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Acerca da comunicação dirigida, assinale a alternativa correta.
A comunicação dirigida é aquela que procura difundir externamente mensagens restritas à construção da imagem institucional da organização.
Festas de confraternização, anúncios por televisão e constituição de ombudsman são exemplos de ações de comunicação dirigida.
A comunicação dirigida divulga mensagens específicas, mas voltadas para um público heterogêneo, visando melhor segmentá-lo.
As comunicações dirigidas buscam o estabelecimento da comunicação limitada, orientada e frequente com um selecionado número de pessoas homogêneas e conhecidas.
As comunicações dirigidas são construídas a partir das expectativas do público consumidor e podem ser de cinco tipos: escritas, orais, interativas, aproximativas e auxiliares.
Em função do número cada vez maior de meios e veículos de comunicação, o profissional de mídia reconhece que alguns meios proporcionam maior memorização da mensagem publicitária. Entre eles, estão
o cinema e o mobiliário urbano.
a Internet e a televisão.
as mídias alternativas e a televisão.
a televisão e o rádio FM.
as revistas e os jornais.
Com base nessa realidade, e considerando a necessidade de o anunciante EMBRATUR promover o Brasil como destino turístico, é aconselhável aos gestores de comunicação desenvolver um planejamento de campanha coerente com os objetivos de comunicação que contemple as seguintes estratégias:
defesa, posicionamento e informação.
defesa, posicionamento e testemunhal.
informação, posicionamento e testemunhal.
informação, posicionamento e comparação.
informação, defesa, comparação.
A estratégia mencionada nesse texto refere-se a
orientação para o mercado.
marketing internacional.
matriz BCG.
cadeia de valores.
segmentação de mercado.
A figura acima representa a Marca Brasil, uma marca de difusão e promoção do Brasil como destino turístico no mercado internacional. Segundo o Manual da Marca Brasil, a proposta de criação da marca foi construída com base nos seguintes pontos:
Calor humano; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Moderno / competente.
Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo ); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Moderno / competente
Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Agilidade / eficiência.
Calor humano; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Agilidade / eficiência.
Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Sincretismo / encontro de crenças; Moderno / competente.
Um anúncio em mídias eletrônicas, tais como banners e links patrocinados em sítios de Internet, possui algumas características técnicas que devem ser consideradas para se decidir pelo seu uso como peças de campanhas publicitárias. Acerca do uso dos banners e links patrocinados como anúncios, assinale a alternativa correta.
Anúncios tipo banners têm como finalidades a comunicação institucional de marca e a promoção de produtos e serviços.
Banners são apropriados para inserção em grandes portais de Internet porque estes possuem público segmentado.
Links patrocinados são inadequados para veiculação em sítios de busca devido à sua forma de exposição e ao baixo retorno.
As possibilidades de segmentação pelo uso de links patrocinados são menores que aquelas em que se utilizam banners.
Em termos de relação custo-benefício, links patrocinados possuem melhor retorno que banners.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
O relacionamento com órgãos e representantes da imprensa, que são formadores de opinião, visando criar atitude favorável em relação à marca do produto e à empresa, é realizado por intermédio de
media trainning.
assessoria de imprensa.
relações públicas.
marketing de relacionamento.
programa de fidelização.
A respeito de pesquisa de marketing, assinale a alternativa correta.
Entre as vantagens da utilização de dados primários sobre dados secundários, estão o baixo custo, muitas perspectivas e variedade de dados, além do uso de fontes com alta credibilidade com dados confiáveis.
De acordo com o método de levantamento por entrevistas (pesquisas quantitativas ou survey) e questionário, essa pesquisa é executada na seguinte sequência: definição do problema e dos objetivos de pesquisa; planejamento do projeto de pesquisa; análise das informações e apresentação dos resultados.
Pesquisa exploratória é a que procura gerar hipóteses ou explicações prováveis e identificar áreas para um estudo mais aprofundado. O experimento é o método de pesquisa mais indicado para essa modalidade.
Pesquisa descritiva é aquela na qual os problemas a serem investigados estão bem definidos e, em geral, procura-se obter resultados quantitativos a respeito dos aspectos do comportamento humano ou do perfil dos consumidores.
Discussão em grupo (focus group) é o método de pesquisa qualitativa que reúne um grupo de pessoas de certo segmento de mercado com o propósito de relatar suas necessidades, seus hábitos de compra e suas atitudes em relação a temas de interesse. Difere do painel de clientes por este se realizar apenas uma vez, enquanto o focus group ocorre em mais de um encontro com o mesmo grupo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são
estratégias de comunicação dirigidas aos consumidores ou usuários de seus produtos e serviços.
públicos não ligados à organização, mas aos quais devem ser dirigidos esforços de publicidade visando à adesão deles aos objetivos da organização.
indivíduos formadores de opinião que interferem diretamente nas decisões estratégicas da organização.
dados que descrevem o perfil dos públicos interessados ou envolvidos nas ações e produtos da organização.
segmentos que mantêm relações diretas ou indiretas com ações da organização.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito relacionado às ações de marketing direcionadas para a criação de imagem favorável e de preferência para uma determinada organização ou empresa.
relações públicas
comunicação institucional
marketing institucional
marketing direto
marketing social
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