Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A exemplo das Relações Públicas, também o marketing deve estar atento à opinião pública porque:

  • A.

    a questão essencial à qual esses profissionais devem fazer face diz respeito à maior consciência possível do que seja o interesse público, constantemente redefinido pela opinião de variados segmentos de público.

  • B.

    tal como ocorre com relacionistas, profissionais de marketing de relacionamento se situam ante a necessidade de conhecer a opinião pública, além de sua responsabilidade em guiá-la e modelá-la.

  • C.

    em última análise, a opinião pública é aquilo que, coletivamente, o público faz com que ela seja, servindo assim como trunfo estratégico para investidas relacionistas ou mercadológicas que o tenham como alvo.

  • D.

    relacionismo bem realizado e ação mercadológica bem- -sucedida são os que conhecem e consideram relevante a opinião pública, sabendo que, ao fazer valer sua opinião, o público se liberta de todo conformismo.

  • E.

    em sentido amplo, relacionismo e marketing pressupõem que�� a opinião pública seja uma coleção de opiniões individuais e expressões de atitude que podem ser alteradas para a satisfação de interesses comerciais.

Com relaçao ao layout do estúdio para gravações musicais no rádio, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Os cantores devem ficar mais próximos dos instrumentos ruidosos para não perder o ritmo.

  • B.

    O maestro ou líder não deve ver todos os músicos.

  • C.

    O arranjo espacial não deve inibir os efeitos estéreos exigidos para o balanço final do som.

  • D.

    Os músicos não precisam ouvir os outros músicos.

  • E.

    Os músicos não precisam se ver no estúdio de rádio.

As intenções da pesquisa e a seleção da população definem a metodologia a ser aplicada. Com relação aos métodos de pesquisa de opinião pode-se afirmar que:

  • A.

    nas discussões em grupo, as reuniões são conduzidas sem a presença de um moderador.

  • B.

    nos inquéritos de opinião, os dois elementos essenciais são a amostragem e o questionário.

  • C.

    na entrevista não diretiva, o entrevistador segue uma lista de perguntas.

  • D.

    pela observação direta, documentos expõem os fenômenos sociais.

  • E.

    na observação indireta, além da entrevista, podem-se usar métodos de opiniões e atitudes.

Com relação à função de relações públicas, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Controla o grau de “má vontade” da mídia em relação a uma instituição.

  • B.

    Produz mensagens não planejadas e as fornece aos meios de comunicação.

  • C.

    Elabora estratégias de vendas voltadas para o consumidor final.

  • D.

    Designa recursos financeiros para a promoção de eventos institucionais.

  • E.

    Está concentrado nos relacionamentos criados entre uma instituição e seus diferentes públicos.

Com relação às teorias da notícia no rádio, analise as seguintes afirmativas:

I. Há autores que separam radiojornalismo e rádio informativo.

II. O radiojornalismo se aprofunda nos assuntos e o rádio informativo não tem transmissões ao vivo.

III. O rádio informativo cresce de importância nos momentos em que sua agilidade é mais exigida.

IV. Apesar da grande agilidade nos momentos históricos, o rádio não pode se tornar protagonista.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.

Na realização de uma Pesquisa de Opinião Pública, não são etapas essenciais:

  • A.

    definição do problema e levantamentos sobre o estado da questão.

  • B.

    estabelecimento de objetivos principais e objetivos secundários.

  • C.

    planejamento (amostragem, cronograma etc.) e execução do trabalho.

  • D.

    preparação para pesquisa posterior, dando continuidade ao tema abordado.

  • E.

    análise dos resultados, formulação das conclusões e redação do relatório final.

Uma assessoria de comunicação se encarrega de divulgar determinada organização para a mídia.

A respeito da atuação de uma assessoria de comunicação encarregada de divulgar determinada organização para a mídia, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O dever do assessor é, antes de tudo, resguardar os modos de ser e agir das organizações, defendendo-as do oportunismo de jornalistas interessados em questioná-las e investigá-las.

  • B.

    As empresas jornalísticas têm a responsabilidade e o dever de facilitar a prestação de informações sobre os procedimentos e as atitudes adotados por organizações públicas ou privadas.

  • C.

    Os jornalistas tornam-se cada vez mais dependentes dos produtos informativos difundidos pelas organizações como forma de assegurar as dimensões política, social e ética de sua profissão.

  • D.

    A democracia inclui o direito da organização a difundir suas idéias, atuar em sua defesa quando necessário e levar ao conhecimento público o trabalho que desenvolve.

  • E.

    Os meios de comunicação jornalísticos assumiram postura acrítica e reativa frente às estratégias definidas pelo marketing em sua tarefa de estabelecer o papel das organizações na sociedade.

A respeito da leitura das cartas dos ouvintes no rádio, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Escolha apenas uma carta das muitas que chegam e comente-a a todo momento.

  • B.

    A carta longa deve ser lida de uma só vez e integralmente, para passar credibilidade.

  • C.

    Uma carta com muitas perguntas deve ser respondida em um só programa.

  • D.

    O ritmo da voz de quem lê as cartas não deve ser variado.

  • E.

    O endereço completo do remetente da carta não deve ser lido no ar.

Em relação aos tipos de técnicas de coleta de dados para Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:

  • A.

    na amostra probabilística, há uma seleção baseada em critérios de intencionalidade e conveniência.

  • B.

    na amostra não-probabilística, há um maior grau de representatividade.

  • C.

    o universo da pesquisa se refere ao conjunto de pessoas com características comuns e informação sobre o tema.

  • D.

    toda pesquisa engloba apenas parte do universo, configurando-se como de amostragem.

  • E.

    a definição do tamanho da amostra e os critérios para seleção são obtidos sempre de forma aleatória.

Um acidente operacional, uma mercadoria com prazo de validade vencido, um alto executivo da empresa envolvido em um escândalo de corrupção, uma embalagem que não apresenta a quantidade que declara são alguns exemplos do que pode levar a uma crise de imagem institucional.

Em situações como essas, espera-se que o assessor de imprensa:

  • A.

    convoque imediatamente uma entrevista exclusiva e apresente todo o histórico positivo da empresa, bem como seus planos para o futuro, evitando questionamentos sobre a situação que motivou a crise.

  • B.

    atue como porta-voz, impedindo o contato direto entre jornalistas e executivos da empresa e negando qualquer fato que possa prejudicar a imagem institucional.

  • C.

    envie aos meios de comunicação anúncios e matérias a serem veiculadas sob pagamento no sentido de coibir a apuração jornalística do assunto que motivou a crise.

  • D.

    entre em contato com editores e executivos das empresas de comunicação, negociando informações exclusivas para aqueles que garantirem uma abordagem favorável à empresa no noticiário.

  • E.

    oriente o assessorado a receber os jornalistas e prestar as informações solicitadas, assumindo as responsabilidades sobre o que motivou a crise e divulgando as providências tomadas para minimizar os seus efeitos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...