Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um press release convida a imprensa para uma entrevista coletiva com determinada autoridade e um especialista, avisando que serão divulgados, sob embargo, os dados de uma pesquisa inédita no país. Neste caso, a expressão "sob embargo" significa que:
as reportagens com os dados e as informações da pesquisa devem ser veiculadas apenas depois da entrevista coletiva;
os jornalistas só poderão ter acesso aos dados e informações se comparecem fisicamente à entrevista coletiva;
a divulgação dos dados e informações de interesse da mídia nacional será feita de acordo com o perfil e a linguagem de cada veículo;
os veículos apenas publicarão os dados da pesquisa sob a forma de notas curtas, criando alarmismo sobre a entrevista que ainda será concedida;
o acesso de jornalistas de vários veículos ao mesmo conteúdo é a garantia de que as reportagens veiculadas serão idênticas.
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Uma assessoria de comunicação divulga, para a imprensa em geral, um texto com informações básicas sobre o tema, o personagem central, a data, o horário e o local de uma entrevista coletiva referente a um assunto de interesse nacional. Em relação à tipologia dos press releases, este texto caracteriza um:
comunicado;
aviso de pauta;
release segmentado;
boletim de pauta;
release de cobertura.
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As informações enviadas por e-mail sob a forma de press releases e sugestões de pauta têm mais chance de despertar o interesse da mídia quando:
são encaminhadas para o veículo certo, independentemente da editoria;
são encaminhadas para a editoria certa, independentemente do veículo;
a lista de jornalistas destinatários permanece a mesma por muito tempo, devido à alta rotatividade nas redações;
se dirigem ao maior número possível de jornalistas na estrutura de cada redação;
o assessor conhece e respeita os prazos de fechamento de cada veículo.
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Para atualizar um mailing list personalizado, o assessor de imprensa deve:
checar o expediente dos veículos;
telefonar para o editor chefe de cada veículo;
enviar e-mails diários à redação, até obter a informação desejada;
distribuir brindes e solicitar retorno;
recorrer aos colegas com os quais possua laços de amizade.
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O documento conhecido como auditoria de imagem é resultado da análise comparativa entre as informações divulgadas pela assessoria de imprensa e o que foi publicado na mídia. Sua característica principal é a apresentação de um relatório com dados sobre:
o comportamento da imprensa em relação à empresa, durante um período de tempo indeterminado;
as ações de divulgação jornalística de uma empresa, o mercado em que ela atua e a sua concorrência;
os fatores que sintetizam e minimizam o aproveitamento positivo ou negativo do material enviado à imprensa;
a economia das ações de divulgação, comparandose o espaço das notícias com os preços do anúncio publicitário;
as dificuldades dos assessores de imprensa na divulgação da imagem institucional da organização.
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A respeito das entrevistas coletivas, analise as afirmativas a seguir
I A convocação de uma entrevista coletiva é um recurso útil em situações de emergência e crise, quando as empresas começam a ser procuradas, concomitantemente, por um grande número de profissionais de imprensa.
II O anúncio das regras do encontro e sua duração, a apresentação da(s) fonte(s), os questionamentos dos jornalistas e a distribuição de press-kits aos profissionais de imprensa integram o ritual da entrevista coletiva.
III Antes ou depois de uma entrevista coletiva, é obrigação dos entrevistados realizarem o atendimento individual a alguns jornalistas, em função dos prazos de fechamento, das diferentes naturezas dos veículos e de sua imagem no mercado.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa III estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Comunicação Social - Jornalismo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Recontextualizado pela nova dinâmica da mundialialização, o jornalismo se deparou com questões como:
a predominância absoluta dos meios estatais como empresas prestadoras de serviço de notícias e reportagens, que substituíram a poderosa mídia capitalista privada;
a supremacia da informação sobre o entretenimento, o que fez com que os noticiários deixassem de entreter o público para única e exclusivamente deixá-lo a par da verdade e da realidade do mundo;
a atitude consensual das empresas midiáticas de investir mais na estruturação de conteúdos de qualidade do que em tecnologias de produção e veiculação de dados;
o fim da "informação sobre mídia", representada pelo documentário, o filme de ficção e o making of com temas como a criação e as rotinas produtivas de programas noticiosos e de entretenimento;
a nova conotação que os reality shows deram à ideia de realidade, influenciando a exploração criativa do que o jornalismo e as novas tecnologias chamaram de realidade virtual.
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O desempenho do jornalismo no mundo global tem as seguintes características, EXCETO:
a significação dos acontecimentos noticiados é resultado de uma leitura feita não só pelo jornalista como também pelo receptor das informações;
a estrutura de certas reportagens veiculadas internacionalmente coloca em cena os mesmos tipos de personagens da ficção, como a "vítima", o culpado e o salvador;
o direcionamento dos noticiários para consumidores específicos eliminou as matérias nas quais o receptor é afetado pelo sofrimento de pessoas diferentes dele;
os comentários sobre determinados fatos contextualizam certos atores através de denominações generalizantes de etnia, religião ou localização;
os conteúdos amadores produzidos pelos gadgets dos cidadãos comuns devem ser levados em conta quando se quer exibir o flagrante do fato.
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A globalização está relacionada ao que se chama de sociedade da informação. Nesse contexto, o jornalista deve saber que os conteúdos que produz podem ser veiculados através da conexão que transmite em alta velocidade uma grande quantidade de dados", o que pode ser definido como:
e-commerce:
banda larga;
navegador;
ferramenta de busca;
home page.
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Em situações de crise, uma empresa compra espaço editorial em veículos de circulação nacional, para publicar a sua versão diante de um determinado fato ou contexto. Este conteúdo também pode ser enviado à imprensa. A respeito desta ação de divulgação, analise as afirmativas a seguir.
I - O texto e a linguagem de uma nota oficial devem prezar pela clareza e objetividade, respeitando o estilo e a credibilidade de uma reportagem jornalística.
II - A publicação de uma nota oficial como matéria paga contribui para reduzir boatos, dúvidas e anseios da opinião pública e da imprensa em relação aos fatos.
III Assim como um position paper. a nota oficial tem o conteúdo definidop pelo alto escalão de uma empresa, mas sua elaboração pode envolver a assessoria de imprensa.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa III estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas.
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