Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

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Sobre as características comuns ao telejornalismo tradicional e ao telejornalismo praticado no contexto da globalização, analise as afirmativas abaixo. 

I. As imagens em movimento reproduzem a experiência do telespectador como observador do mundo.

II. No telejornalismo, a comunicação audiovisual de fatos de interesse público pode ser chamada de “narrativa estética”.

III. Editar uma matéria telejornalística envolve a organização adequada  de imagens que reflitam o que se chama de “verdade”.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas;

  • A.

    deturpação de fatos;

  • B.

    experimentação artística;

  • C.

    pluralidade de ideias;

  • D.

    incapacidade de convencimento;

  • E.

    interatividade participativa.

Na redação jornalística para veículos que trabalham com o som e com a imagem e o som, um dos perigos do texto é colocar, lado a lado, palavras cujas sílabas finais e iniciais formem outras palavras, o que faz com que o redator crie um:

  • A.

    coloquialismo;

  • B.

    sinônimo;

  • C.

    gerúndio;

  • D.

    chavão;

  • E.

    cacófato.

Nas novas mídias, o papel desempenhado pelo que se denominava como “público receptor” impactou os meios massivos tradicionais. No que diz respeito a uma mídia como o YouTube, é correto afirmar que:

  • A.

    sua diferença em relação à TV aberta está no fato de que esta é o meio que detém a possibilidade do convívio comunitário e da experimentação artística;

  • B.

    as intervenções regulatórias das leis nacionais são fundamentais, uma vez que sua principal característica é a veiculação de pirataria e de imoralidades;

  • C.

    nele, as novas práticas de consumo mostram um radical rompimento com os valores capitalistas e com a organização da estrutura midiática burguesa;

  • D.

    os discursos da mídia de massa tradicional sobre ele têm o poder de apontar questões que, posteriormente, podem pautar debates, políticas e leis;

  • E.

    a revolução comandada por seus usuários é desprezada pelos meios tradicionais, porque sua plataforma é exclusivamente para os exibicionistas.

Intimamente ligada às novas tecnologias digitais, a globalização da informação influencia as diversas formas de fazer jornalismo. Sobre esta afirmativa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    as hibridizações da expressão digital anularam os processos editoriais tradicionais, fazendo emergir uma abordagem única dos fatos para todos os telejornais editados ao redor do mundo;

  • B.

    o consumo mundial de tecnologias digitais provocou mudanças na fotografia, mas não liberou o fotojornalista de produzir seu discurso a partir de escolhas elementares como o ponto de vista;

  • C.

    com o fim da hegemonia das grandes mídias noticiosas, as imagens e sentidos veiculados na era da globalização passaram a ser difusos, afetando e comprometendo menos a imagem de indivíduos e empresas;

  • D.

    um dos recursos típicos dos jornalistas do meio impresso, a infografia só foi absorvida pelos profissionais da internet, uma vez que ela acelera o entendimento das informações;

  • E.

    na sociedade globalizada, os recursos audiovisuais se tornaram mais sofisticados e, com exceção do rádio, a imagem é um elemento presente em todos os veículos que têm jornalismo.

Com o advento das novas tecnologias, o jornalismo passou a ter novos contornos porque:

  • A.

    os fenômenos globalizados acabaram com a homogeneização das informações noticiosas e com o consenso generalizado;

  • B.

    a notícia se reduziu à veiculação imparcial de dados e sua importância é sempre igual à quantidade de informações coletadas;

  • C.

    a informação é considerada um bem supremo e suas busca e veiculação demandam maior rapidez e barateamento que antes da globalização;

  • D.

    o acesso democrático e igualitário às informações em qualquer lugar do planeta permitiu que a notícia se transformasse em justiça social;

  • E.

    com a desvalorização dos padrões universais de consumo, as notícias personalizadas provaram que diferença cultural é o mesmo que linha editorial.

Assinale a alternativa que define a relação correta entre o profissional de imprensa e as novas tecnologias.

  • A.

    As características do noticiário on-line atual estão ligadas à evolução e à história do jornalismo praticado até agora, o que envolve fatores como as inovações nas técnicas de impressão que modificaram a aparência dos jornais impressos e o estabelecimento da liberdade de imprensa como fundamental para a profissão.

  • B.

    Uma cobertura jornalística especial multimidiática inclui transmissões de debates ao vivo em vídeo, publicação on-line de notícias factuais, mediação de chats e envio de informações para celulares, mas evita sempre a disponibilização de documentos sobre o assunto que, por serem extensos, têm que se restringir aos jornais impressos.

  • C.

    O ciberjornalismo engloba práticas que sempre foram utilizadas em outros meios analógicos, como as fotografias, as notas curtas e os infográficos do jornal impresso; as técnicas de roteirização do telejornal; a atualização de informações do radiojornal; e o dialogismo interativo individual que interfere no conteúdo das revistas.

  • D.

    Por envolver um complexo sistema de informação aberto à participação dos usuários e baseado em links para instituições públicas e privadas, a produção de conteúdo noticioso para a internet inaugura um modelo de jornalismo mais preciso e confiável que o praticado pelas mídias tradicionais.

  • E.

    Como o conteúdo dos veículos noticiosos é todo produzido a partir de modelos textuais determinados pela convenção estilística da imparcialidade e pelas técnicas de persuasão da objetividade, as marcas pessoais do jornalista são interditadas nos meios em geral e na web em particular.

Ao trabalhar para um site de notícias, o jornalista deve:

  • A.

    aceitar o fato de que a má qualidade do serviço noticioso oferecido pela internet mostra que apenas o jornal impresso é confiável;

  • B.

    veicular conteúdos integralmente originais, independentemente do interesse público de uma informação que reproduza uma notícia de outros meios;

  • C.

    entender que, quando uma única fonte é a mesma para toda a rede, corre-se o risco de trocar a busca da notícia pela mera corrida pela velocidade;

  • D.

    saber que todo noticiário on-line é produto de uma empresa que também possui concessões de emissoras de rádio e de televisão;

  • E.

    postar o maior número possível de textos que simulem a informação instantânea e tenham como objetivo principal o recorde de acessos.

O jornalista que trabalha com a chamada “informação em tempo real” da internet deve dar prioridade:

  • A.

    à competição com seus colegas, porque é ela que dificulta o erro e favorece o esclarecimento do público em vez do alarmismo justificado pela instantaneidade;

  • B.

    ao imediatismo que, apesar de ser um dos atrativos da web, necessita da checagem correta das informações, porque a velocidade do meio o torna vulnerável à manipulação;

  • C.

    às fontes que, mesmo divulgando dados incorretos, são coniventes com as rotinas produtivas da indústria de notícias promotoras de fluxo e não de aprofundamento dos dados;

  • D.

    à subordinação de sua apuração a toda e qualquer declaração das autoridades, uma vez que elas o isentam de responsabilidade na divulgação veloz das notícias;

  • E.

    aos conteúdos distribuídos rapidamente pelas fontes oficiais de informações porque elas, devido à necessidade de manter uma boa relação com a mídia, são as únicas que não mentem.

A técnica de investigação jornalística que se apropria do uso de softwares de cálculo e da análise de bases de dados é definida pela expressão:

  • A.

    jornalismo empírico;

  • B.

    reportagem assistida por computador;

  • C.

    jornalismo investigativo;

  • D.

    reportagem especializada;

  • E.

    jornalismo 2.0.

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