Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
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De acordo com a Constituição da República, de 1988, cabe ao Congresso Nacional apreciar atos de outorga relativos a concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
Conforme o parágrafo 2º do Artigo 223 da Constituição, a nãorenovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo:
dois quintos do Congresso Nacional, em votação secreta.
três quartos do Congresso Nacional, em votação nominal.
três quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.
três quartos do Congresso Nacional, em votação secreta.
dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.
Segundo o Artigo 12 do Código Brasileiro de Auto- Regulamentação Publicitária, a publicidade governamental, bem como a de empresas subsidiárias, autarquias, empresas públicas, departamentos, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e agentes oficiais da União, dos Estados, dos Territórios, dos Municípios e do Distrito Federal, salvo proibição legal, deve:
ser normatizada por instrumento oficial específico que atente para as especificidades de seus fins.
se conformar a esse código da mesma forma que a publicidade realizada pela iniciativa privada.
ter como agenciador profissional reconhecidamente especializado ou empresa devidamente qualificada.
firmar contrato para planejamento, execução e veiculação somente por meio de licitação pública.
se eximir desse código, por ser distinta tanto da publicidade comercial quanto da propaganda partidária.
O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, em seu Artigo 41, protege a criatividade e a originalidade, condenando o anúncio que tenha por base o plágio ou a imitação, ressalvados os casos em que:
o recurso se refere a tema folclórico que integra o patrimônio cultural do país.
a obra reproduzida ou interpretada está prestes a se tornar de domínio público.
a imitação é comprovadamente um deliberado e evidente artifício artístico.
a referência cita marcas ou conceitos concebidos e empregados fora do país.
a confusão proposital está reconhecidamente relacionada a outro anunciante.
O Art. 221 do Capítulo V da Constituição Federal diz que:
a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País.
a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto na Constituição.
compete ao Poder Executivo outorgar e renovar a concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.
a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão à promoção da cultura nacional e regional e ao estímulo à produção independente que objetive sua divulgação.
os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
Os produtos audiovisuais quase sempre envolvem algum aspecto ligado à lei de direitos autorais, que permite determinadas exceções para a liberação do uso de material com registro de autor. Essas exceções estão descritas em uma cláusula denominada:
patente.
domínio público.
uso permitido.
obra órfã.
copyright.
Não é infração praticada na execução dos serviços de radiodifusão:
interromper a execução dos serviços por 10 dias consecutivos, exceto quando houver justa causa.
destruir os textos dos programas, inclusive noticiosos, devidamente autenticados, antes de decorrido o prazo de 10 dias contados a partir da data de sua transmissão.
transmitir ou utilizar total ou parcialmente as emissões de estações congêneres, nacionais ou estrangeiras, sem estar por elas previamente autorizada.
criar situação que possa resultar em perigo de vida.
não retransmitir os programas oficiais dos Poderes da República.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a afirmativa que apresente uma característica que não pertence ao que Arthur da Távola conceitua como sendo um rádio de alta estimulação.
apresenta uma programação mobilizadora
usa de estímulos sonoros permanentes
tem muitos serviços e esportes
mostra seriedade e distanciamento
aproxima-se da comunidade
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
H. Lasswell afirma que o ato comunicativo consiste em responder às seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeito? Essa percepção contribuiu para a formalização do processo comunicativo, o que consolidou o pensamento da corrente:
frankfurtiana.
funcionalista.
Cultural Studies.
estruturalista.
midiológica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A hipótese da agenda setting é o agendamento que a mídia realiza junto ao receptor. De seus conceitos básicos, podemos dizer que a __________ se refere à valorização individual do receptor a um assunto noticiado.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.
consonância
onipresença
saliência
relevância
centralidade
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