Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São dados e informações que devem servir de base para orientação de redatores no desenvolvimento de um texto publicitário, EXCETO:
A(s) mídia(s) onde a peça será veiculada.
As estratégias ou táticas que serão utilizadas para gerar motivação, interesse de forma a persuadir o público a adquirir o produto.
Todas as informações possíveis sobre o público-alvo, tais como perfil dos gostos, necessidades, desejos etc.
O diferencial a ser empregado e difundido no produto.
A relação das características intrínsecas do produto que deve ser focalizada em detrimento das peculiaridades extrínsecas.
Cada veículo de comunicação possui particularidades que influem na redação de textos produzidos especificamente a cada mídia. No caso da televisão, analise:
I. Rimas e palavras com a mesma terminação devem ser utilizadas por produzirem excelente efeito sonoro.
II. Frases longas, intercaladas entre vírgulas, são importantes para que o apresentador possa respirar durante a apresentação.
III. Cacófagos devem ser evitados ao extremo em textos televisivos.
IV. O texto não deve ser descritivo já que, com a imagem, ficaria redundante.
Estão corretas apenas as alternativas:
I, II
III, IV
I, III
II, IV
I, IV
Sobre jornalismo digital, analise as afirmativas correlatas:
I. O texto para web tem começo, meio e fim, assim como os textos para veículo impresso, rádio e TV, respeitando o caráter linear na transmissão de uma informação.
II. Recurso muito utilizado nos textos para web, os links proporcionam ao leitor acesso a informações complementares ou a outros documentos que podem enriquecer ou aprofundar a informação transmitida no texto principal.
Assinale a alternativa correta:
Ambas as afirmativas estão corretas.
Apenas a afirmativa I está totalmente correta.
As duas afirmativas estão parcialmente corretas.
Apenas a afirmativa II está totalmente correta.
Ambas as afirmativas estão incorretas.
O jornalismo para televisão se depara com termos técnicos específicos que devem ser de domínio dos profissionais da área de comunicação, inclusive, os de assessoria de imprensa que, muitas vezes, se vêem envolvidos não só com o acompanhamento de suas fontes e entrevistas, mas na própria produção de material jornalístico para divulgação destinada a esta mídia. Diante do exposto e unido aos seus conhecimentos sobre mídias, principalmente e especificamente a relacionada anteriormente, marque a afirmativa INCORRETA:
O chromakey é um antigo efeito que permite a inserção de imagens ao fundo do apresentador.
Muito comum no telejornalismo local norte-americano, os abelhas são profissionais que acumulam as funções de repórter, repórter cinematográfico e editor de texto.
Passagem é a gravação realizada pelo repórter, geralmente no local do acontecimento, determinando o momento em que o profissional responsável pela reportagem se apresenta no vídeo.
Através do viewfinder, o repórter cinematográfico pode acompanhar as imagens geradas e o repórter pode ver a imagem capturada, antes de saírem do local, em tempo de editá-las in loco.
A gravação realizada pelo repórter no local do acontecimento, geralmente em primeiro plano permanecendo no vídeo durante todo o relato (geralmente boletim ou flash) recebe o nome de Stand-up.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
O domínio da técnica de redação em jornalismo passa necessariamente pelo conhecimento sobre a construção de uma frase que obedece a três ordens a sintaxe, a lógica e a harmonia das quais podemos qualificar, relacionando as colunas a seguir:
.
A sequência está correta em:
1, 2, 3
3, 2, 1
2, 1, 3
3, 1, 2
2, 3, 1
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
A narração se concentra na situação, valendo-se dos aspectos dramáticos ou ambientais para realçar o fato, possuindo uma ordem própria. Levando em consideração a divulgação de uma notícia, enumere de 1 a 4 as alternativas a seguir:
( ) Fatos produtores da conclusão.
( ) Enumeração dos fatos principais com suas conclusões.
( ) Fatos posteriores, ou seja, as consequências.
( ) Detalhamento dos fatos principais.
A sequência está correta em:
1, 3, 2, 4
2, 1, 3, 4
2, 1, 4, 3
3, 2, 1, 4
4, 1, 3, 2
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Em teoria da comunicação, analise as afirmativas sobre a Indústria Cultural:
I. Acreditam que a civilização contemporânea opta pela semelhança em tudo.
II. Assim como na arte popular, na indústria cultural os produtos são adaptados ao consumo de massas.
III. Dá importância à padronização da produção, por esta ofertar mais possibilidade de lucro.
IV. O consumidor é o sujeito desta indústria, sendo visto como um rei pelos produtores.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II
III, IV
I, III
II, IV
I, IV
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Segundo a Teoria Estrutural-Funcionalista (Wright), as funções dos meios de comunicação podem ser:
Semiótica e Textual.
Informativa e Entretenimento.
Credibilidade e Respeito.
Manifestas e Latentes.
Salientes e Focalizadas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Sobre o estudo da teoria Hipodérmica, marque a afirmativa INCORRETA:
Os estudos ocorreram no período entre as duas guerras mundiais.
O modelo comunicativo se baseava no estímulo/resposta.
Estudava o comportamento humano e o isolamento físico dos indivíduos.
Acreditava ser a comunicação a arte de influenciar as massas.
Preocupava com a função dos meios de comunicação de massa na sociedade.
A figura apresenta um exemplo de um importante instrumento de comunicação corporativa neste caso específico da Vale que apresenta as seguintes características, EXCETO:
Em sua produção devem ser privilegiados os critérios jornalísticos, sem desconsideração total do assessorado.
Além da equipe de profissionais necessária à produção do veículo, é aconselhável a criação de um conselho editorial formado por representantes da assessoria e profissionais de destaque na organização.
Possui capacidade de reunir uma variedade de gêneros jornalísticos, como reportagem, entrevista, artigo, fotografia e ilustração.
Em função do objetivo proposto, o caráter institucional deve sobrepor sua função informativa.
Sua periodicidade deve ser mais estendida do que a de um boletim, no entanto, deve ser menor (ter menos tempo de veiculação de uma edição) do que a de uma revista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...