Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No jargão jornalístico, suíte significa

  • A. resumo da manchete da edição.
  • B. assunto principal do suplemento do dia.
  • C. cobertura especial de um evento.
  • D. sequência de uma notícia, em edições subsequentes.
  • E. notícia fria.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de texto que é o principal texto de opinião em um órgão de informação e que representa, tradicionalmente, o ponto de vista desse órgão de informação sobre um importante tema da atualidade e pode não ser assinado (subentende-se uma assinatura coletiva).

  • A. artigo
  • B. editorial
  • C. coluna
  • D. crônica
  • E. escalada

Lide é o nome que se dá ao primeiro parágrafo do texto jornalístico informativo, no qual as perguntas principais cobre um acontecimento (“o quê”, “quem”, “quando”, “como”, “onde” e “por quê”) devem ser respondidas. No Brasil, o segundo parágrafo do texto jornalístico informativo é, muitas vezes, chamado de

  • A. apêndice.
  • B. sumário.
  • C. sublide.
  • D. cabeça.
  • E. interlide.

A nota simples, apresentada por âncoras ou apresentadores de telejornal, também é chamada de

  • A. nota coberta.
  • B. nota pé.
  • C. nota pelada.
  • D. passagem.
  • E. stand up.

Notícias de gaveta são

  • A. matérias quentes, que devem ser divulgadas imediatamente.
  • B. matérias frias, sem urgência de publicação, e que podem sair em edições posteriores de um jornal.
  • C. matérias quentes, mas sem urgência de publicação.
  • D. matérias quentes, mas cujo off não foi checado.
  • E. matérias frias, mas com urgência de divulgação.

Como gênero, a crônica é associada mais comumente ao jornalismo

  • A. informativo.
  • B. interpretativo.
  • C. noticioso.
  • D. opinativo.
  • E. narrativo.

Não é exemplo de aplicação de portais corporativos o

  • A. portal com ênfase em suporte à decisão.
  • B. portal de negócios.
  • C. portal para processamento cooperativo.
  • D. portal de informações empresariais.
  • E. portal de correio interno.

O modelo comunicativo básico dessa primeira grande escola de comunicação é o do estímulo e da resposta, que provocaria efeitos instantâneos, mecânicos e amplos, de tal forma que se uma pessoa fosse atingida pela propaganda poderia ser facilmente controlada, manipulada e levada a agir. A teoria hipodérmica e o modelo comunicativo, focado no esquema estímulo/resposta é baseado na psicologia

  • A. Gestaltista.
  • B. Analítica.
  • C. Behaviorista.
  • D. Construtivista.
  • E. Associativa.

Em produção gráfica, o nome dado à margem extragrande entre duas páginas opostas é

  • A. medianiz.
  • B. borda longa.
  • C. margem.
  • D. grid.
  • E. borda curta.

A hipótese cuja influência das comunicações de massa permanece incompreensível se não se considerar a sua importância em relação aos critérios de experiência e aos contextos situacionais do público é a hipótese

  • A. da agenda setting.
  • B. dos usos e gratificações.
  • C. da identidade de grupo.
  • D. do condicionamento individual.
  • E. da ação comunicativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...