Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A exemplo das Relações Públicas, também o marketing deve estar atento à opinião pública porque:
a questão essencial à qual esses profissionais devem fazer face diz respeito à maior consciência possível do que seja o interesse público, constantemente redefinido pela opinião de variados segmentos de público.
tal como ocorre com relacionistas, profissionais de marketing de relacionamento se situam ante a necessidade de conhecer a opinião pública, além de sua responsabilidade em guiá-la e modelá-la.
em última análise, a opinião pública é aquilo que, coletivamente, o público faz com que ela seja, servindo assim como trunfo estratégico para investidas relacionistas ou mercadológicas que o tenham como alvo.
relacionismo bem realizado e ação mercadológica bem- -sucedida são os que conhecem e consideram relevante a opinião pública, sabendo que, ao fazer valer sua opinião, o público se liberta de todo conformismo.
em sentido amplo, relacionismo e marketing pressupõem que a opinião pública seja uma coleção de opiniões individuais e expressões de atitude que podem ser alteradas para a satisfação de interesses comerciais.
Com relaçao ao layout do estúdio para gravações musicais no rádio, assinale a afirmativa correta.
Os cantores devem ficar mais próximos dos instrumentos ruidosos para não perder o ritmo.
O maestro ou líder não deve ver todos os músicos.
O arranjo espacial não deve inibir os efeitos estéreos exigidos para o balanço final do som.
Os músicos não precisam ouvir os outros músicos.
Os músicos não precisam se ver no estúdio de rádio.
As intenções da pesquisa e a seleção da população definem a metodologia a ser aplicada. Com relação aos métodos de pesquisa de opinião pode-se afirmar que:
nas discussões em grupo, as reuniões são conduzidas sem a presença de um moderador.
nos inquéritos de opinião, os dois elementos essenciais são a amostragem e o questionário.
na entrevista não diretiva, o entrevistador segue uma lista de perguntas.
pela observação direta, documentos expõem os fenômenos sociais.
na observação indireta, além da entrevista, podem-se usar métodos de opiniões e atitudes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Com relação à função de relações públicas, assinale a afirmativa correta.
Controla o grau de má vontade da mídia em relação a uma instituição.
Produz mensagens não planejadas e as fornece aos meios de comunicação.
Elabora estratégias de vendas voltadas para o consumidor final.
Designa recursos financeiros para a promoção de eventos institucionais.
Está concentrado nos relacionamentos criados entre uma instituição e seus diferentes públicos.
Com relação às teorias da notícia no rádio, analise as seguintes afirmativas:
I. Há autores que separam radiojornalismo e rádio informativo.
II. O radiojornalismo se aprofunda nos assuntos e o rádio informativo não tem transmissões ao vivo.
III. O rádio informativo cresce de importância nos momentos em que sua agilidade é mais exigida.
IV. Apesar da grande agilidade nos momentos históricos, o rádio não pode se tornar protagonista.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
Na realização de uma Pesquisa de Opinião Pública, não são etapas essenciais:
definição do problema e levantamentos sobre o estado da questão.
estabelecimento de objetivos principais e objetivos secundários.
planejamento (amostragem, cronograma etc.) e execução do trabalho.
preparação para pesquisa posterior, dando continuidade ao tema abordado.
análise dos resultados, formulação das conclusões e redação do relatório final.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Uma assessoria de comunicação se encarrega de divulgar determinada organização para a mídia.
A respeito da atuação de uma assessoria de comunicação encarregada de divulgar determinada organização para a mídia, assinale a afirmativa correta.
O dever do assessor é, antes de tudo, resguardar os modos de ser e agir das organizações, defendendo-as do oportunismo de jornalistas interessados em questioná-las e investigá-las.
As empresas jornalísticas têm a responsabilidade e o dever de facilitar a prestação de informações sobre os procedimentos e as atitudes adotados por organizações públicas ou privadas.
Os jornalistas tornam-se cada vez mais dependentes dos produtos informativos difundidos pelas organizações como forma de assegurar as dimensões política, social e ética de sua profissão.
A democracia inclui o direito da organização a difundir suas idéias, atuar em sua defesa quando necessário e levar ao conhecimento público o trabalho que desenvolve.
Os meios de comunicação jornalísticos assumiram postura acrítica e reativa frente às estratégias definidas pelo marketing em sua tarefa de estabelecer o papel das organizações na sociedade.
A respeito da leitura das cartas dos ouvintes no rádio, assinale a afirmativa correta.
Escolha apenas uma carta das muitas que chegam e comente-a a todo momento.
A carta longa deve ser lida de uma só vez e integralmente, para passar credibilidade.
Uma carta com muitas perguntas deve ser respondida em um só programa.
O ritmo da voz de quem lê as cartas não deve ser variado.
O endereço completo do remetente da carta não deve ser lido no ar.
Em relação aos tipos de técnicas de coleta de dados para Pesquisa de Opinião é correto afirmar que:
na amostra probabilística, há uma seleção baseada em critérios de intencionalidade e conveniência.
na amostra não-probabilística, há um maior grau de representatividade.
o universo da pesquisa se refere ao conjunto de pessoas com características comuns e informação sobre o tema.
toda pesquisa engloba apenas parte do universo, configurando-se como de amostragem.
a definição do tamanho da amostra e os critérios para seleção são obtidos sempre de forma aleatória.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Um acidente operacional, uma mercadoria com prazo de validade vencido, um alto executivo da empresa envolvido em um escândalo de corrupção, uma embalagem que não apresenta a quantidade que declara são alguns exemplos do que pode levar a uma crise de imagem institucional.
Em situações como essas, espera-se que o assessor de imprensa:
convoque imediatamente uma entrevista exclusiva e apresente todo o histórico positivo da empresa, bem como seus planos para o futuro, evitando questionamentos sobre a situação que motivou a crise.
atue como porta-voz, impedindo o contato direto entre jornalistas e executivos da empresa e negando qualquer fato que possa prejudicar a imagem institucional.
envie aos meios de comunicação anúncios e matérias a serem veiculadas sob pagamento no sentido de coibir a apuração jornalística do assunto que motivou a crise.
entre em contato com editores e executivos das empresas de comunicação, negociando informações exclusivas para aqueles que garantirem uma abordagem favorável à empresa no noticiário.
oriente o assessorado a receber os jornalistas e prestar as informações solicitadas, assumindo as responsabilidades sobre o que motivou a crise e divulgando as providências tomadas para minimizar os seus efeitos.
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