Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Técnica desenvolvida por Alex Osborn, em 1963, que significa literalmente tempestade cerebral e consiste na reunião de um grupo de pessoas em torno de um tema em busca de novas ideias.” Trata-se:

  • A.

    Brainstorming.

  • B.

    Broadcasting.

  • C.

    Benchmarking.

  • D.

    Briefing.

  • E.

    Breakdown.

Muito utilizado principalmente na publicidade, o briefing é um instrumento adequado para:

  • A.

    Descrever as instruções e diretrizes transmitidas de forma resumida pela chefia aos responsáveis pela realização de um trabalho, como uma campanha publicitária.

  • B.

    Anunciar um novo produto de forma estratégica, iniciando a campanha pela criação de expectativas até o lançamento no mercado.

  • C.

    Aproximar o cliente ao público-alvo, desenvolvendo ações de exposição e demonstração em pontos de vendas estratégicos.

  • D.

    Transmitir informações sobre o cliente em veículos de comunicação em formato jornalístico, embora seja de fato uma “matéria paga”.

  • E.

    Incentivar o surgimento de novas ideias através da reunião de vários profissionais num trabalho conjunto de edição de campanhas.

Sobre o endomarketing, analise as afirmativas correlatas:

I. “É uma das novas áreas da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens no mercado, para uso no ambiente interno das empresas.”

II. “Consiste no trabalho realizado pela empresa para treinar e motivar seus funcionários no bom atendimento aos consumidores.”

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • B.

    Ambas as afirmativas estão incorretas.

  • C.

    Apenas a afirmativa II está correta.

  • D.

    Ambas as afirmativas estão corretas.

  • E.

    A afirmativa II está correta.

No relacionamento assessor de imprensa e repórter, são princípios básicos e fundamentais que devem ser seguidos pelo representante da assessoria, EXCETO:

  • A.

    Assumir o papel de porta-voz da organização.

  • B.

    Apresentar pautas diferenciadas, levando-se em conta as segmentações, especificidades e públicos-alvo dos veículos.

  • C.

    De forma alguma solicitar acesso a pauta do repórter ou a matéria antes de sua veiculação.

  • D.

    Não efetuar visitas às redações sem agendamento prévio.

  • E.

    Orientar as fontes para entrevistas ao telefone, já que possuem especificidades que devem ser alertadas pelo assessor.

Quando a direção solicita à Assessoria de Comunicação, a elaboração de uma circular – muito utilizada em repartições públicas – para ser distribuída a todos os gerentes e coordenadores com informações sobre algumas mudanças nas normas de conduta interna dos colaboradores, significa dizer que, neste caso, o fluxo de comunicação nessa organização está se caracterizando como:

  • A.

    Descendente centrífuga.

  • B.

    Transversal.

  • C.

    Ascendente centrípeta.

  • D.

    Circular.

  • E.

    Lateral ou horizontal.

A FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas – lançou em 1985, após proposição realizada no ENJAI – Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa – de 1984, o “Manual de Assessoria de Imprensa” que vem sendo reformulado e atualizado desde então, passando a ser denominado “Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa”. Esta obra, em sua quarta e última edição aborda, entre outros temas, as funções de um assessor de imprensa numa assessoria de comunicação, das quais, NÃO se pode destacar:

  • A.

    Relacionamento formal e informal com representantes dos veículos de comunicação, como pauteiros, repórteres e editores de mídia.

  • B.

    Participação no planejamento e elaboração das estratégias de comunicação.

  • C.

    Organização do mailling de jornalistas e o clipping de notícias veiculadas sobre a organização.

  • D.

    Desenvolvimento dos cerimoniais para apresentação dos eventos corporativos e sociais programados pelo setor de Recursos Humanos.

  • E.

    Organização de coletivas e acompanhamento das entrevistas nas quais suas fontes estejam envolvidas.

O processo de globalização fortaleceu as agências de notícias, já que a integração de informação por todo o planeta necessita de instrumentos, como as próprias agências, propiciadores de uma ampla interligação de fatos e/ou acontecimentos. Entre as ferramentas adotadas por uma agência de notícias, encontra-se o flash, que significa:

  • A. O desenvolvimento e a divulgação ampla de uma série de boletins.
  • B. Um anúncio imediato de um fato marcante expresso como um lead.
  • C. Um informativo com algumas linhas onde se desenvolve as informações detalhadas de um acontecimento.
  • D. Um aviso enviado aos veículos de comunicação que não devem ser divulgados.
  • E. O desdobramento de um fato já divulgado, mas de grande projeção e apelo.

O jornalismo, hoje, possui uma nova e moderna ferramenta de trabalho capaz de convergir diversas mídias, além de gerar grandes transformações em antigos e já consolidados veículos de comunicação. Sobre este universo, pode-se afirmar que:

  • A. Portais na Internet são agrupamentos de vários sites gratuitos de busca que oferecem diretórios de pesquisa, serviços de e-mail, bate-papo podendo, até mesmo, oferecer notícias.
  • B. A maior velocidade de leitura na tela do monitor e a linearidade são fatores consideráveis na produção jornalística em web.
  • C. Na produção jornalística na Internet, visualizar como o texto e os gráficos podem funcionar no conjunto e avaliar a utilização de fontes e cores, é uma tarefa adequada à fase de edição.
  • D. A Extranet é uma ferramenta fundamental de relacionamento web exclusivamente entre uma organização e os veículos de comunicação.
  • E. Os tags são códigos utilizados pela linguagem HTML, que são importantes na redação de títulos com palavras-chave identificadoras do assunto a ser tratado.

No desenvolvimento de suas atividades numa assessoria de imprensa, o Jornalista precisará, em alguns momentos, organizar entrevistas coletivas envolvendo representantes do órgão que assessora junto à imprensa. Quando optar pela forma de organização “americana” de uma coletiva, o profissional de AI irá:

  • A. Agrupar repórteres e entrevistado numa pequena sala, cujas perguntas serão realizadas de forma aleatória e os repórteres ficarão em volta do entrevistado.
  • B. Convocar um profissional por vez, para que este tenha privacidade e momento exclusivo com o entrevistado.
  • C. Preparar um auditório onde colocará o entrevistado à frente, mantendo-o a certa distância dos profissionais de imprensa.
  • D. Disponibilizar um canal on-line onde a entrevista é realizada por meio da Internet e o AI atuando como mediador dos questionamentos enviados.
  • E. Convocar apenas um pequeno número de profissionais que serão instalados numa mesa redonda com o entrevistado, estabelecendo um diálogo informal entre fonte e imprensa.

Um dos principais instrumentos utilizados por um assessor de imprensa é o release em suas diversas possibilidades de tipos e padrões. O texto divulgado em jornais e/ou publicado como matéria paga em situações críticas, quando a organização deve posicionar-se de forma incisiva, recebe o nome de:

  • A. Convocação.
  • B. Publieditorial.
  • C. Nota oficial.
  • D. Release dirigido.
  • E. Release especial.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...