Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ellen Lupton (2006) argumenta que “nessa tão falada ‘era da sobrecarga de informações’, as pessoas continuam podendo processar uma só mensagem de cada vez”. Com base nesse pensamento, podemos afirmar que

  • A.

    o controle do tempo e da sequência de exibição de informações na construção de uma página web dá ao leitor/expectador a liberdade de consultar o conteúdo na ordem que desejar.

  • B.

    a exploração da tipografi a cinética representa basicamente entretenimento visual, sem impacto na captação da atenção do expectador.

  • C.

    em uma página web, várias informações são expostas ao mesmo tempo, otimizando o foco do leitor em assuntos de seu interesse.

  • D.

    o webdesign deve atender à demanda por novas formas de comunicação que acompanhem esse ritmo e ao mesmo tempo sejam eficientes na transmissão de mensagens.

  • E.

    os avanços tecnológicos e a presença constante de informação nos levam à obtenção de dados numa velocidade compatível com nossa capacidade de digerí-las.

Avalie abaixo os diferentes conceitos sobre comunicação e identifique a opção incorreta.

  • A.

    Comunicação interpessoal é a comunicação direta estabelecida por uma pessoa que atua como emissor, por meio da fala, com ou sem intermediação de aparelhos ou suportes materiais, individualmente com outra pessoa, que atua como receptor.

  • B.

    Comunicação dirigida trata do envio de mensagens a públicos específicos.

  • C.

    Comunicação fática tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo laços e sentimentos.

  • D.

    Comunicação social é uma expressão que tem origem na expressão comunicação de massa e inclui a interação de determinadas fontes organizadas de informação (como as assessorias de relações públicas) e a comunidade.

  • E.

    A comunicação empresarial diz respeito aos atos e efeitos comunicativos voltados para um público interno e/ou externo, tendo como fonte a empresa.

O foco altamente direcionado a seus públicos, com produção de conteúdos verticais e utilização de ferramentas para construção de relacionamento são características típicas de:

  • A.

    Sítios eletrônicos.

  • B.

    Portais.

  • C.

    Minisites.

  • D.

    Hotsites.

  • E.

    Aplicativos para dispositivos móveis.

Páginas que precedem o acesso a serviços online devem facilitar sua compreensão, apresentando uma série de informações. Analise as opções a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) O que é o serviço a ser prestado.

( ) A quem ele se destina.

( ) A documentação necessária para que ele possa ser prestado.

( ) Lista com as dúvidas mais frequentes sobre o serviço.

  • A.

    V, V, V, V

  • B.

    F, V, F, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, V, V, F

  • E.

    V, F, V, V

Em relação à produção e organização de conteúdos institucionais em portais, podemos afirmar que

  • A.

    a alta granularidade da informação (divisão em diversos subitens) é desejável, pois proporciona ao visitante uma gama maior de categorias de dados diferentes, dando a ele mais opções.

  • B.

    textos introdutórios apresentados antes do material prometido no link de acesso ajudam a contextualizar e cativam a atenção do leitor.

  • C.

    aspectos de redação web como persuasão e objetividade devem ser priorizados em páginas com conteúdos institucionais, já que estes itens frequentemente são os primeiros a serem acessados.

  • D.

    conteúdos institucionais devem trazer informações voltadas, prioritariamente, para o público interno de um órgão ou instituição.

  • E.

    páginas com listas simples de arquivos (sem textos de apresentação) tornam o acesso do visitante mais objetivo e direto, evitando rodeios.

Seções do tipo “Fale Conosco”, “Ajuda” e “Visita Guiada” são importantes para orientar e esclarecer o visitante em relação à utilização do sítio eletrônico. Entre os pontos importantes na elaboração desse tipo de seção, podemos ressaltar:

  • A.

    Utilizar do recurso de “visita guiada” somente no lançamento do sítio eletrônico, já que, após este período, os visitantes já terão conhecimento da estrutura do sítio.

  • B.

    Dar destaque aos créditos de elaboração do sítio, que dão credibilidade ao conteúdo por associação autoral.

  • C.

    Tornar disponível a seção de ajuda em um formato para download (ex. PDF), permitindo que o usuário tenha uma cópia desse documento em seu desktop, laptop ou dispositivo móvel.

  • D.

    Utilizar diretamente um sistema de ajuda por chat, evitando longas buscas em documentos textuais e valorizando o contato interpessoal.

  • E.

    Apresentar ferramentas e recursos que facilitem a localização e visualização de informações, como “Mapa do sítio” e “Busca”.

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

  • A.

    os recursos do HTML versão 5.0 esbarram nos mesmos problemas de compatibilidade que outras tecnologias pensadas para a navegação em desktops/ laptops, como o Adobe Flash.

  • B.

    a utilização de layouts fl uidos aparece como uma solução viável para a adaptação dos sites à diversidade de resoluções utilizadas por dispositivos móveis, desktop e laptop.

  • C.

    a construção de interfaces para telas de desktops/ laptops e para dispositivos móveis só varia na escala, já que a interação com o mouse pode ser substituída, sem perdas, pela interação em dispositivos “touch”.

  • D.

    a necessidade de adaptação de conteúdo para dispositivos diversos é um incentivo ao desenvolvimento de aplicações baseadas em navegadores web.

  • E.

    tanto nas interfaces para computadores dektop/laptop quanto naquelas para dispositivos móveis, o uso de texturas e gradientes se restringe a aspectos estéticos.

O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específi co de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfi l, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o

  • A.

    Orkut.

  • B.

    Facebook.

  • C.

    Twitter.

  • D.

    Instagram.

  • E.

    LinkedIn.

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplifi cado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

  • A.

    aplicabilidade essencialmente empresarial e institucional.

  • B.

    pouca ou nenhuma interatividade entre produtor e consumidor de conteúdo.

  • C.

    linha editorial centrada na comunicação direta com o leitor.

  • D.

    temática política e frequentemente partidária.

  • E.

    interface orientada a dispositivos móveis (como smartphones e tablets).

São recursos típicos de redes sociais de relacionamento, exceto,

  • A.

    criação de perfi s sobre assuntos de interesse coletivo.

  • B.

    compartilhamento de dados pessoais.

  • C.

    comunicação assíncrona.

  • D.

    comunicação síncrona.

  • E.

    agregação e indexação de vídeos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...