Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual destes preceitos está nos Princípios Gerais do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira?
Os programas jornalísticos, gravados ou diretos estão livres de qualquer restrição, ficando a critério da emissora a exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público.
A radiodifusão defenderá a forma democrática de governo e especialmente a liberdade de imprensa e expressão do pensamento.
As emissoras manterão elevado padrão de relacionamento entre si, não combatendo uma às outras, senão pelo aprimoramento das respectivas programações.
O Secretário-Geral preparará mensalmente, sempre que tiver havido decisões, resumos dos julgamento e das decisões para distribuição aos membros da Diretoria da ABERT.
A Comissão de Ética de Programas da ABERT, assim como o conselho, elaborará um regimento interno para o seu perfeito funcionamento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Para a profissional em design gráfico, Cibele Bastos Carreira, o house organ é uma ferramenta de comunicação indispensável nas empresas para funcionários e clientes. Popularmente conhecido como Informativo de Empresas ou Jornal, trata-se de um documento editado especialmente para a comunicação com funcionários, clientes, fornecedores e também com prospects. Ele se distingue do jornal comum pela linha editorial que é focada especialmente em assuntos internos. Prospects significa
familiares dos empregados.
familiares dos clientes.
conjunto de credores.
conjunto de devedores.
simpatizantes e clientes potenciais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Press-kit é um serviço da área de comunicação de uma instituição pública ou privada, que consiste em
um envelope contendo o histórico da instituição e um brinde para o jornalista.
um convite para que o jornalista participe de uma entrevista coletiva de interesse da instituição.
matérias sobre o lançamento de produto ou evento, redigidas pela assessoria de comunicação, sob a orientação do departamento de relações públicas.
um conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.
relação de pautas de interesse da instituição, dados estatísticos e fotografias que orientem a imprensa na redação de matérias.
As fontes podem ser primárias, secundárias etc. A testemunha de um acidente, um outro documento original são fontes primárias. O livro que cita outro livro, o político que revela ao jornalista aquilo que outro político disse são fontes secundárias. O jornalista deve procurar, sempre que possível, privilegiar as fontes primárias, pois normalmente são mais fidedignas. Assim, pode-se afirmar que as qualidades de uma boa fonte são:
o valor da informação, a fonte primária e a fonte secundária.
a especialidade, o estatuto profissional e a habilidade.
o relacionamento social, a primazia da informação e o estatuto social.
a representatividade, a credibilidade e a autoridade.
a confiabilidade, o grau de conhecimento sobre o assunto e o nível sócioeconômico.
Assinale a opção que reúne somente programas edição de vídeo.
InDesign, Vegas, Adobe Premiere Pro.
CorelDraw, Adobe Premiere Pro e Pinnacle Studio Plus.
CorelDraw, Adobe Premiere Pro e Pinnacle Studio Plus.
Vegas, Adobe Premiere Pro e Pinnacle Studio Plus.
Ventura, InDesign e Pinnacle Studio
Para pintar um objeto com o contorno em azul e o preenchimento em vermelho, no Corel Draw deve-se selecionar
o azul na paleta de cores e clicar no contorno e selecionar o vermelho na paleta de cores e clicar no interior do objeto.
o contorno e clicar com o botão esquerdo no azul da paleta de cores e selecionar o interior do objeto e clicar com o botão esquerdo no vermelho da paleta de cores.
o contorno e clicar com o botão direito no azul da paleta de cores e selecionar o interior do objeto e clicar com o botão direito no vermelho da paleta de cores.
o objeto e clicar na paleta de cores com o botão esquerdo no azul e com o botão direito no vermelho.
o objeto e clicar na paleta de cores com o botão direito no azul e com o botão esquerdo no vermelho.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que
facilita o acesso dos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação.
ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha.
frente às novas demandas, a assessoria de imprensa deixou de ser mera emissora de releases.
o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.
o papel das assessorias de imprensa inclui um trabalho educativo interno, destinado a sensibilizar os membros da organização para a importância de relações transparentes e honestas com seus diversos públicos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que
é a forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e conhecidas.
considerado o contato inicial em uma relação comercial, a recepção de um cliente ou público por parte de quem tem algo a oferecer, no âmbito das empresas. Por muitos anos foi subjugado como tarefa menor na conquista de públicos e mercado de novos clientes, tendo, no passado, menos importância que o convencimento por meio da publicidade.
é a compilação de todas as informações básicas para o estabelecimento de projetos, programas e planos de ação.
é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).
é a central de armazenamento de sugestões, críticas e reclamações de clientes/consumidores/cidadãos, com feedback específico para estes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,
coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca; texto com informações para a imprensa; conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa; expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.
ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.); resumo de uma matéria; sinônimo de mídia mix; mensuração de resultados.
artigos científicos publicados em relatórios anuais; texto característico de um plublieditorial; mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores; conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas
artigos políticos publicados em revistas; artigo escrito por um editorialista; prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica; estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado.
artigos publicados em jornais; artigo escrito por colaboradores; impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista; recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.
Conjunto informático composto de textos, fotografias e outros materiais destinados à divulgação de um evento:
Press clipping.
Press kit.
Listing.
Papelaria.
Briefing.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...