. Portanto, é o mesmo que comunicação

  • A. dirigida.
  • B. de massa.
  • C. empresarial.
  • D. administrativa.

Não deve haver diferença perante o cidadão e a sociedade, entre o comportamento do assessor de comunicação e do jornalista de um veículo de comunicação. O exercício profissional será sempre atividade de natureza social, subordinada inteiramente ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. E mais: ambos os profissionais devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade principal o interesse público. No entanto, na produção e divulgação da informação, o texto jornalístico tem peculiaridades próprias, em uma e outra atividade. Neste caso, a principal diferença é:

  • A. A quantidade e a sequência lógica dos parágrafos.
  • B. A formatação, na abertura do texto, do parágrafo inicial.
  • C. O mesmo objetivo e o roteiro de texto com início, meio e fim.
  • D. O press-release traz informações importantes, não obrigatoriamente notícias.

Assessoria de comunicação é geralmente um mix de atividades relacionadas a jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing. No caso específico de RP, o campo principal de atividades a atuar é:

  • A. No contato com a imprensa.
  • B. No planejamento de campanhas.
  • C. Na realização de feiras promocionais.
  • D. Em pesquisas institucionais e de produtos e junto aos públicos-alvo.

A função maior da diagramação é dar destaque ao conteúdo das matérias jornalísticas. A diagramação de uma primeira página, por exemplo, é como uma vitrine de loja, que mostra logo o mais importante e atrai para as demais ofertas internas. Neste sentido, pode-se afirmar que

  • A. subtítulo pode repetir palavras e ideias do título.
  • B. olho é destaque mais importante do que o próprio título da matéria.
  • C. título pode ser tirado de qualquer parte da matéria, não necessariamente do lide.
  • D. título, lide e foto/imagem complementam-se e chamam a atenção para o mesmo enfoque.

Analise as assertivas a seguir de forma distinta, verificando se há ou não relação entre ambas.

I. “As organizações que empreendem gestões informais, promovendo a efetividade no trabalho, são propícias ao desenvolvimento do fluxo circular de comunicação.”

PORQUE

II. “Neste fluxo, a informação se dá em todas as direções, circulando por todas as instâncias e unidades setoriais, envolvendo também os fluxos descendente, ascendente e horizontal, nas mais diversas estruturas organizacionais.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • B. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • C. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

“O conhecimento sobre a comunicação organizacional deve se iniciar pelo diagnóstico dos tipos de comunicação possíveis e as influências que sofrem na transmissão de informações. No tipo de comunicação ____________________, o contexto da comunicação se desenvolve externo à organização e é influenciado pelas relações entre as organizações e os componentes ambientais, enquanto o tipo _______________________ independe da organização e as influências primárias na transmissão de informações que ocorrem, entre outros, por fenômenos cognitivos, papéis e normas sociais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. interunidades / interpessoal
  • B. interorganizacional / interpessoal
  • C. interunidades / organizacional-ambiental
  • D. interorganizacional / organizacional-ambiental

Na formulação de um planejamento estratégico de comunicação, a visão deve ser desenvolvida

  • A. delimitando as ações a serem implementadas e o campo de atuação da organização no mercado.
  • B. com base na projeção futura objetivada pela organização, incentivos e os caminhos para alcançá-la.
  • C. através da identificação dos princípios filosóficos e morais, diagnosticando a cultura da organização.
  • D. estabelecendo as diretrizes, orientações e estratégias que serão implantadas a curto prazo na empresa.

Sobre os tipos de eventos que podem ser organizados por uma assessoria de comunicação e suas características, analise.

I. Exposição: evento fixo, que tem por objetivo divulgar, através de espaços, como, por exemplo, os estandes.

II. Feira: tipo de evento amplo, fixo, que visa à comercialização de produtos e serviços de forma organizada.

III. Salão: forma de expor que circula por vários locais com a mesma forma, conteúdo e o objetivo de divulgar.

IV. Mostra: evento amplo que objetiva apenas divulgar, embora tenha características semelhantes às feiras.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Na organização de um evento que não possua regulamento especial, que tenha a participação de outro país, além do Brasil, e o presidente da República se fizer presente, o assessor de comunicação deve proceder da seguinte forma no momento da execução dos hinos dos dois países:

  • A. Aguardar o presidente ocupar o lugar que lhe estiver reservado e tocar o hino do país visitante para, em seguida, o hino nacional brasileiro.
  • B. Posicionar o presidente próximo às bandeiras e tocar o hino dos países começando pelo do Brasil para, em seguida, tocar o hino estrangeiro.
  • C. Aguardar o presidente ocupar o lugar que lhe estiver reservado e tocar o hino nacional brasileiro para, em seguida, tocar o hino do país visitante.
  • D. Posicionar o presidente próximo às bandeiras, tocar o hino nacional e, em seguida, com todos em seus assentos, tocar o hino do país visitante.

Levando em conta o alto brand equity das marcas citadas, pode-se melhor definir este conceito como um(a)

  • A. efeito valorativo, de caráter positivo, referente à percepção dos consumidores diante de uma determinada marca de empresa, produto ou serviço.
  • B. combinação de marcas distintas a fim de se alcançar melhores posicionamentos no mercado, seja no que tange ao público ou à valorização de preço.
  • C. análise detalhada de um produto ou serviço em relação ao seu posicionamento de mercado e ao público que atinge para definição de valor comercial.
  • D. conjunto de imagens e ideias criadas para representar um determinado produto ou serviço, ou seja, seus atributos simbólicos expressos numa publicidade.
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