Questões de Comunicação Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O tipo de gráfico que orienta o acompanhamento, passo a passo, de uma atividade é:

  • A. Histograma.
  • B. Fluxograma.
  • C. Organograma.
  • D. Out put.
  • E. Cadeia de valor.

Conforme a padronização dos documentos oficiais, constantes no Manual da Presidência da República, o ofício:

  • A.

    tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais, pelos órgãos da administração pública, entre si, e também com particulares.

  • B.

    tem como finalidade informar, com o máximo de clareza e precisão, priorizando o nível informal da língua.

  • C.

    tem um uso restrito às instituições públicas federais.

  • D.

    é usado em empresa comercial e industrial, apenas se estas se dirigem às instituições federais.

  • E.

    é um meio de comunicação interdepartamental.

Com base no Manual da Presidência da República e em referência à estrutura do ofício, pode-se afirmar que:

  • A.

    o destinatário e o endereçamento devem constar na primeira e na última página.

  • B.

    a assinatura deverá constar em todas as páginas, quando houver mais de uma.

  • C.

    apenas o primeiro e o último parágrafos não são numerados.

  • D.

    nos fechos, usa-se 'Respeitosamente' para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

  • E.

    deve constar, obrigatoriamente, o assunto ou a ementa.

Faça a correlação entre os diversos tipos de documentos oficiais usados na administração pública com suas respectivas caracterizações.

1) Exposição de motivos.

2) Edital.

3) Protocolo.

4) Estatuto.

5) Portaria.

( ) "É o escrito em que se determinam princípios institucionais de uma coletividade ou entidade, pública ou privada".

( ) "É o expediente dirigido ao Presidente da República para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida, ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo".

( ) "Indica o ato pelo qual se publica pela imprensa, ou nos lugares públicos, certa notícia, fato ou ordenança que deve ser divulgada para conhecimento das pessoas nele mencionadas e de outros tantos que possam ter interesse no assunto".

( ) "De modo geral, significa o livro onde se registra, em ordem, os documentos apresentados numa repartição, ou os fatos e as decisões ocorridas numa assembléia ou audiência".

( ) "A função principal é autenticar a entrega de um documento, ou evidenciar a decisão ou o fato que deve ser registrado"

A seqüência correta é:

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5
  • B. 2, 3, 4, 5 e 1
  • C. 4, 1, 2, 3 e 5
  • D. 2, 4, 1, 5 e 3
  • E. 4, 2, 1, 3 e 5

Carta comercial é um meio de comunicação que objetiva iniciar, manter e encerrar transações. Portanto, o redator, para elaborá-la com eficiência, deve saber que a carta comercial:

  • A.

    admite o uso do que se conhece como "código aberto".

  • B.

    é usada amplamente nos órgãos públicos.

  • C.

    é bastante usada na indústria e no comércio.

  • D.

    utiliza uma linguagem informal e pessoal.

  • E.

    é de uso restrito às relações de compra e venda.

Segundo Gold (2002), os documentos empresariais vêm sofrendo mudanças na sua forma e no estilo da linguagem. Representa uma dessas mudanças a alternativa:

  • A.

    Vimos, através desta, solicitar ...

  • B.

    Venho, pela presente, solicitar ...

  • C.

    Sinceros protestos de elevada estima e apreço ...

  • D.

    Consternou-nos profundamente seu ...

  • E.

    Participamo-lhes que ...

Devido ao uso do plural de modéstia, a concordância do adjetivo está gramaticalmente correta na alternativa:

  • A.

    Estamos contentes ...

  • B.

    Somos grata por tudo o que foi feito

  • C.

    Ficamos cientes do acontecido.

  • D.

    Estamos aborrecidos com o desfecho

  • E.

    Estamos satisfeitos com o resultado

Caso haja o envio, em anexo, de algum documento, a correta concordância do termo é:

  • A. Anexos: Duplicatas
  • B. Anexa: Declarações
  • C. Anexo: Procuração
  • D. Anexos: Monografias
  • E. Anexos: Contratos

Indique a alternativa correta no que se refere à adequação dos termos comumente usados na elaboração de uma ata.

  • A.

    "Aos 18º dia do mês quatro de 2004...".

  • B.

    "Tendo verificado haver coro, o presidente iniciou a sessão..."

  • C.

    "Em tempo: onde se lê..., leia-se...".

  • D.

    "E para constar, lavei a presente ata..."

  • E.

    "Paulo Neves, secretário hadoc" ...

''Saber utilizar o aparelho telefônico é uma habilidade indispensável à secretária. Se você souber usá-lo com eficiência, além de economizar dinheiro com ligações inúteis, inconvenientes e demoradas, transmitirá uma imagem positiva da empresa '' (Teixeira 1995). Com relação ao uso do telefone, é correto afirmar que:

  • A.

    com o advento do telemarketing, as possibilidades de uso do telefone se multiplicaram.

  • B.

    a apresentação de produtos, cobranças e até pesquisas realizadas por telefone aumentaram os custos e o tempo de trabalho.

  • C.

    ao atender o telefone na empresa em que trabalha, basta a secretária dizer 'Alô'.

  • D.

    por medida de segurança, o secretário não deve informar seu nome e o setor de trabalho, antes de certificar-se quem está telefonando.

  • E.

    o interlocutor pode esperar, desde que não mais que quinze minutos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...