Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estouro do rádio na Internet aconteceu graças ao surgimento da tecnologia ______, que permitiu a audição de gravações via Internet em tempo real.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

  • A.

    MP3

  • B.

    RealAudio

  • C.

    Browser

  • D.

    Mini disc

  • E.

    Dat

Sobre a elaboração do instrumento de pesquisa, é correto afirmar que:

  • A.

    o questionário se inicia com texto sobre objetivos da pesquisa, buscando cooperação do entrevistado.

  • B.

    o questionário estruturado possui perguntas fechadas e abertas, e o semi-estruturado, apenas fechadas.

  • C.

    em toda pesquisa, deve ser indicado que as respostas ao questionário não serão confidenciais e anônimas.

  • D.

    perguntas abertas permitem maior profundidade e impedem obtenção de respostas irrelevantes e repetidas.

  • E.

    perguntas fechadas facilitam na comparação entre as respostas e permitem liberdade total de resposta.

Com relação ao rádio via Internet, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    É essencialmente desterritorializado e não-massivo.

  • B.

    Permite a recepção em partes remotas do globo.

  • C.

    Estabelece uma relação contínua entre emissor e receptor.

  • D.

    Permite a recuperação de programas já exibidos.

  • E.

    Qualquer pessoa pode ter uma web radio.

Em um questionário de Opinião Pública, tem-se a seguinte pergunta:

“Quais os dois aspectos positivos de um parlamentar? (assinale 2 opções)

(1) Honesto (2) Presente (3) Empreendedor

(4) Popular (5) Influente (6) NS/NR”

A escala de medição que deve ser utilizada é a:

  • A.

    escala nominal: opções de resposta independentes e sem relação ou classificação entre si.

  • B.

    escala ordinal: algum tipo de ordem e classificação entre as categorias de respostas.

  • C.

    escala de Likert: para avaliar grau de concordância com determinada afirmação.

  • D.

    escala comparativa: para fazer comparação entre duas situações.

  • E.

    escala de ordenação: para o ordenamento hierárquico das alternativas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A rádio de alta estimulação é mobilizadora graças ao uso de estímulos sonoros permanentes.

II. A rádio de alta estimulação atinge as classes mais altas porque faz pensar.

III. A rádio de baixa estimulação está voltada para as classes mais baixas pois não faz pensar.

IV. A linguagem radiofônica de baixa estimulação deriva do tom adotado pelas emissoras públicas da 2ª Guerra Mundial.

V. A rádio de baixa estimulação é menos urgente.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

A pesquisa de Opinião Pública pode ser realizada por diferentes técnicas de coletas de dados. Sobre os tipos (telefônica, presencial e por internet) é correto afirmar que:

  • A.

    a pesquisa presencial pode alcançar amostras inacessíveis aos outros métodos.

  • B.

    a pesquisa telefônica possui um custo maior em relação à pesquisa presencial.

  • C.

    a pesquisa por internet é a que mais permite discussões entre entrevistado e entrevistador.

  • D.

    na aplicação presencial do questionário não há a possibilidade de uso de recursos visuais.

  • E.

    na pesquisa telefônica, entrevistas simultâneas retardam a aplicação de questionários.

Em relação às especificidades jornalísticas dos meios impressos, eletrônicos e digitais atuais, pode-se afirmar que:

  • A.

    a durabilidade e a segmentação típicas das revistas impressas mostram como a “briga” pelo consumidor e pela receita publicitária é localizada, o que significa dizer que as revistas concorrem entre si e não com outros meios.

  • B.

    o rádio tem a possibilidade de informar o fato no momento em que ele ocorre, mas seu aprofundamento depende da realização de mesas-redondas, entrevistas e comentários, o que nem sempre é possível.

  • C.

    a guerra pela audiência televisiva gerou tantas distorções na concepção e na produção dos telejornais que, para minimizar o risco de tirar noticiários do ar, as emissoras evitam repetir fórmulas das concorrentes.

  • D.

    a maioria dos sites surgiu como veículos interativos e personalizados, mas a massificação da internet fez com que eles se tornassem reprodutores dos conteúdos publicados em papel.

  • E.

    a maioria das revistas impressas tem forte circulação regional, a programação do rádio é marcadamente nacional e a produção para a televisão e a internet encontra-se centralizada no eixo Rio–São Paulo.

Suponha que uma pesquisa de opinião tenha como objetivo principal obter a proporção de pessoas adultas de uma certa comunidade favoráveis a um projeto da prefeitura dessa comunidade. Uma amostra aleatória de domicílios da comunidade foi selecionada, e todas as pessoas adultas foram entrevistadas.

A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A.

    as unidades elementares da população-alvo são os domicílios da comunidade.

  • B.

    a população-alvo é constituída por todos os domicílios da comunidade.

  • C.

    as unidades amostrais são as pessoas adultas da comunidade.

  • D.

    as unidades elementares da população-alvo são as pessoas adultas da comunidade.

  • E.

    a população-alvo é constituída por todas as pessoas da comunidade.

Os estudos sobre o discurso das mídias apontam que, por ser o domínio do visual e do som, a televisão combina os sistemas semiológicos da imagem e da palavra. Em relação a esta, o testemunho é um tipo de enunciação que tem as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    o fato de ser uma forma de enunciação que revela a existência de uma realidade com a qual o enunciador teve contato

  • B.

    a instauração do imaginário da “verdade verdadeira”

  • C.

    a possibilidade de ser produzido por um sujeito anônimo ou por um sujeito que tenha certa notoriedade

  • D.

    a qualidade de mostrar que a verdade é fragmentada e parcial em vez de ter valor único e autêntico

  • E.

    a declaração desprovida de análise ou julgamento

Assinale a pesquisa em que não seria adequado o uso de um questionário estruturado com questões fechadas.

  • A.

    uma secretaria de saúde quer estimar a proporção de pessoas infectadas por um determinado vírus

  • B.

    um fabricante deseja entender a razão da escolha de um determinado produto

  • C.

    o prefeito de uma cidade necessita saber se a grande maioria da população é favorável a um determinado projeto da prefeitura

  • D.

    a Secretaria de Emprego e Renda de um município necessita estimar o total de desempregados no município

  • E.

    uma faculdade quer estimar o salário médio dos recémformados de um determinado curso

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...