Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Instruções: Para responder às questões de números 46 e 47, considere o gráfico abaixo.

 

 (Adaptado de KOTLER, Philip & KEVIN Lane Keller. Trad. Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire; revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 317)

Período de baixa no crescimento das vendas porque o produto já alcançou a aceitação da maioria dos compradores potenciais e os lucros se estabilizam ou declinam em face do aumento da concorrência são características do ciclo de vida de um produto correspondente APENAS

  • A.

    às fases III e IV.

  • B.

    à fase III.

  • C.

    à fase I.

  • D.

    às fases II e III.

  • E.

    às fases II e IV.

A pressão de marketing feita dentro e fora da mídia e aplicada durante um período predeterminado e limitado ao âmbito do consumidor, do varejista ou do atacadista, a fim de estimular a experiência com um produto e aumentar a demanda ou a disponibilidade, é denominada

  • A.

    publicidade.

  • B.

    promoção de vendas.

  • C.

    propaganda.

  • D.

    venda pessoal.

  • E.

    endomarketing.

Observe os gráficos:

 

   

 

I, II, III, representam três categorias especiais de ciclos de vida do produto que são, respectivamente,

  • A.

    modismo, estilo e moda.

  • B.

    moda, modismo e estilo.

  • C.

    estilo, modismo e moda.

  • D.

    estilo, moda e modismo.

  • E.

    moda, estilo e modismo.

No desenvolvimento do conjunto das estratégias de marketing, acrescenta-se uma porcentagem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço de venda. Trata-se de

  • A.

    markup.

  • B.

    custeio.

  • C.

    marketshare.

  • D.

    taxa de retorno.

  • E.

    ponto de equilíbrio.

A extensão de um mix de produtos refere-se

  • A.

    A extensão de um mix de produtos refere-se

  • B.

    a quantas linhas diferentes de produtos a empresa oferece.

  • C.

    a quantas opções são oferecidas em cada produto na linha.

  • D.

    a quão estreita é a relação entre as várias linhas de produtos em termos de uso final.

  • E.

    ao número total de itens no mix.

No processo de gestão de marketing, o esforço do prestador de serviços para compreender as necessidades do cliente e, então, oferecer, na medida do possível, a entrega de um serviço personalizado é denominado

  • A.

    qualidade.

  • B.

    intangibilidade.

  • C.

    confiabilidade.

  • D.

    garantia.

  • E.

    empatia.

A prática de estabelecer preço para um produto abaixo de seus custos ou abaixo do nível vigente no mercado corresponde

  • A.

    ao dumping.

  • B.

    à preficificação enganosa.

  • C.

    à precificação predatória.

  • D.

    ao leasing.

  • E.

    ao conluio de preços.

O processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais, refere-se

  • A.

    à gestão de vendas.

  • B.

    às franquias.

  • C.

    ao e-commerce.

  • D.

    ao marketing.

  • E.

    ao marketshare.

A integração de pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir informações necessárias de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam as decisões de marketing é denominado sistema de

  • A.

    inteligência de marketing.

  • B.

    informações de vendas.

  • C.

    informações de marketing.

  • D.

    integração de dados do negócio.

  • E.

    estratégia S.W.O.T.

Na definição das estratégias de mensurações da demanda, o conjunto de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a determinada oferta faz parte do que, no marketing, classifica-se como mercado

  • A.

    potencial.

  • B.

    disponível.

  • C.

    alvo.

  • D.

    atendido.

  • E.

    de oportunidade.

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