Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Assinale a alternativa que não corresponda aos quatro tipos clássicos de recepção de mensagens radiofônicas, segundo Abraham Moles.

  • A.

    ambiental

  • B.

    natural

  • C.

    companhia

  • D.

    atenção concentrada

  • E.

    seleção intencional

Em seu estudo sobre a história das teorias da comunicação, Mattelart (2003) aponta que “a primeira peça do dispositivo conceitual da corrente da Mass Communication Research data de 1927”, referindo-se a Harold Lasswell e aos impactos da propaganda. Em relação a essa corrente teórica, é incorreto afirmar que:

  • A.

    os meios de difusão são instrumentos dispensáveis para a “gestão governamental das opiniões”.

  • B.

    mais econômica que a violência e a corrupção, a propaganda é o único meio de suscitar a adesão das massas, indo, assim, ao encontro das idéias democráticas.

  • C.

    a propaganda pode ser usada para boas ou para más finalidades.

  • D.

    mídia e propaganda agem no modelo da “agulha hipodérmica”.

  • E.

    a visão instrumental da propaganda consagra a representação da onipotência da mídia, considerada uma ferramenta de “circulação eficaz dos símbolos”.

De acordo com Muniz Sodré (2002), não é possível fazer a prova sociológica da influência televisiva como causa determinante, em última instância, de uma vitória eleitoral. Assinale a alternativa que exemplifique corretamente o que diz o autor.

  • A.

    A mídia dominante controlada pelo presidente peruano Alberto Fujimori desfavoreceu o candidato da oposição à presidência em 2000, Alejandro Toledo, que, valendo-se de sua origem quíchua, conseguiu ir para o segundo turno.

  • B.

    A vitória de Jacques Chirac, em 1988, comprova a tese de que o voto responde positivamente à maneira manipulativa do Grande Irmão orwelliano.

  • C.

    É reconhecidamente falaciosa a idéia da legitimação pelo regime de visibilidade pública hegemônico ou a possibilidade de que alguém vote em um político simplesmente porque ele aparece no espaço publicitário legal que lhe foi reservado.

  • D.

    A chamada “agenda midiática do democracismo comercial” é sinônima da absoluta doutrinação de idéias em consciências dispostas como tábula rasa, principalmente em períodos de eleição presidencial.

  • E.

    As avaliações estritamente políticas do papel da televisão no processo eleitoral de 1994 minimizam o peso dado à manipulação das imagens “globais” no polêmico debate final entre os dois candidatos à Presidência da República.

Ao conceber visualmente um anúncio, deve-se:

  • A.

    buscar o desequilíbrio informal dos elementos, distribuindoos simetricamente na diagonal do quadro oferecendo mais dinamismo à leitura do texto.

  • B.

    evitar o uso da cor, pois, além de encarecer e dificultar a impressão, ela funciona como elemento de distração tirando a atenção do produto anunciado.

  • C.

    facilitar a legibilidade e conferir dinamismo ao texto, priorizando o uso de caracteres desenhados e em itálico, oriundos de diferentes famílias de tipos.

  • D.

    usar ilustrações para aumentar o índice de atenção ao anúncio e induzir a leitura do texto demonstrando ou reforçando as afirmações nele contidas.

  • E.

    buscar o equilíbrio formal dos elementos, distribuindo-os assimetricamente na horizontal do quadro oferecendo organicidade à leitura do texto.

De acordo com a teoria instrumentalista e com os estudos sobre as estratégias de distorção das notícias, o padrão de manipulação definido pela “combinação de graus de distorção utilizados para fazer a população enxergar uma realidade artificialmente inventada” é denominado padrão de:

  • A.

    indução.

  • B.

    ocultação.

  • C.

    fragmentação.

  • D.

    inversão.

  • E.

    globalização.

Ao tratar do jornalismo empresarial, afirma-se que o house organ é, antes de tudo, um jornal. Mas, ao ser um instrumento de comunicação da organização, deve fazer parte de uma estratégia.

Nesse contexto, é possível afirmar que o house organ:

  • A.

    interessa prioritariamente ao público externo, pois traz informações sigilosas sobre o cotidiano da empresa.

  • B.

    prioriza o discurso laudatório na medida em que é uma concessão paga pela direção da empresa.

  • C.

    pauta-se pelo interesse dos empregados, conscientizandoos no sentido de exigir responsabilidade social da empresa e participação nos lucros.

  • D.

    reflete a cultura da empresa, tendo identidade visual, texto e gêneros jornalísticos adequados ao perfil dos leitores.

  • E.

    destina-se aos veículos de comunicação, fornecendo balanço financeiro e relatórios de produção redigidos sob forma de release.

No tocante à nomenclatura oficial do campo da comunicação social, o verbete flash incorpora diferentes definições, exceto a de:

  • A.

    nota breve.

  • B.

    lâmpada descartável.

  • C.

    software para a criação de animações.

  • D.

    tipo de lide.

  • E.

    variação rápida na rotação de um disco.

O conceito de “espiral do silêncio”, desenvolvido pela alemã Elizabeth Noelle-Neuman, ajuda a explicar a relação entre a mídia e a opinião pública. A respeito dessa idéia, analise as afirmativas a seguir:

I. O medo da solidão social faz com que as pessoas escondam opiniões contrárias à ideologia majoritária.

II. Os meios de comunicação tendem a rejeitar as opiniões dominantes, tendo em vista sua função social questionadora.

III. Na mídia, o excesso de exposição de determinados temas é um dos mecanismos condicionantes da teoria da espiral.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

Em termos gerais, a “teoria do espelho” diz que o jornalismo:

  • A.

    reflete a subjetividade do observador dos acontecimentos.

  • B.

    separa fatos e opiniões, evitando a subjetividade.

  • C.

    inverte a ordem narrativa dos fatos, por meio da pirâmide invertida.

  • D.

    difunde uma realidade artificialmente construída.

  • E.

    propaga a visibilidade de pontos de vista e opiniões.

Para Gaudêncio Torquato (2002), os fluxos de comunicação constituem os caminhos, os desvios e os degraus que a comunicação interna no ambiente empresarial atravessa, e sua complexidade depende do tipo de organização. Algumas, mais abertas e menos burocráticas, mesmo com o risco do by pass, estimulam a troca de informações entre um subordinado e um superior localizado em outra área ou departamento. Essa seria a característica do fluxo:

  • A.

    diagonal.

  • B.

    descendente.

  • C.

    lateral.

  • D.

    reto.

  • E.

    espiral.

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