Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O controle-mestre chama o switcher pela RTS e avisa ao editor ou ao coordenador do programa a entrar no ar que o IP será de 2’00”.

A partir do trecho acima, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O programa em exibição terá esse tempo extra de produção.

  • B.

    O programa em exibição terá esse tempo de produção.

  • C.

    Os breaks do programa terão esse tempo entre os blocos.

  • D.

    O internet protocol da versão on-line do programa deverá ser editado com este tempo de exibição.

  • E.

    O break entre o programa que está sendo exibido e o que entrará no ar terá esse tempo.

A estação no território nacional que transmite sinais para um satélite em órbita é chamada de:

  • A.

    up link.

  • B.

    cross link.

  • C.

    down link.

  • D.

    linear link.

  • E.

    composite link.

Um canal ou emissora de televisão recebe uma fita com um programa a ser exibido no dia seguinte. Nela, há uma etiqueta amarela com a inscrição “PAL”.

Para fazer uma cópia em NTSC, o sinal deverá passar para:

  • A.

    transponder.

  • B.

    decoder.

  • C.

    encoder.

  • D.

    transcoder.

  • E.

    timecoder.

Em uma ilha não-linear, a representação gráfica do conteúdo de um filme ou de uma matéria está no:

  • A.

    bin.

  • B.

    viewer.

  • C.

    browser.

  • D.

    timeline.

  • E.

    DVE.

O operador de controle-mestre exibe os programas e breaks com base no(a):

  • A.

    timecode.

  • B.

    identificação da fita.

  • C.

    relatório da produção.

  • D.

    lista de execução.

  • E.

    lista de exibição.

O tipo de ligação entre um CCU e uma mesa de corte que melhor preserva a qualidade do sinal, levando-se em conta que os tipos listados estão presentes em ambos os equipamentos, é o:

  • A.

    S-video.

  • B.

    componente.

  • C.

    composto.

  • D.

    SDI.

  • E.

    DVE.

Na tela, o movimento horizontal de texto ou gráficos é denominado:

  • A.

    fusão.

  • B.

    crawl.

  • C.

    safe time.

  • D.

    cartela.

  • E.

    geração.

Um estúdio de transmissão, ensaio ou gravação, com apenas uma única sala, é chamado de “Estúdio de Operação Automática”. Quando duas ou mais salas são utilizadas em conjunto, a sala onde fica a técnica é chamada de:

  • A.

    sala de atuação.

  • B.

    sala de controle.

  • C.

    sala de microfones.

  • D.

    estúdio de gravação.

  • E.

    estúdio de edição.

O texto que permanece no ar enquanto o background, o foreground e os efeitos de key fazem transição (inserido após a saída do sistema de efeitos de vídeo), é inserido em um:

  • A.

    luminance keyer.

  • B.

    downstream keyer.

  • C.

    chroma key.

  • D.

    linear key.

  • E.

    aliasing key.

Originalmente encontrada no cinema, a animação se baseava na filmagem quadro-a-quadro de desenhos ou bonecos decompostos em cada estágio de seus movimentos. A projeção transmitia a impressão de movimento contínuo. A produção de animação por meio de computadores alterou substancialmente essa composição, sendo suas características imediatas:

  • A.

    reprodução de desenhos figurativos ou abstratos que parecem adquirir vida em virtude de movimentos simulados por computação gráfica.

  • B.

    apresentação de desenhos e sombras que, pela interposição de recursos de animação computadorizados, movem-se com naturalidade.

  • C.

    utilização de truques de filmagem que, por meio de grafismos computadorizados, combinam com imagens capturadas por meios analógicos.

  • D.

    construção de animated captions, utilizando-se câmera Oxberry, de chromakey e ADO para a obtenção de efeitos especiais.

  • E.

    produção de efeitos de animação por meio de processos digitais, mediante o uso de softwares de computação gráfica.

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