Lista completa de Questões de Comunicação Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"As reuniões são fundamentais no mundo dos negócios" (Hindle 1998). Exige-se do profissional secretário a preparação de reuniões formais e informais. Correlacione os tipos de reuniões formais com suas respectivas definições.
1) Conferência
2) Reunião de Conselho
3) Subcomissão especial
4) Assembléia Pública
( ) Criada pelo Conselho Diretor para cuidar de assuntos específicos que requeriam o conhecimento de especialista.
( ) Reunião em que são feitas várias palestras sobre o mesmo tema. Podem ser abertas ao público ou restritas aos funcionários de uma companhia.
( ) Reunião aberta a qualquer cidadão. Pode ser usada por governos locais, grupos privados, que desejam consultar o público sobre vários sistemas, ou por empresas que queiram discutir planos de expansão.
( ) Acontece em intervalos regulares para discutir os negócios da empresa; é conduzida pelo presidente que pode ser eleito de acordo com as regras da empresa.
A seqüência correta é:
Os executivos necessitam viajar e os secretários desempenham função de assessoria nesses momentos. Nessas situações, o secretário deve:
1) informar-se com o executivo sobre a data da viagem, o número de pessoas que viajarão, datas dos compromissos assumidos, nomes de pessoas que serão contatadas, horário de viagem e tipo de transporte.
2) verificar quais os documentos que devem ser levados, inclusive documentos pessoais, itinerário de viagem com horários, locais de saída e chegada e o número de telefones das pessoas envolvidas.
3) em caso de mudança de planos, cancelar com a companhia ou o agente de viagens a reserva e/ou bilhete.
4) fazer a reserva nos hotéis e, quando solicitado pelo chefe, providenciar locação de automóvel e reservas em passeios turísticos.
São corretas:
Os canais formais de comunicação são aqueles que fluem dentro da cadeia de comando ou responsabilidade da tarefa definida pela organização (Chiavenato, 1999). Comunicações descendentes, ascendentes e horizontais são os três tipos de canais a que o autor se refere. Dentre os exemplos abaixo apresentados, constitui um caso de comunicação ascendente:
uma instrução para regular as atividades do trabalho.
a implementação de objetivos, estratégias e metas.
sugestões coletivas para melhoria das atividades dos diversos setores.
normas para a coordenação interdepartamental.
propostas de solução para os problemas intradepartamentais.
Leia atentamente as alternativas abaixo e marque a opção correta com relação à comunicação.
O código não-verbal independe de convenções sociais.
O código verbal inclui todas as formas possíveis de comunicação.
A comunicação é regida por normas fixas e imutáveis.
Na decodificação, o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informação significativa.
Ruído é aquele fator que perturba a interpretação da mensagem; não é o caso do som das máquinas em uma fábrica.
A comunicação começa com o emissor codificando uma mensagem e termina com o receptor decodificando a mensagem. (Montana, 1999). Analisando o papel do emissor, da mensagem e do receptor, podemos afirmar que:
enquanto o emissor realiza um trabalho ativo de codificar, o receptor se limita, passivamente, a decodificar os termos da mensagem.
o receptor pode fornecer feedback ao emissor, codificando outra mensagem.
a mensagem se confunde com o canal pelo qual é veiculada.
os papéis de emissor e do receptor não se interinfluenciam. Cada um age solitariamente.
a mera transmissão da mensagem garante a eficácia de sua recepção e compreensão.
O profissional de secretariado ocupa uma posição estratégica dentro da organização e isto exige uma grande habilidade nos relacionamentos com os executivos, colegas e clientes. Uma das maneiras para manter uma atitude amistosa, ensejando um clima de cordialidade com todos, é:
repassar aos colegas as informações tratadas nas reuniões da Diretoria, a fim de mantê-los cientes dos acontecimentos.
apoiar todos os pontos de vista do grupo, com o intuito de demonstrar sua compreensão em relação aos demais.
trocar idéias com os visitantes, sobre os assuntos referentes às suas atividades de secretário, com o propósito de manter futuros contatos comerciais.
desempenhar o trabalho eficientemente e manter um relacionamento cordial e respeitoso com os demais.
opinar sempre a favor da empresa ou de qualquer um de seus membros, em reuniões abertas ao público
Com o fenômeno da globalização, as empresas do novo milênio mudaram suas expectativas em relação à nova postura profissional dos seus funcionários. No caso do secretário, isto significa que:
esse profissional passou a trabalhar com maior poder de decisão.
o novo perfil já é uma realidade em todas as organizações.
agora, o profissional trabalha para um único executivo.
é suficiente ter noções dos empreendimentos das organizações.
o profissional deve atrelar sua carreira à do chefe imediato.
Leia com atenção o seguinte trecho de uma Exposição de Motivos para responder a questão seguinte.
De acordo com o texto, pode-se concluir que:
por não estar clara a determinação do dispositivo legal em que se baseia o autor do texto, o Departamento elaborou outro projeto de regulamentação.
o regime de tempo integral terá que ser para equipes de funcionários, ocupantes de cargos de magistério, científicos, de pesquisa e de natureza técnica.
a razão de se sugerir novos critérios é a preocupação em não deixar faltar os equipamentos e materiais necessários à eficiência das atividades de ensino, da técnica e da pesquisa científica.
a Lei nº 4.345 tanto prevê novas bases para implantação de regime de tempo integral e dedicação exclusiva como institui novos valores para os servidores públicos do Poder Executivo.
o autor se refere à Lei nº 4.345, a qual ratifica o exposto na Lei nº 3.780, que regulamenta os novos vencimentos para os servidores públicos civis do Poder Executivo.
Harold Lasswell resumiu, na fórmula célebre: "Quem diz o quê, por que canal e com que efeito", os objetivos metodológicos de uma das mais importantes escolas da Teoria da Comunicação. A escola que ficou marcada pela fórmula de Lasswell é conhecida pela etiqueta:
O paradigma do gatekeeper marcou profundamente os estudos da Comunicação, sobretudo entre os anos 50 e 60. O principal objetivo dessa abordagem é identificar:
que emissoras de televisão concentram a informação
quem decide se uma informação é publicada ou é rejeitada
como a informação passa das televisões para os jornais impressos
a influência do rádio na programação da televisão
como os jornais impressos são pautados pelas rádios
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