Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No jornalismo, o editorial tem como principal característica:

  • A.

    a veiculação exclusiva na internet e em revistas e diários impressos, devido à essência textual de seu formato, incompatível com os meios eletrônicos;

  • B.

    a covardia de distorcer os fatos para apenas veicular os interesses pessoais e políticos do dono da mídia noticiosa na qual é publicado;

  • C.

    ser sinônimo de ombudsman, já que questiona a linha editorial do veículo, aponta os erros cometidos por seus profissionais e dá espaço para a reclamação dos consumidores;

  • D.

    isentar-se de opiniões que possam comprometer a imparcialidade do jornal, fazendo uso apenas de informações factuais para não expressar seu ponto de vista editorial;

  • E.

    possuir traços estilísticos que, além de acompanhar o perfil do veículo, tentam produzir um conceito de opinião digno de credibilidade.

Ao "conjunto de diretrizes que definem as linhas editoriais de um determinado veículo de comunicação” dá-se o nome de:

  • A.

    fechamento da edição;

  • B.

    divisão em editorias;

  • C.

    política editorial;

  • D.

    editoração eletrônica;

  • E.

    índice da edição.

Ao colocar, no corpo da matéria jornalística impressa, um entretítulo com tipologia e entrelinhamento diferentes dos usados no texto, o jornalista está usando o que se chama:

  • A.

    manchete;

  • B.

    suelto;

  • C.

    retranca;

  • D.

    título interno;

  • E.

    chamada de capa.

Assinale a alternativa na qual a possibilidade textual ou técnica de edição está definida de forma correta.

  • A.

    Olho- Pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior e colocado em uma janela.

  • B.

    Selo- rede de pontos regulares que formam um padrão de cores para reproduções em ofsete.

  • C.

    Tarja- conjugação de recursos visuais e textos curtos para apresentar informações de maneira atraente e sucinta.

  • D. Infográfico-marca usada pela editoria para diferenciar um de seus produtos.
  • E.

    Retícula-cercadura de fios grossos usada para destacar um texto na página.

As duas informações essenciais à mensuração de resultados por meio da clipagem eletrônica de informações na internet são:

  • A.

    identificação do veículo e quantidade de caracteres da matéria na página;

  • B.

    centimetragem e editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada;

  • C.

    dia e hora exatos da publicação e centimetragem;

  • D.

    quantidade de caracteres da matéria na página e centimetragem;

  • E.

    editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada e identificação do veículo.

A entrevista é um processo clássico utilizado pelo jornalismo para a apuração de informações. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.

I - Executivos que têm como atribuição profissional conceder entrevistas são treinados por suas assessorias de imprensa para acentuar o registro de suas visões pessoais acerca dos temas abordados.

II – Algumas fontes de informação conhecem as técnicas de edição em rádio e televisão e articulam suas falas para dificultar o momento do corte e tentar aumentar o tempo de exposição das entrevistas nas reportagens.

III – O repórter deve evitar reações apaixonadas e adotar um comportamento equilibrado, mesmo quando for alvo de uma eventual provocação ofensiva do entrevistado.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

A organização de almoços entre jornalistas e suas fontes e as visitas de grupos de profissionais da imprensa à linha de produção de uma fábrica são exemplos de ações que:

  • A.

    contribuem apenas para desgastar a imagem do assessor de imprensa diante dos jornalistas que não constarem na lista de convidados para os eventos;

  • B.

    representam desperdício de verba da assessoria de imprensa e de seus clientes, em comparação com o que é publicado após os eventos;

  • C.

    podem não render retorno sob a forma de notícia publicada, mas aprimoram o relacionamento dos jornalistas com as organizações e suas fontes;

  • D.

    sempre possuem um excelente retorno de mídia, especialmente porque os jornalistas fazem a cobertura dos acontecimentos em tempo real;

  • E.

    funcionam exclusivamente para revistas semanais de informação, rádios do segmento all-news e programas de televisão com formato distinto de um telejornal.

Em um organismo empresarial, as atividades voltadas para os empregados integram um movimento estratégico que ajuda a construir a sua reputação no mercado. Neste sentido, as ações comunicacionais direcionadas ao público interno devem adotar como diretriz:

  • A.

    a disseminação do conhecimento exclusivamente para os funcionários que ocupam cargos de iniciantes;

  • B.

    a publicidade dos casos de sucesso e das iniciativas exemplares ocorridas na organização;

  • C.

    o estímulo à competição desmedida entre os gerentes, que gere ou otimize os resultados financeiros;

  • D.

    a restrição à expressão dos empregados, evitando prejuízos à imagem e à produtividade da empresa;

  • E.

    a exclusão de informações sobre remuneração e benefícios, porque elas só interessam aos Recursos Humanos.

Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.

  • A.

    Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.

  • B.

    É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.

  • C.

    Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.

  • D.

    Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.

  • E.

    Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a “teoria crítica da Escola de Frankfurt”, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.

O paradigma culturológico da comunicação trabalha com modelos que apontam para uma prática jornalística na qual as significações estão relacionadas à:

  • A.

    relevância dada ao contexto histórico dos meios noticiosos e ao imaginário social do público;

  • B.

    diferenciação que o público e os jornais fazem entre o vivido e o simbólico, sem nunca misturá-los;

  • C.

    ausência de ideologias no noticiamento factual que abrange a vida cotidiana dos indivíduos;

  • D.

    preponderância do realismo factual como fonte exclusiva de reportagens, entrevistas e perfis;

  • E.

    ruptura com a mitologia diante da rapidez dos acontecimentos históricos transmitidos pelos noticiários.

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