Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos telejornais, “nota pé” significa

  • A.

    o encerramento ou a abertura de uma matéria, quando são utilizadas “sonoras”.

  • B.

    uma notícia curta lida pelo apresentador ou pelo repórter, em pé, no estúdio ou em externa.

  • C.

    uma entrevista em externa - não prevista em pauta − realizada pelo repórter.

  • D.

    o texto escrito na parte inferior da tela para complementar uma notícia.

  • E.

    a nota “ao vivo” lida no final de uma matéria pelo apresentador, para complementá-la.

Um release com texto curto, entre quatro e seis linhas, mas com a notícia completa é do tipo

  • A.

    opinião.

  • B.

    especial.

  • C.

    boletim de pauta.

  • D.

    padrão.

  • E.

    nota.

As partes que dividem um telejornal ou programa de TV e que ficam entre os intervalos comerciais têm o nome de

  • A.

    chamadas.

  • B.

    blocos.

  • C.

    cabeças.

  • D.

    escaladas.

  • E.

    editorias.

O jornalista responsável pelo telejornal é o

  • A.

    Chefe de reportagem.

  • B.

    Pauteiro.

  • C.

    Diretor de TV.

  • D.

    Editor-chefe.

  • E.

    Apresentador.

Uma característica da opinião pública é ser

  • A.

    a unanimidade nas opiniões do público.

  • B.

    a soma das opiniões individuais do público.

  • C.

    formada por diversas opiniões existentes no público.

  • D.

    um fenômeno individual apoiado em uma realidade coletiva.

  • E.

    a opinião da maioria do público.

Os microfones mais utilizados por emissoras de TV em reportagens externas, sobretudo em ambientes ruidosos, são os

  • A.

    bi-direcionais.

  • B.

    direcionais.

  • C.

    omnidirecionais.

  • D.

    lavalieres.

  • E.

    silenciosos.

Para uma equipe de telejornalismo fazer uma conexão de sinal entre dois pontos por microondas, satélite ou cabo, deve utilizar um

  • A.

    ENG.

  • B.

    EFP.

  • C.

    EDL.

  • D.

    link.

  • E.

    switcher.

A convergência das diversas áreas da comunicação organizacional é chamada de Comunicação

  • A.

    Participativa.

  • B.

    Administrativa.

  • C.

    Institucional.

  • D.

    Mercadológica.

  • E.

    Integrada.

O jornalismo na TV brasileira teve um longo percurso, até desembocar na estética atual do Jornal Nacional. Em 1953 estreou na TV Tupi de São Paulo um noticioso que marcou época em nossa TV, permanecendo no ar por 20 anos, numa época em que nem o videotape era conhecido como um recurso televisivo. Trata-se de:

  • A.

    Repórter Esso.

  • B.

    Ultra Notícias .

  • C.

    Jornal de Vanguarda.

  • D.

    Preto no Branco .

  • E.

    Conexão Internacional.

Sobre o lead é INCORRETO afirmar que

  • a.

    todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve

  • b.

    é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.

  • c.

    o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.

  • d.

    o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.

  • e.

    tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...