Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Técnica desenvolvida por Alex Osborn, em 1963, que significa literalmente tempestade cerebral e consiste na reunião de um grupo de pessoas em torno de um tema em busca de novas ideias. Trata-se:
Brainstorming.
Broadcasting.
Benchmarking.
Briefing.
Breakdown.
Muito utilizado principalmente na publicidade, o briefing é um instrumento adequado para:
Descrever as instruções e diretrizes transmitidas de forma resumida pela chefia aos responsáveis pela realização de um trabalho, como uma campanha publicitária.
Anunciar um novo produto de forma estratégica, iniciando a campanha pela criação de expectativas até o lançamento no mercado.
Aproximar o cliente ao público-alvo, desenvolvendo ações de exposição e demonstração em pontos de vendas estratégicos.
Transmitir informações sobre o cliente em veículos de comunicação em formato jornalístico, embora seja de fato uma matéria paga.
Incentivar o surgimento de novas ideias através da reunião de vários profissionais num trabalho conjunto de edição de campanhas.
Sobre o endomarketing, analise as afirmativas correlatas:
I. É uma das novas áreas da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens no mercado, para uso no ambiente interno das empresas.
II. Consiste no trabalho realizado pela empresa para treinar e motivar seus funcionários no bom atendimento aos consumidores.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a afirmativa I está correta.
Ambas as afirmativas estão incorretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Ambas as afirmativas estão corretas.
A afirmativa II está correta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
No relacionamento assessor de imprensa e repórter, são princípios básicos e fundamentais que devem ser seguidos pelo representante da assessoria, EXCETO:
Assumir o papel de porta-voz da organização.
Apresentar pautas diferenciadas, levando-se em conta as segmentações, especificidades e públicos-alvo dos veículos.
De forma alguma solicitar acesso a pauta do repórter ou a matéria antes de sua veiculação.
Não efetuar visitas às redações sem agendamento prévio.
Orientar as fontes para entrevistas ao telefone, já que possuem especificidades que devem ser alertadas pelo assessor.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Quando a direção solicita à Assessoria de Comunicação, a elaboração de uma circular muito utilizada em repartições públicas para ser distribuída a todos os gerentes e coordenadores com informações sobre algumas mudanças nas normas de conduta interna dos colaboradores, significa dizer que, neste caso, o fluxo de comunicação nessa organização está se caracterizando como:
Descendente centrífuga.
Transversal.
Ascendente centrípeta.
Circular.
Lateral ou horizontal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
A FENAJ Federação Nacional dos Jornalistas lançou em 1985, após proposição realizada no ENJAI Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa de 1984, o Manual de Assessoria de Imprensa que vem sendo reformulado e atualizado desde então, passando a ser denominado Manual de Assessoria de Comunicação Imprensa. Esta obra, em sua quarta e última edição aborda, entre outros temas, as funções de um assessor de imprensa numa assessoria de comunicação, das quais, NÃO se pode destacar:
Relacionamento formal e informal com representantes dos veículos de comunicação, como pauteiros, repórteres e editores de mídia.
Participação no planejamento e elaboração das estratégias de comunicação.
Organização do mailling de jornalistas e o clipping de notícias veiculadas sobre a organização.
Desenvolvimento dos cerimoniais para apresentação dos eventos corporativos e sociais programados pelo setor de Recursos Humanos.
Organização de coletivas e acompanhamento das entrevistas nas quais suas fontes estejam envolvidas.
O processo de globalização fortaleceu as agências de notícias, já que a integração de informação por todo o planeta necessita de instrumentos, como as próprias agências, propiciadores de uma ampla interligação de fatos e/ou acontecimentos. Entre as ferramentas adotadas por uma agência de notícias, encontra-se o flash, que significa:
O jornalismo, hoje, possui uma nova e moderna ferramenta de trabalho capaz de convergir diversas mídias, além de gerar grandes transformações em antigos e já consolidados veículos de comunicação. Sobre este universo, pode-se afirmar que:
No desenvolvimento de suas atividades numa assessoria de imprensa, o Jornalista precisará, em alguns momentos, organizar entrevistas coletivas envolvendo representantes do órgão que assessora junto à imprensa. Quando optar pela forma de organização americana de uma coletiva, o profissional de AI irá:
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
Um dos principais instrumentos utilizados por um assessor de imprensa é o release em suas diversas possibilidades de tipos e padrões. O texto divulgado em jornais e/ou publicado como matéria paga em situações críticas, quando a organização deve posicionar-se de forma incisiva, recebe o nome de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...