Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
De acordo com a Lei n. 5.377, que disciplina a profi ssão de Relações Públicas, é correto afirmar que são atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito a
planejamento e execução de campanhas publicitárias.
informação de caráter mercadológico entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação.
planejamento e supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins comerciais e institucionais.
execução de campanhas de opinião com fins comerciais.
coordenação e planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins institucionais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A usabilidade entendida como a efetividade, efi ciência e satisfação que um produto permite ao ser empregado por certos usuários para alcançar objetivos específi cos em um determinado contexto de uso pode ser um dos fatores que difi cultam a adoção e uso de novas tecnologias de comunicação pela população de uma forma geral.
A incompatibilidade das novas tecnologias com antigos sistemas, especialmente no caso de softwares, pode ser um dos principais obstáculos para a adoção de novas tecnologias.
À medida que novas tecnologias de comunicação surgem, novos modelos de negócios podem ser criados para que sua adoção aconteça de forma mais plena.
A adoção imediata de novas tecnologias de comunicação independe da curva de aprendizado dos usuários.
Novas tecnologias normalmente possuem altos custos de investimento, o que leva novos produtos a terem preços mais altos para os early adopters.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sobre o recurso de hipertexto, analise as características a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.
( ) Diferencia-se do texto pela presença de links.
( ) Privilegia a navegação linear.
( ) É sinônimo de hipermídia.
( ) Permite expandir o texto ao criar a possibilidade de diferentes camadas de informação.
F, V, F, V
V, F, F, V
F, F, V, V
V, F, V, V
V, V, F, F
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em relação aos diversos tipos de sítios eletrônicos, analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao fi nal, indique a opção correta.
( ) Minisites trazem conteúdos verticais criados para atrair um público específico, abordando de forma detalhada um tema restrito dentro de um portal.
( ) Portais são sítios eletrônicos caracterizados por apresentar grande porte, criados normalmente por empresas ou instituições.
( ) Hotsites são áreas de informação caracterizadas pelo tom persuasivo, conteúdo com prazo de validade e visual diferenciado do restante do site ou portal.
( ) Como espaço básico da informação, o portal tem como principal objetivo organizá-la, estruturando a hierarquia a fim de que o conteúdo seja acessado e compreendido com facilidade.
V, F, V, F
F, V, V, F
V, F, V, V
F, V, F, V
V, V, V, V
A expressão Comunicação Pública é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção.
I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público.
II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública.
III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias.
Dos enunciados acima,
apenas o I está correto.
apenas o II está correto.
apenas o III está correto.
todos estão corretos.
nenhum está correto.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em relação à utilização mais frequente do recurso denominado breadcrumbs (migalhas de pão), analise as questões a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, marque a opção correta.
( ) É utilizado para mostrar um caminho definido da página inicial do sítio eletrônico até a página onde o usuário está.
( ) É utilizado para mostrar o caminho percorrido até o momento pelo usuário, da sua página de chegada até a página onde ele se encontra atualmente.
( ) É utilizado para mostrar um caminho de links relacionados aos conteúdos que o usuário viu até então.
( ) É utilizado para mostrar o caminho até as páginas visitadas dentro de uma ferramenta de busca aberta, como o Google ou Yahoo!
V, V, F, F
V, F, F, F
F, V, V, V
F, V, F, V
V, V, V, F
As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta.
O jornalismo é a única das três atividades que envolve responsabilidade social e, por isso, para o seu exercício, é exigido o diploma de curso superior.
O jornalismo é produzido sob a pressão do tempo e por isso pode cometer erros sem ser responsabilizado por suas consequências.
Relações públicas são o esforço deliberado, planifi cado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.
A publicidade tem por objetivo vender produtos e serviços, sendo, por isso, a única atividade de comunicação a contar com um código de ética cujo cumprimento é supervisionado pelo Conselho de Autorregulamentação (Conar).
Para poder exercer Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, o brasileiro deve concluir um curso de Comunicação Social em instituição que ofereça as três habilitações.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
À coleção de referências cruzadas que ligam as páginas a temas relacionados em outras seções dá-se o nome de Navegação
sistêmica.
local.
suplementar.
global.
contextual.
Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de
XML.
HTML.
XHTML.
CSS.
Webfonts.
À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de
Usabilidade.
Webdesign.
Card sorting.
Arquitetura de informação.
Fpattern.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...