Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Qual destes preceitos está nos Princípios Gerais do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira?

  • A.

    Os programas jornalísticos, gravados ou diretos estão livres de qualquer restrição, ficando a critério da emissora a exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público.

  • B.

    A radiodifusão defenderá a forma democrática de governo e especialmente a liberdade de imprensa e expressão do pensamento.

  • C.

    As emissoras manterão elevado padrão de relacionamento entre si, não combatendo uma às outras, senão pelo aprimoramento das respectivas programações.

  • D.

    O Secretário-Geral preparará mensalmente, sempre que tiver havido decisões, resumos dos julgamento e das decisões para distribuição aos membros da Diretoria da ABERT.

  • E.

    A Comissão de Ética de Programas da ABERT, assim como o conselho, elaborará um regimento interno para o seu perfeito funcionamento.

Para a profissional em design gráfico, Cibele Bastos Carreira, “o house organ é uma ferramenta de comunicação indispensável nas empresas para funcionários e clientes. Popularmente conhecido como Informativo de Empresas ou Jornal, trata-se de um documento editado especialmente para a comunicação com funcionários, clientes, fornecedores e também com prospects.” Ele se distingue do jornal comum pela linha editorial que é focada especialmente em assuntos internos. Prospects significa

  • A.

    familiares dos empregados.

  • B.

    familiares dos clientes.

  • C.

    conjunto de credores.

  • D.

    conjunto de devedores.

  • E.

    simpatizantes e clientes potenciais.

Press-kit é um serviço da área de comunicação de uma instituição pública ou privada, que consiste em

  • A.

    um envelope contendo o histórico da instituição e um brinde para o jornalista.

  • B.

    um convite para que o jornalista participe de uma entrevista coletiva de interesse da instituição.

  • C.

    matérias sobre o lançamento de produto ou evento, redigidas pela assessoria de comunicação, sob a orientação do departamento de relações públicas.

  • D.

    um conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.

  • E.

    relação de pautas de interesse da instituição, dados estatísticos e fotografias que orientem a imprensa na redação de matérias.

As fontes podem ser primárias, secundárias etc. A testemunha de um acidente, um outro documento original são fontes primárias. O livro que cita outro livro, o político que revela ao jornalista aquilo que outro político disse são fontes secundárias. O jornalista deve procurar, sempre que possível, privilegiar as fontes primárias, pois normalmente são mais fidedignas. Assim, pode-se afirmar que as qualidades de uma boa fonte são:

  • a.

    o valor da informação, a fonte primária e a fonte secundária.

  • b.

    a especialidade, o estatuto profissional e a habilidade.

  • c.

    o relacionamento social, a primazia da informação e o estatuto social.

  • d.

    a representatividade, a credibilidade e a autoridade.

  • e.

    a confiabilidade, o grau de conhecimento sobre o assunto e o nível sócioeconômico.

Assinale a opção que reúne somente programas edição de vídeo.

  • A.

    InDesign, Vegas, Adobe Premiere Pro.

  • B.

    CorelDraw, Adobe Premiere Pro e Pinnacle Studio Plus.

  • C.

    CorelDraw, Adobe Premiere Pro e Pinnacle Studio Plus.

  • D.

    Vegas, Adobe Premiere Pro e Pinnacle Studio Plus.

  • E.

    Ventura, InDesign e Pinnacle Studio

Para pintar um objeto com o contorno em azul e o preenchimento em vermelho, no Corel Draw deve-se selecionar

  • A.

    o azul na paleta de cores e clicar no contorno e selecionar o vermelho na paleta de cores e clicar no interior do objeto.

  • B.

    o contorno e clicar com o botão esquerdo no azul da paleta de cores e selecionar o interior do objeto e clicar com o botão esquerdo no vermelho da paleta de cores.

  • C.

    o contorno e clicar com o botão direito no azul da paleta de cores e selecionar o interior do objeto e clicar com o botão direito no vermelho da paleta de cores.

  • D.

    o objeto e clicar na paleta de cores com o botão esquerdo no azul e com o botão direito no vermelho.

  • E.

    o objeto e clicar na paleta de cores com o botão direito no azul e com o botão esquerdo no vermelho.

Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que

  • a.

    facilita o acesso dos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação.

  • b.

    ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha.

  • c.

    frente às novas demandas, a assessoria de imprensa deixou de ser mera emissora de releases.

  • d.

    o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.

  • e.

    o papel das assessorias de imprensa inclui um trabalho educativo interno, destinado a sensibilizar os membros da organização para a importância de relações transparentes e honestas com seus diversos públicos.

Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que

  • a.

    é a forma de comunicação que tem por finalidade transmitir, conduzir e algumas vezes recuperar a informação para estabelecer a comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

  • b.

    considerado o contato inicial em uma relação comercial, a recepção de um cliente ou público por parte de quem tem algo a oferecer, no âmbito das empresas. Por muitos anos foi subjugado como tarefa menor na conquista de públicos e mercado de novos clientes, tendo, no passado, menos importância que o convencimento por meio da publicidade.

  • c.

    é a compilação de todas as informações básicas para o estabelecimento de projetos, programas e planos de ação.

  • d.

    é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).

  • e.

    é a central de armazenamento de sugestões, críticas e reclamações de clientes/consumidores/cidadãos, com feedback específico para estes.

Clipping, press-release, press-kit e plublieditorial são, respectivamente,

  • a.

    coleção de material impresso, rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca; texto com informações para a imprensa; conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa; expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.

  • b.

    ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.); resumo de uma matéria; sinônimo de mídia mix; mensuração de resultados.

  • c.

    artigos científicos publicados em relatórios anuais; texto característico de um plublieditorial; mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores; conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas

  • d.

    artigos políticos publicados em revistas; artigo escrito por um editorialista; prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica; estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado.

  • e.

    artigos publicados em jornais; artigo escrito por colaboradores; impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista; recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.

Conjunto informático composto de textos, fotografias e outros materiais destinados à divulgação de um evento:

  • A.

    Press clipping.

  • B.

    Press kit.

  • C.

    Listing.

  • D.

    Papelaria.

  • E.

    Briefing.

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O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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