Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um veículo de comunicação empresarial destina-se ao público interno e externo, abordando os assuntos de forma analítica, veiculando ideias e projetos da organização e complementando o noticiário factual. Este tipo de veículo é chamado:

  • A.

    outdoor;

  • B.

    boletim;

  • C.

    videojornal;

  • D.

    intranet;

  • E.

    revista.

As técnicas básicas de redação jornalística estipulam que o texto factual do repórter deve evitar:

  • A.

    o máximo de informação no mínimo de espaço, sem detrimento da qualidade da notícia;

  • B.

    os adjetivos que, mesmo sem ter caráter informativo, dão imponência, sensação e impacto a qualquer notícia;

  • C.

    a organização muito precisa das informações que componham textos caracterizados pela coesão e a coerência;

  • D.

    a utilização de várias palavras em substituição a um único termo, para aumentar o vocabulário do receptor;

  • E.

    a narração de detalhes que provoquem o interesse humano do leitor, ouvinte, telespectador ou internauta pelo fato noticiado.

Sobre as técnicas básicas da redação jornalística, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O local mais adequado para aprender a escrever são as redações dos veículos noticiosos porque, além de contar com os gentis ensinamentos de jornalistas experientes, o repórter iniciante não pode ser cobrado em função do dead line.

  • B.

    Para elaborar uma boa matéria, basta que o jornalista coloque de lado sua capacidade imaginativa, uma vez que sua função é a de transpor o fato para o texto, sem perder tempo com as possibilidades que este fato tem de esconder, anunciar ou prever informações.

  • C.

    A maior vantagem da redação jornalística está no fato de que, para produzir um texto de alta qualidade, o repórter precisa seguir uma única “receita”, que tem que ser usada para narrar qualquer tipo de acontecimento: optar pela ordem direta em frases curtas que simplifiquem a história contada.

  • D.

    Na elaboração do texto jornalístico, o repórter deve contar o que presenciou e apurou, escrevendo a partir do ponto de vista do cidadão comum para que as informações e os conhecimentos complexos sejam traduzidos em dados compreensíveis.

  • E.

    Como o texto jornalístico utiliza a técnica do lide e o formato da pirâmide invertida, os fatos narrados pelos veículos noticiosos não têm que ter uma estrutura composta por início / meio / fim, que é usada apenas para contar histórias ficcionais.

A vantagem do uso de equipamentos de gravadores de áudio durante as entrevistas individuais está na:

  • A.

    certeza de ter um prazo maior para a transcrição, a edição e a revisão das informações dadas;

  • B.

    inibição do entrevistado, que deixará de dar declarações espontâneas e poupará o tempo da rotina produtiva do veículo;

  • C.

    facilidade do processo, apesar de ser indispensável o uso, ao mesmo tempo, de caneta e bloco de anotações;

  • D.

    preservação do registro literal das informações, caso seja necessária uma referência futura a elas;

  • E.

    economia de tempo, uma vez que a capacidade de armazenamento dos aparelhos é o que determina o tempo da conversa.

O jornalismo impresso transmite informações por meio de uma linguagem contemporânea, agradável e gramaticalmente correta. Uma característica básica e indispensável ao texto jornalístico diário é o uso de:

  • A.

    rebuscamentos, para restringir o conteúdo aos leitores eruditos;

  • B.

    substantivos sempre depois dos adjetivos que o modificam;

  • C.

    palavras técnicas em cada frase, para aumentar a importância de notícias simples;

  • D.

    verbos na voz ativa e a supressão, quando possível, dos verbos auxiliares;

  • E.

    sentenças em ordem inversa, para imprimir mais classe à reportagem.

Assinale a alternativa na qual a regra de redação jornalística para veículos impressos está em desacordo com a norma culta da língua portuguesa.

  • A.

    Os números inteiros de zero a dez são escritos por extenso, assim como cem e mil.

  • B.

    As aspas estão presentes nas citações diretas e podem ser eliminadas quando as citações diretas são precedidas por travessão.

  • C.

    As iniciais minúsculas são sempre preservadas nas referências a órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

  • D.

    Os algarismos devem ser usados para informar datas, horas, endereços e resultados de competições esportivas.

  • E.

    As siglas são redigidas por extenso quando aparecerem no texto pela primeira vez.

A respeito das técnicas utilizadas na redação de reportagens veiculadas na mídia impressa, analise as afirmativas a seguir

I – Em uma forma incomum de apresentação do texto, o repórter pode posicionar fatos de crescente importância no meio da matéria, após a introdução e antes das informações culminantes e derradeiras, para criar um suspense e atrair a atenção do público para a continuidade da leitura.

II – Na “pirâmide invertida”, os fatos principais são apresentados logo no primeiro parágrafo, oferecendo ao leitor um resumo da reportagem para que ele desista de ler o texto todo, saltando logo para a notícia seguinte.

III – Nem sempre é necessário que todos os assuntos apresentados no lide de uma reportaegm figurem em seu desdobramento, apesar desta técnica de redação ter a intenção de conduzir os leitores à sequencia da matéria.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

No Brasil, a atuação das assessorias de imprensa vai além de sua função básica de administração do trânsito de informações e do relacionamento entre jornalistas e fontes de informação. Esta situação se explica porque:

  • A.

    a área de comunicação organizacional, que tem as suas especificidades, abriu o campo de atuação desses profissionais;

  • B.

    a atividade desses profissionais se voltou para as áreas de Relações Públicas e de administração dos Recursos Humanos;

  • C.

    o mercado entende que esses profissionais podem atuar nos campos específicos do marketing e do patrocínio;

  • D.

    esses profissionais sabem que, maior que a preocupação com imprensa, é sua boa atuação como “vendedor”;

  • E.

    o surgimento das mídias sociais fez com que a atividade desses profissionais não fosse mais necessária.

À atividade de uma assessoria de imprensa que consiste em "confirmar o recebimento de um material de divulgação, o aproveitamento de um assunto no noticiário ou a presença dos veículos de comunicação em uma entrevista coletiva” dá-se o nome de:

  • A.

    checklist;

  • B.

    multilogue;

  • C.

    follow up;

  • D.

    position paper;

  • E.

    media training.

Assinale a alternativa que define o procedimento correto do assessor de imprensa que acaba de divulgar um press release com informações que demandarão dados complementares por parte dos jornalistas.

  • A.

    Enviar estes dados cerca de uma hora após a remessa do press release original e checar o recebimento apenas no horário de fechamento dos veículos.

  • B.

    Impedir a divulgação desses dados até que dois veículos do mesmo segmento demonstrem interesse por eles.

  • C.

    Priorizar o envio desses dados apenas para a mídia impressa, uma vez que o telejornalismo e o radiojornalismo não necessitam de dados exatos.

  • D.

    Nunca segmentar os dados de acordo com os interesses regionais, mesmo nos casos em que a divulgação ocorre em todo o país.

  • E.

    Organizar os documentos sobre esses dados, para que eles sejam disponibilizados e acessados rapidamente quando forem solicitados por um veículo.

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