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Das seis fases propostas por Sérgio Mattos para historicizar a evolução da televisão no Brasil, é possível afirmar que a fase populista, situada entre 1964 e 1975, é marcada pelo (a):
popularização do controle remoto, que abalou a hegemonia da Rede Globo, por meio de um fenômeno conhecido como zapping.
exportação de produções brasileiras, especialmente de novelas, que transformaram o Brasil num país popular internacionalmente.
disseminação dos canais pagos, que, com o barateamento das assinaturas, tornaram-se populares nos grandes centros urbanos.
uso cotidiano do videoteipe e do videocassete doméstico, tecnologias que permitiram a popularização da linguagem televisual.
barateamento dos aparelhos de TV, diminuição da importação de produções estrangeiras e aumento da produção nacional de telenovelas e programas de auditório.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito do processo de globalização nos meios de comunicação, assinale a afirmativa correta.
O Brasil continuou recebendo uma forte influência do modelo europeu.
Ocorre um cenário de co-presença de todas as nações, guardadas as ressalvas das desigualdades.
A unificação planetária reforça os laços nacionais internos.
O produto, e não o quanto se compra dele, é o que mais importa.
A globalização acabou com a cultura do efêmero.
Ciro Marcondes Filho (2000) situa a fase do quarto jornalismo a que se inicia com a informatização nos anos 70 e se estende até a atualidade. Entre as características dessa fase, marcada pelas modificações tecnológicas, está (ão):
a profissionalização e a divisão de tarefas na redação, no sentido de privilegiar a divisão por editorias e valorizar o jornalista especialista.
o privilégio do texto e dos dados numéricos em relação à imagem, valorizando os profissionais responsáveis pela redação de matérias longas e repletas de retrancas.
a crise na imprensa escrita e a emergência do jornalismo colaborativo, marcado pela interatividade e pela democratização na emissão de conteúdos noticiosos.
a valorização dos meios digitais e audiovisuais, que, apostando na complexidade dos recursos tecnológicos, afastam o receptor da produção noticiosa.
a transmissão em tempo real valorizando as manchetes exclamativas em letras garrafais.
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A transmissão via Internet de áudio e vídeo, sem que o conteúdo necessite de download, é conhecida como:
narrowcasting.
broadcasting.
streaming.
banding.
webring.
Analise as afirmativas sobre a Era de Ouro do Rádio (1930- 1950):
I. O rádio movimentava a indústria cultural no Brasil, e os discos precisavam do veículo para alavancar suas vendas.
II. As emissoras de rádio dependiam dos filmes para melhorar sua audiência.
III. O rádio era um veículo ágil, que as pessoas podiam transportar e tinha uma audiência mais individual do que coletiva.
IV. O rádio foi o veículo de integração nacional, usado pelo governo como instrumento de propaganda.
Assinale:
se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A lâmpada que serve como sinal de controle e que acende para indicar que determinada fonte de vídeo está em uso é denominada:
cisc.
worm.
tally.
key.
footcandle.
A chegada da TV ao Brasil provocou uma série de mudanças nas características do rádio.
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao perder verbas publicitárias, o veículo teve que adotar formatos mais econômicos.
II. O rádio perde o caráter popular, tornando-se um veículo mais erudito, principalmente com a operação das FMs no fim dos anos 1960.
III. O governo deixa de patrocinar o rádio, destinando toda a verba publicitária para a televisão.
IV. Por ter perdido o poder estratégico, o rádio consegue escapar do cerco da censura durante o governo militar.
V. Com o começo das transmissões em FM foram plantadas as sementes para a retomada econômica do rádio.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas a afirmativa IV estiver correta.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as alternativas III e V estiverem corretas.
A respeito dos programas de editoração eletrônica, que hoje constituem valioso recurso de edição, é correto afirmar que:
facilitam sobremodo a execução, em tempo recorde, de tarefas burocráticas, tais como a redação de jornais, livros, boletins, catálogos, malas diretas, folhetos e fôlderes publicitários.
originam softwares de grande utilidade em toda composição gráfica moderna, por sua extraordinária informalidade e por interfaces agradáveis, em especial as de programas de ativação de um WordEditor.
permitem que um digitador, operando um micro com vídeo, una o escritório moderno às artes gráficas, criando documentos como páginas da web, folhetos, pôsteres, catálogos, boletins informativos e elementos gráficos.
constituem poderosos instrumentos de criação textual, tal como o layout (disposição de elementos verbais, não-verbais e imagens em uma peça infográfica), além da configuração rápida de desenhos tridimensionais.
exigem de todos os processadores, em condições de executar versões atuais dos softwares da área, que disponham no mínimo de 216MB de memória RAM para ilustração vetorial.
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A respeito das características de uma radioweb, assinale a afirmativa correta.
Somente as emissoras de rádio que têm concessão do Governo Federal podem utilizar a internet para transmitir sua programação.
A qualidade do áudio de uma radioweb é a mesma das transmissões em AM, FM ou OC.
Uma radioweb é uma emissora de áudio que utiliza a Internet para transmitir sua programação.
Conhecer o público é o que menos importa numa radioweb.
Uma radioweb não necessita de estúdio. O som é o que menos importa. A única exigência é que a programação esteja sempre atualizada.
Atrações garantidas no rádio, consumo garantido nos produtos. Com base nessa premissa, os anunciantes estrangeiros mudaram a programação do rádio comercial brasileiro: os programas eram criados por meio da relação cada vez mais sólida entre emissora e anunciante...
Com base no texto acima, assinale a afirmativa correta.
O Estado teve enorme influência na implantação do rádio no Brasil, coordenando desde a formação das emissoras até o conteúdo de cada uma.
A Rádio Nacional, encampada pelo Estado, se comportava como uma emissora comercial, sem qualquer diferencial em termos de programação.
O modelo brasileiro de radiodifusão é liberal, assim como o modelo adotado na Europa.
Os programas não poderiam ter nomes de produtos estrangeiros, devido ao acentuado nacionalismo da época.
As agências de publicidade só cuidavam do conteúdo comercial, deixando o restante da produção com a emissora contratada.
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