Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Yanaze (2005), o marketing não pode ser uma atitude isolada dentro da empresa. A partir disso, assinale a opção que não se aplica ao conceito apresentado.
O marketing é uma filosofia e estratégia de administração.
O marketing se restringe à esfera de atuação de seu departamento.
O marketing numa organização não se materializa na forma, mas sim no conteúdo.
O marketing é o composto de todas as atividades planejadas e estruturadas que visam ao mercado.
O marketing é a tomada de consciência da validade de um comportamento empresarial estratégico em relação ao mercado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Media training é um evento cujo objetivo é capacitar fontes de informação para atuarem no relacionamento com jornalistas. A respeito de capacitação de fontes de informação, indique a opção correta.
Fonte e porta-voz têm o mesmo significado e função.
Mensagens-chave são conceitos ou afirmações determinadas previamente para posicionamento público e que a fonte enfatizará durante a entrevista, evitando responder à pergunta do jornalista.
A preparação de uma fonte para uma entrevista pode incluir um briefi ng, nome dado a um documento ou orientação verbal específica sobre um tema, jornalista, veículo ou situação.
O ideal é que a capacitação de fontes de informação seja realizada por empresas especializadas em media training.
Uma das características centrais do media training é que é realizado para apenas uma pessoa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a infl uenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.
A ação planejada e racional para a divulgação das vantagens, qualidades e superioridade de um produto, serviço, marca, ideia, doutrina, instituição, etc., desenvolvida por meio de veículos de comunicação com objetivos definidos é também uma maneira de se conceituar propaganda.
A disseminação de informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos ou religiosos) não pode ser considerada propaganda.
No Brasil e em alguns países de língua latina, as palavras propaganda e publicidade são geralmente usadas com o mesmo sentido, especialmente pelo público leigo, embora seja possível perceber alguma diferenciação em alguns aspectos: em geral a palavra publicidade está mais relacionada a atividades com fins comerciais, enquanto propaganda é mais genérica e abrangente.
Qualquer mensagem, texto, anúncio, cartaz, etc., com caráter comercial, podem também ser considerados como propaganda.
A palavra publicidade adquiriu, ao fi nal do século XIX, um signifi cado comercial: qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios, geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante.
Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.
Análise do problema a ser enfrentado pela comunicação integrada.
Diagnóstico da situação atual e definição dos objetivos da comunicação integrada.
Contratação antecipada dos veículos de comunicação a serem utilizados.
Escolha da estratégia de comunicação a ser usada, com base nas ferramentas do composto de comunicação.
Defi nição do foco da mensagem (conceito ou tema), relacionado ao posicionamento de mercado determinado e aos objetivos a serem alcançados.
Avalie as questões abaixo sobre gênero jornalístico e identifi que a opção incorreta.
Gênero utilitário tem o propósito principal de orientar o receptor, proporcionando-lhe uma informação útil.
O gênero informativo sempre teve predomínio no jornalismo brasileiro, inclusive em seus primórdios. A Gazeta do Rio de Janeiro, que nasceu sob o julgo do Estado, é um exemplo de jornal em que este gênero predominava.
Artigo, resenha, crônica, carta e caricatura são exemplos do gênero opinativo.
O Novo Jornalismo americano, também conhecido no Brasil como jornalismo literário, é um exemplo do que autores chamam de jornalismo diversional.
Reportagem, crônica e entrevista podem ser, dependendo da interpretação do autor, gêneros informativos ou argumentativos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.
A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.
Apesar de toda a importância dada ao tema, a gestão da imagem institucional não deve ser considerada como estratégica para a organização, uma vez que se trata de questão de percepção do público, o que decorre das práticas de marketing e comunicação.
A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.
No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.
O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.
O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação integrada é analisar e diagnosticar a situação da organização ou do produto, buscando identifi car o real problema a ser resolvido, para então buscar uma estratégia para a comunicação.
Planejar a comunicação integrada implica apresentar uma mensagem de forma clara, coordenada nos diversos canais utilizados, de forma a despertar no público-alvo a percepção desejada, que será a solução do problema de comunicação.
O planejamento de comunicação acontece de forma desvinculada ao marketing o plano de comunicação funciona como uma maneira alternativa para alcançar soluções diferentes do marketing.
De nada vale identificar corretamente um problema caso não se use as ferramentas de comunicação adequadas para implementar a solução.
A comunicação integrada abrange não somente os meios de comunicação tradicionais propaganda, assessoria de imprensa, eventos, etc. mas também um gerenciamento das pequenas mensagens passadas por toda a organização no dia a dia, incluindo tanto a comunicação planejada quanto as informações transmitidas pelas pessoas que fazem parte da empresa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A promoção institucional tem como principais objetivos:
I. tornar uma empresa ou organização conhecida;
II. divulgar seus produtos e serviços;
III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e
IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.
Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
A promoção institucional tem como seu principal aspecto a imagem da organização, sendo que um dos resultados desejados dessa ferramenta é o aumento do share of mind da corporação.
Da mesma forma que as campanhas publicitárias, as campanhas de promoção institucional se utilizam exclusivamente de técnicas e ferramentas de propaganda para fazer a venda de produtos que, por sua vez, farão a promoção da marca.
Uma campanha de promoção institucional deve sempre se preocupar em relacionar todos os produtos que a organização oferece, destacando os benefícios para o público-alvo.
Algumas organizações usam eventos para trabalhar a divulgação de suas marcas, no entanto esse tipo de ação não pode ser considerado como promoção institucional.
A promoção institucional deve ser elaborada como plano tático da organização e, como tal, estar subordinada à estratégia global de marketing, uma vez que não se justifi ca a alocação de recursos para ações isoladas nesse sentido e nem devem ser feitos esforços sazonais para a produção de campanhas específicas.
Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.
O modelo de comunicação integrada propõe uma filosofia de gestão integrada da comunicação nas organizações, articulando diversas dimensões comunicacionais.
A comunicação integrada é o modelo de comunicação adotado pelas assessorias de relações públicas e assessoria de imprensa.
O modelo de comunicação integrada pressupõe a sobreposição entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.
A comunicação integrada é o modelo que articula a publicidade e as relações públicas.
O modelo de comunicação integrada sugere uma distinção entre a comunicação integrada e a mercadológica.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que
o texto deve ser estritamente informativo, mesmo quando trouxer a opinião de alguém.
o texto deve ser redigido do mais para o menos importante.
o título deve ser quente e chamar a atenção do leitor.
os parágrafos devem ter entre quatro a sete linhas.
o lead deve ser utilizado ao final do texto, de forma a dar um fechamento ao release.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...