Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as atribuições desempenhadas por um Jornalista em assessoria de imprensa, são cuidados fundamentais a serem adotados, EXCETO:

  • A. O assessor deve ter conhecimento amplo dos veículos de comunicação de interesse da organização, seus editores, repórteres, horários de fechamento e demais especificidades.
  • B. O assessor deve acompanhar todas as entrevistas fornecidas por seus assessorados, estando atento às perguntas apresentadas pelos repórteres e, se possível, antes da entrevista, discutir a necessidade ou não de alguns questionamentos.
  • C. O assessor não deve dar entrevistas, mas passar informações aos Jornalistas dos veículos e direcioná-los a fontes de informações adequadas nos órgãos que assessoram para que possam ser entrevistados.
  • D. Entre as funções de um assessor de imprensa está o zelo pela forma como a notícia será tratada, ou seja, buscando antecipar-se na prevenção de deturpações ou interpretações errôneas.
  • E. Cabe ao assessor, a tarefa de esclarecer seus colegas de trabalho sobre a função da imprensa, do repórter e sobre a importância de transmitir informações com clareza e objetividade, preparando-os para lidar com cada mídia e suas especificidades.

Muitas assessorias de imprensa vêm utilizando no relacionamento com a mídia, indiferentes às polêmicas, o publieditorial – um instrumento de comunicação utilizado para:

  • A. Publicação de uma mensagem (publicitária) com formato idêntico a um material jornalístico rotineiro do veículo de comunicação onde será publicada.
  • B. Divulgação de um press-kit específico a veículos de comunicação voltados a públicos segmentados.
  • C. Publicação de um release-artigo, em formato de editorial, esclarecendo a população sobre determinado fato crítico ou polêmico envolvendo a organização.
  • D. Divulgação de uma nota oficial com o posicionamento da organização sobre determinado fato relevante à comunidade onde esta, encontra-se inserida.
  • E. Envio de depoimentos dos gestores ou técnicos da organização expressando opiniões formais sobre determinado tema ou acontecimentos relevantes.

Um dos momentos mais críticos no trabalho de um assessor de imprensa, diz respeito ao atendimento aos veículos de comunicação em situações de crise, onde NÃO é recomendável:

  • A. Realizar um completo levantamento da situação, com agrupamento de dados, números e informações atualizadas.
  • B. Produzir um release com descrição do fato e ênfase nas providências da organização para reverter ou amenizar o problema.
  • C. Evitar a utilização de palavras alarmistas, procurando não ampliar ainda mais o efeito negativo da situação.
  • D. Antecipar-se a iniciativa da imprensa enviando o material de divulgação do fato e o posicionamento da organização diante da situação.
  • E. Manter os gestores afastados da imprensa, assumindo, através do coordenador do setor, o papel de porta-voz a fim de que se reduza o desgaste da imagem corporativa.

No que diz respeito às técnicas de alinhamento e diagramação eletrônica, está correto afirmar:

  • A. Uma página da web tem tamanho fixo e alguns navegadores com tamanhos diferentes se adaptam ao tamanho da tela para preencher o monitor.
  • B. A HTML foi projetada para ser um QuarkXPress ou um Page Maker.
  • C. Gráficos de tela de abertura e textos de manchete ou tudo que você deseja visualizar imediatamente em sua página deve ter um tamanho máximo de pixels.
  • D. ALIGN=BOTTOM alinha o texto na parte superior da imagem
  • E. As tabelas para a web não foram concebidas para produzir colunas de texto ou números de células individuais.

Todo elemento criado no Page-Maker vem automaticamente com uma característica acionada, que pode ser reconhecida quando selecionada pelo contorno pontilhado que as figuras apresentam. Qual é a denominação desta característica?

  • A. Janela
  • B. Linha de Contorno
  • C. Paleta de Controle
  • D. Texto em Contorno
  • E. Endentações

Ao contrário do jornal impresso no qual tudo é planejado ou quase todas as notícias são definidas previamente por processos de seleção e edição, no rádio a instantaneidade e a urgência definem o que vai para o ar. Contudo, por trás dessa aparente rotina, o radiojornalismo também segue normas de trabalho, EXCETO:

  • A. Ter um diretor e um gerente de jornalismo, que devem planejar e pensar o conteúdo dos noticiários.
  • B. Ter uma equipe técnica de edição sonora e reportagens.
  • C. Ter uma equipe de exibição, ou seja, locutores, produtores, auxiliares de produção e sonoplastas.
  • D. Ter coordenadores de área, chefes de reportagem, repórteres, redatores e correspondentes que substituam os editores, fato muito comum no radiojornalismo.
  • E. Ter a prática de reproduzir o noticiário de agências ou jornais e revistas impressos.

Das principais convenções da escrita jornalística, as siglas precisam ser claras e atingir total compreensão do leitor. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao uso de siglas:

  • A. Na primeira vez que as siglas aparecerem no texto devem ser escritas por extenso e com a sigla entre parênteses.
  • B. Se a sigla for composta por até três letras devem ser escritas com letras maiúsculas e sem ponto.
  • C. Se a sigla for composta por mais de três letras devem ser lidas uma a uma e escrita em letras maiúsculas e sem ponto.
  • D. Se a sigla for composta por mais de três letras e pronunciada como uma palavra deve ser escrita apenas com a inicial em letra maiúscula e sem ponto.
  • E. As siglas devem ser escritas sempre com letras maiúsculas e sem ponto, de forma com que esta sigla independa da quantidade de letras pela qual a sigla é composta.

Das principais funções de um assessor de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. Produção de boletins, jornais, revistas, vídeos, rádios internas entre outros instrumentos de comunicação.
  • B. Atuação como porta-voz, relações públicas, além de editar publicações empresariais.
  • C. Trazer mais credibilidade e visibilidade e consecução dos objetivos da empresa em questão.
  • D. Trazer mais credibilidade de apoio para repórteres e editores, agindo como intermediário qualificado.
  • E. Não influenciar o público em relação à opinião individual sobre a imagem da empresa assessorada.

O Release é um texto com estrutura jornalística padrão e indicação de um responsável pelas informações. Porém, NÃO podemos considerar entre os critérios para aproveitamento de um release:

  • A. Interesse público
  • B. Disponibilidade e exclusividade
  • C. Ser uma novidade
  • D. Os custos do envio
  • E. Adequação

A entrevista coletiva é um recurso importante para o assessor de imprensa, pois possibilita a divulgação de fatos e opiniões relacionados ao seu cliente de forma dinâmica e com resultados abrangentes. Quanto à sua organização, as coletivas podem ser classificadas em espontâneas ou provocadas. Como são classificadas as entrevistas coletivas provocadas?

  • A. São as que ocorrem sem a intervenção de um assessor de imprensa.
  • B. São as que o assessor de imprensa facilita a realização da entrevista.
  • C. São as que o assessor de imprensa garante espaços importantes nos noticiários das emissoras de rádio e TV.
  • D. São as que o próprio assessor de imprensa organiza, dependendo das necessidades do cliente e considerando os critérios jornalísticos.
  • E. São aquelas em que o assessor de imprensa não tem, necessariamente, que saber identificar a necessidade e oportunidade para a convocação da coletiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...