Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um press release convida a imprensa para uma entrevista coletiva com determinada autoridade e um especialista, avisando que serão divulgados, sob embargo, os dados de uma pesquisa inédita no país. Neste caso, a expressão "sob embargo" significa que:

  • A.

    as reportagens com os dados e as informações da pesquisa devem ser veiculadas apenas depois da entrevista coletiva;

  • B.

    os jornalistas só poderão ter acesso aos dados e informações se comparecem fisicamente à entrevista coletiva;

  • C.

    a divulgação dos dados e informações de interesse da mídia nacional será feita de acordo com o perfil e a linguagem de cada veículo;

  • D.

    os veículos apenas publicarão os dados da pesquisa sob a forma de notas curtas, criando alarmismo sobre a entrevista que ainda será concedida;

  • E.

    o acesso de jornalistas de vários veículos ao mesmo conteúdo é a garantia de que as reportagens veiculadas serão idênticas.

Uma assessoria de comunicação divulga, para a imprensa em geral, um texto com informações básicas sobre o tema, o personagem central, a data, o horário e o local de uma entrevista coletiva referente a um assunto de interesse nacional. Em relação à tipologia dos press releases, este texto caracteriza um:

  • A.

    comunicado;

  • B.

    aviso de pauta;

  • C.

    release segmentado;

  • D.

    boletim de pauta;

  • E.

    release de cobertura.

As informações enviadas por e-mail sob a forma de press releases e sugestões de pauta têm mais chance de despertar o interesse da mídia quando:

  • A.

    são encaminhadas para o veículo certo, independentemente da editoria;

  • B.

    são encaminhadas para a editoria certa, independentemente do veículo;

  • C.

    a lista de jornalistas destinatários permanece a mesma por muito tempo, devido à alta rotatividade nas redações;

  • D.

    se dirigem ao maior número possível de jornalistas na estrutura de cada redação;

  • E.

    o assessor conhece e respeita os prazos de fechamento de cada veículo.

Para atualizar um mailing list personalizado, o assessor de imprensa deve:

  • A.

    checar o expediente dos veículos;

  • B.

    telefonar para o editor chefe de cada veículo;

  • C.

    enviar e-mails diários à redação, até obter a informação desejada;

  • D.

    distribuir brindes e solicitar retorno;

  • E.

    recorrer aos colegas com os quais possua laços de amizade.

O documento conhecido como “auditoria de imagem” é resultado da análise comparativa entre as informações divulgadas pela assessoria de imprensa e o que foi publicado na mídia. Sua característica principal é a apresentação de um relatório com dados sobre:

  • A.

    o comportamento da imprensa em relação à empresa, durante um período de tempo indeterminado;

  • B.

    as ações de divulgação jornalística de uma empresa, o mercado em que ela atua e a sua concorrência;

  • C.

    os fatores que sintetizam e minimizam o aproveitamento positivo ou negativo do material enviado à imprensa;

  • D.

    a economia das ações de divulgação, comparandose o espaço das notícias com os preços do anúncio publicitário;

  • E.

    as dificuldades dos assessores de imprensa na divulgação da imagem institucional da organização.

A respeito das entrevistas coletivas, analise as afirmativas a seguir 

I – A convocação de uma entrevista coletiva é um recurso útil em situações de emergência e crise, quando as empresas começam a ser procuradas, concomitantemente, por um grande número de profissionais de imprensa. 

II – O anúncio das regras do encontro e sua duração, a apresentação da(s) fonte(s), os questionamentos dos jornalistas e a distribuição de press-kits aos profissionais de imprensa integram o ritual da  entrevista coletiva.

III – Antes ou depois de uma entrevista coletiva, é obrigação dos entrevistados realizarem o atendimento individual a alguns jornalistas, em função dos prazos de fechamento, das diferentes naturezas dos veículos e de sua imagem no mercado.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Recontextualizado pela nova dinâmica da mundialialização, o jornalismo se deparou com questões como:

  • A.

    a predominância absoluta dos meios estatais como empresas prestadoras de serviço de notícias e reportagens, que substituíram a poderosa mídia capitalista privada;

  • B.

    a supremacia da informação sobre o entretenimento, o que fez com que os noticiários deixassem de entreter o público para única e exclusivamente deixá-lo a par da verdade e da realidade do mundo;

  • C.

    a atitude consensual das empresas midiáticas de investir mais na estruturação de conteúdos de qualidade do que em tecnologias de produção e veiculação de dados;

  • D.

    o fim da "informação sobre mídia", representada pelo documentário, o filme de ficção e o making of com temas como a criação e as rotinas produtivas de programas noticiosos e de entretenimento;

  • E.

    a nova conotação que os reality shows deram à ideia de realidade, influenciando a exploração criativa do que o jornalismo e as novas tecnologias chamaram de “realidade virtual”.

O desempenho do jornalismo no mundo global tem as seguintes características, EXCETO:

  • A.

    a significação dos acontecimentos noticiados é resultado de uma “leitura” feita não só pelo jornalista como também pelo receptor das informações;

  • B.

    a estrutura de certas reportagens veiculadas internacionalmente coloca em cena os mesmos tipos de personagens da ficção, como a "vítima", o “culpado” e o “salvador”;

  • C.

    o direcionamento dos noticiários para consumidores específicos eliminou as matérias nas quais o receptor é afetado pelo sofrimento de pessoas diferentes dele;

  • D.

    os comentários sobre determinados fatos contextualizam certos atores através de denominações generalizantes de etnia, religião ou localização;

  • E.

    os conteúdos amadores produzidos pelos gadgets dos cidadãos comuns devem ser levados em conta quando se quer exibir o flagrante do fato.

A globalização está relacionada ao que se chama de “sociedade da informação”. Nesse contexto, o jornalista deve saber que os conteúdos que produz podem ser veiculados através da “conexão que transmite em alta velocidade uma grande quantidade de dados", o que pode ser definido como:

  • A.

    e-commerce:

  • B.

    banda larga;

  • C.

    navegador;

  • D.

    ferramenta de busca;

  • E.

    home page.

Em situações de crise, uma empresa compra espaço editorial em veículos de circulação nacional, para publicar a sua versão diante de um determinado fato ou contexto. Este conteúdo também pode ser enviado à imprensa. A respeito desta ação de divulgação, analise as afirmativas a seguir.

I - O texto e a linguagem de uma nota oficial devem prezar pela clareza e objetividade, respeitando o estilo e a credibilidade de uma reportagem jornalística.

II - A publicação de uma nota oficial como matéria paga contribui para reduzir boatos, dúvidas e anseios da opinião pública e da imprensa em relação aos fatos.

III – Assim como um position paper. a nota oficial tem o conteúdo definidop pelo alto escalão de uma empresa, mas sua elaboração pode envolver a assessoria de imprensa.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

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