Questões de Comunicação Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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É CORRETO afirmar que:

  • A.

    Off-set é o processo mais adequado para a impressão de jornais por utili-zar o papel em bobinas.

  • B.

    Cromalin e prova de prelo são sistemas de impressão de provas gráficas, que fazem parte do processo de pré-impressão.

  • C.

    Tipografia é um processo de impressão em plano ideal para a confecção de peças gráficas com fotografias em P&B.

  • D.

    A escolha do papel correto para cada peça gráfica deve considerar o pro-cesso de impressão que será utilizado e o objetivo da comunicação, não de-vendo sofrer influência do custo para não comprometer o resultado final.

Em relação ao planejamento de comunicação, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    O planejamento se refere às concepções globais ou estratégicas que in-cluem todos os elementos necessários à consecução de um objetivo, e para tal deve incluir avaliação e ajustes constantes.

  • B.

    A etapa de definição de estratégias implica a escolha da mídia, dos veícu-los e dos tipos de campanha.

  • C.

    São etapas do planejamento de comunicação: o levantamento de infor-mações, a análise situacional, a tomada de decisões e definições, implantação, execução, controle e avaliação.

  • D.

    A definição do tipo de campanha deve fazer parte do planejamento de comunicação, podendo ser utilizada a campanha institucional, a coopera-da, de promoção, de incentivo, de promoção de vendas ou a campanha guarda-chuva.

No livro A prática da reportagem, Ricardo Kotscho faz algumas considerações sobre a especialização dos jornalistas dentro das redações. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde às colocações do autor.

  • A.

    As nove áreas clássicas de especialização da reportagem são: Cidade, Polícia, Política, Economia, Educação e Saúde, Ciência e Tecnologia, Esportes, Artes e Espetáculos.

  • B.

    O repórter de "geral" atua quando há um caso não previsto no organograma ou quando os repórteres especializados estão todos ocupados.

  • C.

    A reportagem social, no Brasil, equivale à apuração para as colunas sociais, que investigam a vida da alta sociedade.

  • D.

    É na editoria de Polícia que o leitor encontra o Brasil real, o reverso do Brasil oficial dos gabinetes, decretos e discussões teóricas.

Ao narrar suas experiências no dia-a-dia, Ricardo Kotscho diz que o que realmente diferencia um jornal do outro (e, em conseqüência, um repórter do outro) é a sua capacidade de transformar pequenos fatos que fazem o dia-adia da cidade, do país e do mundo em matérias boas de ler.

De acordo com o autor citado, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    Em média um jornal cobre cem assuntos por dia, e não há pauteiro, por mais genial que seja, capaz de criar cem pautas brilhantes para atender todos os repórteres.

  • B.

    O crescimento dos jornais e das redações tornou necessária a instituição da pauta, principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias.

  • C.

    Apesar da instituição da pauta, cultivar "fontes" e garimpar bons assuntos, além de se manter sempre ligado, são formas de produzir boas matérias.

  • D.

    A pauta deve ser sempre cumprida. Ela contém as perguntas a serem feitas. Você deve evitar sempre fazer perguntas que não constem da pauta.

Falando sobre as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina, citando Juarez Bahia, no livro "Notícia - Um produto a venda", define formulações da mensagem na estrutura do jornal. Numere os termos da 1ª coluna de acordo com o sentido correspondente de cada um, representado na 2ª coluna, respeitando as definições da autora:

  • A. 3,2,4,1
  • B. 2,4,1,2
  • C. 3,1,4,2
  • D. 4,2,1,3

Ainda explicando as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina fala sobre o tratamento da cultura de massa dentro do jornal. Considerando a obra citada, coloque nos parênteses V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:

A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:

  • A. V,V,F,V
  • B. F,V,V,F
  • C. V,F,F,V
  • D. V,V,V,F

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando os tipos de matérias veiculadas em jornais empresariais, segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, Francisco

Gaudêncio Torquato do Rego: A numeração CORRETA encontrada é:

 

  • A. 3,2,4,1
  • B. 4,2,1,3
  • C. 3,1,4,2
  • D. 2,4,3,1

Segundo Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, as publicações jornalísticas empresariais detêm algumas características específicas. Assinale a afirmativa CORRETA:

  • A.

    As publicações empresariais, enquanto veículos jornalísticos, devem ter periodicidade, isto é, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares.

  • B.

    Para assumir seu atributo de universalidade, essas publicações não devem apresentar informações sobre áreas ou programas da empresa.

  • C.

    Toda mensagem de interesse da comunidade deve ser objeto de informação das publicações empresariais.

  • D.

    Nas publicações empresariais, o critério menos válido para determinar o conceito de notícia na empresa é a própria política empresarial.

Ainda segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, a comunicação da empresa com seus públicos interno e externo deve seguir alguns princípios. Assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    Para comunicar-se com o ambiente externo, as empresas geralmente usam uma série de veículos que não são, em sua maioria, da área jornalística: relatórios, balanços, folhetos promocionais, "folders" e manuais.

  • B.

    Os jornais, revistas e boletins não constituem os principais canais de comunicação da empresa com os públicos externos.

  • C.

    Jornais, revistas e boletins são apropriados para a comunicação da empresa com a sua comunidade.

  • D.

    As publicações internas não são os instrumentos mais apropriados para resolver problemas gerados pela burocratização e não estabelecem pontes informais entre os empregados.

Para Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, no livro "Jornalismo Empresarial", os efeitos gerados sobre os empregados pelas publicações internas são, entre outros, os seguintes, EXCETO:

  • A.

    Melhor compreensão do negócio da empresa, conduzindo à maior eficiência.

  • B.

    Sentimento de união e posse entre os empregados e as unidades dentro de uma empresa ou grupo ramificado.

  • C.

    Sentimento de isolamento no processo produtivo.

  • D.

    Oportunidade para os empregados se exprimirem e ventilarem suas opiniões, sentindo que estão tomando parte nos assuntos da empresa.

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