Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Lei n. 5.377, que disciplina a profi ssão de Relações Públicas, é correto afirmar que são atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito a

  • A.

    planejamento e execução de campanhas publicitárias.

  • B.

    informação de caráter mercadológico entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação.

  • C.

    planejamento e supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins comerciais e institucionais.

  • D.

    execução de campanhas de opinião com fins comerciais.

  • E.

    coordenação e planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins institucionais.

  • A.

    A usabilidade – entendida como a efetividade, efi ciência e satisfação que um produto permite ao ser empregado por certos usuários para alcançar objetivos específi cos em um determinado contexto de uso – pode ser um dos fatores que difi cultam a adoção e uso de novas tecnologias de comunicação pela população de uma forma geral.

  • B.

    A incompatibilidade das novas tecnologias com antigos sistemas, especialmente no caso de softwares, pode ser um dos principais obstáculos para a adoção de novas tecnologias.

  • C.

    À medida que novas tecnologias de comunicação surgem, novos modelos de negócios podem ser criados para que sua adoção aconteça de forma mais plena.

  • D.

    A adoção imediata de novas tecnologias de comunicação independe da curva de aprendizado dos usuários.

  • E.

    Novas tecnologias normalmente possuem altos custos de investimento, o que leva novos produtos a terem preços mais altos para os early adopters.

Sobre o recurso de hipertexto, analise as características a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) Diferencia-se do texto pela presença de links.

( ) Privilegia a navegação linear.

( ) É sinônimo de hipermídia.

( ) Permite expandir o texto ao criar a possibilidade de diferentes camadas de informação.

  • A.

    F, V, F, V

  • B.

    V, F, F, V

  • C.

    F, F, V, V

  • D.

    V, F, V, V

  • E.

    V, V, F, F

Em relação aos diversos tipos de sítios eletrônicos, analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao fi nal, indique a opção correta.

( ) Minisites trazem conteúdos verticais criados para atrair um público específico, abordando de forma detalhada um tema restrito dentro de um portal.

( ) Portais são sítios eletrônicos caracterizados por apresentar grande porte, criados normalmente por empresas ou instituições.

( ) Hotsites são áreas de informação caracterizadas pelo tom persuasivo, conteúdo com prazo de validade e visual diferenciado do restante do site ou portal.

( ) Como espaço básico da informação, o portal tem como principal objetivo organizá-la, estruturando a hierarquia a fim de que o conteúdo seja acessado e compreendido com facilidade.

  • A.

    V, F, V, F

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    V, F, V, V

  • D.

    F, V, F, V

  • E.

    V, V, V, V

A expressão “Comunicação Pública” é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção.

I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público.

II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública.

III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias.

Dos enunciados acima,

  • A.

    apenas o I está correto.

  • B.

    apenas o II está correto.

  • C.

    apenas o III está correto.

  • D.

    todos estão corretos.

  • E.

    nenhum está correto.

Em relação à utilização mais frequente do recurso denominado breadcrumbs (migalhas de pão), analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, marque a opção correta.

( ) É utilizado para mostrar um caminho definido da página inicial do sítio eletrônico até a página onde o usuário está.

( ) É utilizado para mostrar o caminho percorrido até o momento pelo usuário, da sua página de chegada até a página onde ele se encontra atualmente.

( ) É utilizado para mostrar um caminho de links relacionados aos conteúdos que o usuário viu até então.

( ) É utilizado para mostrar o caminho até as páginas visitadas dentro de uma ferramenta de busca aberta, como o Google ou Yahoo!

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    V, F, F, F

  • C.

    F, V, V, V

  • D.

    F, V, F, V

  • E.

    V, V, V, F

As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta.

  • A.

    O jornalismo é a única das três atividades que envolve responsabilidade social e, por isso, para o seu exercício, é exigido o diploma de curso superior.

  • B.

    O jornalismo é produzido sob a pressão do tempo e por isso pode cometer erros sem ser responsabilizado por suas consequências.

  • C.

    Relações públicas são o esforço deliberado, planifi cado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.

  • D.

    A publicidade tem por objetivo vender produtos e serviços, sendo, por isso, a única atividade de comunicação a contar com um código de ética cujo cumprimento é supervisionado pelo Conselho de Autorregulamentação (Conar).

  • E.

    Para poder exercer Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, o brasileiro deve concluir um curso de Comunicação Social em instituição que ofereça as três habilitações.

À coleção de referências cruzadas que ligam as páginas a temas relacionados em outras seções dá-se o nome de Navegação

  • A.

    sistêmica.

  • B.

    local.

  • C.

    suplementar.

  • D.

    global.

  • E.

    contextual.

Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de

  • A.

    XML.

  • B.

    HTML.

  • C.

    XHTML.

  • D.

    CSS.

  • E.

    Webfonts.

À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de

  • A.

    Usabilidade.

  • B.

    Webdesign.

  • C.

    Card sorting.

  • D.

    Arquitetura de informação.

  • E.

    Fpattern.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...