Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O controle-mestre chama o switcher pela RTS e avisa ao editor ou ao coordenador do programa a entrar no ar que o IP será de 200.
A partir do trecho acima, assinale a afirmativa correta.
O programa em exibição terá esse tempo extra de produção.
O programa em exibição terá esse tempo de produção.
Os breaks do programa terão esse tempo entre os blocos.
O internet protocol da versão on-line do programa deverá ser editado com este tempo de exibição.
O break entre o programa que está sendo exibido e o que entrará no ar terá esse tempo.
A estação no território nacional que transmite sinais para um satélite em órbita é chamada de:
up link.
cross link.
down link.
linear link.
composite link.
Um canal ou emissora de televisão recebe uma fita com um programa a ser exibido no dia seguinte. Nela, há uma etiqueta amarela com a inscrição PAL.
Para fazer uma cópia em NTSC, o sinal deverá passar para:
transponder.
decoder.
encoder.
transcoder.
timecoder.
Em uma ilha não-linear, a representação gráfica do conteúdo de um filme ou de uma matéria está no:
bin.
viewer.
browser.
timeline.
DVE.
O operador de controle-mestre exibe os programas e breaks com base no(a):
timecode.
identificação da fita.
relatório da produção.
lista de execução.
lista de exibição.
O tipo de ligação entre um CCU e uma mesa de corte que melhor preserva a qualidade do sinal, levando-se em conta que os tipos listados estão presentes em ambos os equipamentos, é o:
S-video.
componente.
composto.
SDI.
DVE.
Na tela, o movimento horizontal de texto ou gráficos é denominado:
fusão.
crawl.
safe time.
cartela.
geração.
Um estúdio de transmissão, ensaio ou gravação, com apenas uma única sala, é chamado de Estúdio de Operação Automática. Quando duas ou mais salas são utilizadas em conjunto, a sala onde fica a técnica é chamada de:
sala de atuação.
sala de controle.
sala de microfones.
estúdio de gravação.
estúdio de edição.
O texto que permanece no ar enquanto o background, o foreground e os efeitos de key fazem transição (inserido após a saída do sistema de efeitos de vídeo), é inserido em um:
luminance keyer.
downstream keyer.
chroma key.
linear key.
aliasing key.
Originalmente encontrada no cinema, a animação se baseava na filmagem quadro-a-quadro de desenhos ou bonecos decompostos em cada estágio de seus movimentos. A projeção transmitia a impressão de movimento contínuo. A produção de animação por meio de computadores alterou substancialmente essa composição, sendo suas características imediatas:
reprodução de desenhos figurativos ou abstratos que parecem adquirir vida em virtude de movimentos simulados por computação gráfica.
apresentação de desenhos e sombras que, pela interposição de recursos de animação computadorizados, movem-se com naturalidade.
utilização de truques de filmagem que, por meio de grafismos computadorizados, combinam com imagens capturadas por meios analógicos.
construção de animated captions, utilizando-se câmera Oxberry, de chromakey e ADO para a obtenção de efeitos especiais.
produção de efeitos de animação por meio de processos digitais, mediante o uso de softwares de computação gráfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...