Questões de Comunicação Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"As reuniões são fundamentais no mundo dos negócios" (Hindle 1998). Exige-se do profissional secretário a preparação de reuniões formais e informais. Correlacione os tipos de reuniões formais com suas respectivas definições.

1) Conferência

2) Reunião de Conselho

3) Subcomissão especial

4) Assembléia Pública

( ) Criada pelo Conselho Diretor para cuidar de assuntos específicos que requeriam o conhecimento de especialista.

( ) Reunião em que são feitas várias palestras sobre o mesmo tema. Podem ser abertas ao público ou restritas aos funcionários de uma companhia.

( ) Reunião aberta a qualquer cidadão. Pode ser usada por governos locais, grupos privados, que desejam consultar o público sobre vários sistemas, ou por empresas que queiram discutir planos de expansão.

( ) Acontece em intervalos regulares para discutir os negócios da empresa; é conduzida pelo presidente que pode ser eleito de acordo com as regras da empresa.

A seqüência correta é:

  • A. 1, 2, 3, 4
  • B. 1, 3, 2, 4
  • C. 3, 1, 4, 2
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 3, 2, 1

Os executivos necessitam viajar e os secretários desempenham função de assessoria nesses momentos. Nessas situações, o secretário deve:

1) informar-se com o executivo sobre a data da viagem, o número de pessoas que viajarão, datas dos compromissos assumidos, nomes de pessoas que serão contatadas, horário de viagem e tipo de transporte.

2) verificar quais os documentos que devem ser levados, inclusive documentos pessoais, itinerário de viagem com horários, locais de saída e chegada e o número de telefones das pessoas envolvidas.

3) em caso de mudança de planos, cancelar com a companhia ou o agente de viagens a reserva e/ou bilhete.

4) fazer a reserva nos hotéis e, quando solicitado pelo chefe, providenciar locação de automóvel e reservas em passeios turísticos.

São corretas:

  • A. 1, 2 e 3 apenas
  • B. 2, 3, 4 apenas
  • C. 1, 2, 3 e 4
  • D. 3 e 4 apenas
  • E. 1, 2 e 4 apenas.

Os canais formais de comunicação são aqueles que fluem dentro da cadeia de comando ou responsabilidade da tarefa definida pela organização (Chiavenato, 1999). Comunicações descendentes, ascendentes e horizontais são os três tipos de canais a que o autor se refere. Dentre os exemplos abaixo apresentados, constitui um caso de comunicação ascendente:

  • A.

    uma instrução para regular as atividades do trabalho.

  • B.

    a implementação de objetivos, estratégias e metas.

  • C.

    sugestões coletivas para melhoria das atividades dos diversos setores.

  • D.

    normas para a coordenação interdepartamental.

  • E.

    propostas de solução para os problemas intradepartamentais.

Leia atentamente as alternativas abaixo e marque a opção correta com relação à comunicação.

  • A.

    O código não-verbal independe de convenções sociais.

  • B.

    O código verbal inclui todas as formas possíveis de comunicação.

  • C.

    A comunicação é regida por normas fixas e imutáveis.

  • D.

    Na decodificação, o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informação significativa.

  • E.

    Ruído é aquele fator que perturba a interpretação da mensagem; não é o caso do som das máquinas em uma fábrica.

A comunicação começa com o emissor codificando uma mensagem e termina com o receptor decodificando a mensagem. (Montana, 1999). Analisando o papel do emissor, da mensagem e do receptor, podemos afirmar que:

  • A.

    enquanto o emissor realiza um trabalho ativo de codificar, o receptor se limita, passivamente, a decodificar os termos da mensagem.

  • B.

    o receptor pode fornecer feedback ao emissor, codificando outra mensagem.

  • C.

    a mensagem se confunde com o canal pelo qual é veiculada.

  • D.

    os papéis de emissor e do receptor não se interinfluenciam. Cada um age solitariamente.

  • E.

    a mera transmissão da mensagem garante a eficácia de sua recepção e compreensão.

O profissional de secretariado ocupa uma posição estratégica dentro da organização e isto exige uma grande habilidade nos relacionamentos com os executivos, colegas e clientes. Uma das maneiras para manter uma atitude amistosa, ensejando um clima de cordialidade com todos, é:

  • A.

    repassar aos colegas as informações tratadas nas reuniões da Diretoria, a fim de mantê-los cientes dos acontecimentos.

  • B.

    apoiar todos os pontos de vista do grupo, com o intuito de demonstrar sua compreensão em relação aos demais.

  • C.

    trocar idéias com os visitantes, sobre os assuntos referentes às suas atividades de secretário, com o propósito de manter futuros contatos comerciais.

  • D.

    desempenhar o trabalho eficientemente e manter um relacionamento cordial e respeitoso com os demais.

  • E.

    opinar sempre a favor da empresa ou de qualquer um de seus membros, em reuniões abertas ao público

Com o fenômeno da globalização, as empresas do novo milênio mudaram suas expectativas em relação à nova postura profissional dos seus funcionários. No caso do secretário, isto significa que:

  • A.

    esse profissional passou a trabalhar com maior poder de decisão.

  • B.

    o novo perfil já é uma realidade em todas as organizações.

  • C.

    agora, o profissional trabalha para um único executivo.

  • D.

    é suficiente ter noções dos empreendimentos das organizações.

  • E.

    o profissional deve atrelar sua carreira à do chefe imediato.

Leia com atenção o seguinte trecho de uma Exposição de Motivos para responder a questão seguinte.

 

De acordo com o texto, pode-se concluir que:

  • A.

    por não estar clara a determinação do dispositivo legal em que se baseia o autor do texto, o Departamento elaborou outro projeto de regulamentação.

  • B.

    o regime de tempo integral terá que ser para equipes de funcionários, ocupantes de cargos de magistério, científicos, de pesquisa e de natureza técnica.

  • C.

    a razão de se sugerir novos critérios é a preocupação em não deixar faltar os equipamentos e materiais necessários à eficiência das atividades de ensino, da técnica e da pesquisa científica.

  • D.

    a Lei nº 4.345 tanto prevê novas bases para implantação de regime de tempo integral e dedicação exclusiva como institui novos valores para os servidores públicos do Poder Executivo.

  • E.

    o autor se refere à Lei nº 4.345, a qual ratifica o exposto na Lei nº 3.780, que regulamenta os novos vencimentos para os servidores públicos civis do Poder Executivo.

Harold Lasswell resumiu, na fórmula célebre: "Quem diz o quê, por que canal e com que efeito", os objetivos metodológicos de uma das mais importantes escolas da Teoria da Comunicação. A escola que ficou marcada pela fórmula de Lasswell é conhecida pela etiqueta:

  • A. Teoria Crítica.
  • B. Teoria Marxista.
  • C. Teoria da Informação.
  • D. Teoria funcionalista.
  • E. Teoria estruturalista.

O paradigma do gatekeeper marcou profundamente os estudos da Comunicação, sobretudo entre os anos 50 e 60. O principal objetivo dessa abordagem é identificar:

  • A.

    que emissoras de televisão concentram a informação

  • B.

    quem decide se uma informação é publicada ou é rejeitada

  • C.

    como a informação passa das televisões para os jornais impressos

  • D.

    a influência do rádio na programação da televisão

  • E.

    como os jornais impressos são pautados pelas rádios

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