Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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  • A.

    Modelagem Tridimensional.

  • B.

    Optical Character Recognition – OCRs.

  • C.

    Animação.

  • D.

    DeskTop Publishing – Editoração Eletrônica.

  • E.

    Autoria de Multimídia.

De acordo com a Constituição da República, de 1988, cabe ao Congresso Nacional apreciar atos de outorga relativos a concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Conforme o parágrafo 2º do Artigo 223 da Constituição, a nãorenovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo:

  • A.

    dois quintos do Congresso Nacional, em votação secreta.

  • B.

    três quartos do Congresso Nacional, em votação nominal.

  • C.

    três quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

  • D.

    três quartos do Congresso Nacional, em votação secreta.

  • E.

    dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

Segundo o Artigo 12 do Código Brasileiro de Auto- Regulamentação Publicitária, a publicidade governamental, bem como a de empresas subsidiárias, autarquias, empresas públicas, departamentos, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e agentes oficiais da União, dos Estados, dos Territórios, dos Municípios e do Distrito Federal, salvo proibição legal, deve:

  • A.

    ser normatizada por instrumento oficial específico que atente para as especificidades de seus fins.

  • B.

    se conformar a esse código da mesma forma que a publicidade realizada pela iniciativa privada.

  • C.

    ter como agenciador profissional reconhecidamente especializado ou empresa devidamente qualificada.

  • D.

    firmar contrato para planejamento, execução e veiculação somente por meio de licitação pública.

  • E.

    se eximir desse código, por ser distinta tanto da publicidade comercial quanto da propaganda partidária.

O Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, em seu Artigo 41, protege a criatividade e a originalidade, condenando o anúncio que tenha por base o plágio ou a imitação, ressalvados os casos em que:

  • A.

    o recurso se refere a tema folclórico que integra o patrimônio cultural do país.

  • B.

    a obra reproduzida ou interpretada está prestes a se tornar de domínio público.

  • C.

    a imitação é comprovadamente um deliberado e evidente artifício artístico.

  • D.

    a referência cita marcas ou conceitos concebidos e empregados fora do país.

  • E.

    a confusão proposital está reconhecidamente relacionada a outro anunciante.

O Art. 221 do Capítulo V da Constituição Federal diz que:

  • A.

    “a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País”.

  • B.

    “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto na Constituição”.

  • C.

    “compete ao Poder Executivo outorgar e renovar a concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal”.

  • D.

    “a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão à promoção da cultura nacional e regional e ao estímulo à produção independente que objetive sua divulgação”.

  • E.

    “os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio”.

Os produtos audiovisuais quase sempre envolvem algum aspecto ligado à lei de direitos autorais, que permite determinadas exceções para a liberação do uso de material com registro de autor. Essas exceções estão descritas em uma cláusula denominada:

  • A.

    patente.

  • B.

    domínio público.

  • C.

    uso permitido.

  • D.

    obra órfã.

  • E.

    copyright.

Não é infração praticada na execução dos serviços de radiodifusão:

  • A.

    interromper a execução dos serviços por 10 dias consecutivos, exceto quando houver justa causa.

  • B.

    destruir os textos dos programas, inclusive noticiosos, devidamente autenticados, antes de decorrido o prazo de 10 dias contados a partir da data de sua transmissão.

  • C.

    transmitir ou utilizar total ou parcialmente as emissões de estações congêneres, nacionais ou estrangeiras, sem estar por elas previamente autorizada.

  • D.

    criar situação que possa resultar em perigo de vida.

  • E.

    não retransmitir os programas oficiais dos Poderes da República.

Assinale a afirmativa que apresente uma característica que não pertence ao que Arthur da Távola conceitua como sendo um rádio de “alta estimulação”.

  • A.

    apresenta uma programação mobilizadora

  • B.

    usa de estímulos sonoros permanentes

  • C.

    tem muitos serviços e esportes

  • D.

    mostra seriedade e distanciamento

  • E.

    aproxima-se da comunidade

H. Lasswell afirma que “o ato comunicativo consiste em responder às seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Em que canal? Para quem? Com que efeito?” Essa percepção contribuiu para a formalização do processo comunicativo, o que consolidou o pensamento da corrente:

  • A.

    frankfurtiana.

  • B.

    funcionalista.

  • C.

    Cultural Studies.

  • D.

    estruturalista.

  • E.

    midiológica.

A hipótese da “agenda setting” é o agendamento que a mídia realiza junto ao receptor. De seus conceitos básicos, podemos dizer que a __________ se refere à valorização individual do receptor a um assunto noticiado.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    consonância

  • B.

    onipresença

  • C.

    saliência

  • D.

    relevância

  • E.

    centralidade

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