Questões de Comunicação Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Não é um recurso de edição o(a)

  • A. legenda.
  • B. barriga.
  • C. título.
  • D. sutiã.
  • E. olho.

A indicação que se faz, em veículos impressos, para o leitor sobre onde encontrar, na mesma edição, material relacionado com o que ele acaba de ler é chamada de

  • A. dedo-duro.
  • B. sumário-título.
  • C. antetítulo.
  • D. retícula.
  • E. remissão.

Considerando as informações do texto, são autores da Mass Communication Research, também chamada de escola americana:

  • A. Jurgen Habermas e Paul F. Lazarsfeld.
  • B. Harold Lasswell e Herbert Marcuse.
  • C. Stuart Hall e Erich Fromm.
  • D. Harold Lasswell e Carl Hovland.
  • E. Paul F. Lazarsfeld e Stuart Hall.

O fato relatado no texto do Observatório da Imprensa em 15/4/2014, trazendo novas perspectivas em relação à regulamentação da profissão de jornalista, ocorreu em

  • A. 2009.
  • B. 2010.
  • C. 2012.
  • D. 2013.
  • E. 2014.

A conferência é um evento mais formal e é definida como

  • A. reunião na qual um especialista ou representante de uma empresa, entidade ou governo se coloca à disposição de jornalistas para responder perguntas.
  • B. reunião promovida por entidades associativas com o objetivo de debater assuntos de um ramo profissional específico.
  • C. reunião fechada cujo objetivo é esclarecer determinado tema ou tomar alguma decisão.
  • D. apresentação de um tema informativo (geral, científico ou técnico) por uma autoridade em determinado assunto para um grande número de pessoas.
  • E. exibição pública de produção técnica, artística, industrial ou científica.

Os elementos aos quais o autor Mauro Wolf se refere no texto são chamados de

  • A. distorções involuntárias.
  • B. valores-notícia.
  • C. gatekeepers.
  • D. rotinas de bartlett.
  • E. categorias recency.

Na atividade publicitária, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) foi criado para fiscalizar as relações comerciais entre veículos, agências de publicidade e anunciantes. Nesse sentido, acompanha o cumprimento da remuneração das agências, prevista na chamada Lei da Propaganda. Assim, os veículos

  • A.

    garantem descontos às agências que compram um grande volume de mídia, conforme tendências comerciais nos países europeus.

  • B.

    remuneram as agências de propaganda em 20% sobre o valor da mídia autorizada.

  • C.

    garantem descontos às agências que compram um grande volume de mídia, conforme tendências comerciais nos países norte-americanos.

  • D.

    garantem às agências uma remuneração estipulada em suas tabelas de preço e manual de procedimentos, conforme o gênero do produto ou do serviço.

  • E.

    garantem às agências uma remuneração maior quando é utilizada a propaganda de utilidade pública (PUP).

Assinale a alternativa que está em desacordo com o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

  • A.

    A publicidade governamental, bem como a de empresas subsidiárias, autarquias, empresas públicas, departamentos, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e agentes oficiais da União, dos estados, dos territórios, dos municípios e do Distrito Federal, salvo proibição legal, não se conformam ao Código, que regulamenta a iniciativa privada.

  • B.

    A publicidade de causas, instituições sociais, fundações ou de quaisquer outras atividades ou entidades sem fins lucrativos será regida pelo Código em tudo que lhe couber.

  • C.

    A propaganda política não é capitulada no Código, pois as normas não se destinam a ela, salvo quando promovida ostensivamente e sob direta responsabilidade de partido político devidamente reconhecido.

  • D.

    Embora concebido essencialmente como instrumento de autodisciplina da atividade publicitária, o Código é também destinado ao uso das autoridades e dos tribunais como documentos de referência e fonte subsidiária no contexto da legislação da propaganda e de outras leis, decretos, portarias, normas ou instruções que direta ou indiretamente afetem ou sejam afetados pelo anúncio.

  • E.

    Os padrões éticos de conduta estabelecidos no Código devem ser respeitados por quantos estiverem envolvidos na atividade publicitária, sejam anunciantes, agências de publicidade, veículos de divulgação, sejam publicitários, jornalistas e outros profissionais de comunicação participantes do processo publicitário.

Assinale a alternativa que apresenta conceito correto de opinião pública.

  • A.

    Conjunto de opiniões que serve para direcionar o lançamento de um produto e(ou) serviço em um determinado mercado. É útil como um bom termômetro, desde que bem interpretado.

  • B.

    Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Implica, necessariamente, o conhecimento do assunto sobre o qual se opina, para redução dos riscos de interpretação.

  • C.

    Agregado de opiniões de uma sociedade. Pode ser quantitativo ou qualitativo, conforme o interesse em mapeamento e aprofundamento das preferências do consumidor.

  • D.

    Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo)que advém de uma situação objetiva (um fato concreto)e manifesta-se objetivamente. Não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina.

  • E.

    Conjunto de opiniões que inferem fatores psicológicos, sociológicos e históricos de uma comunidade. Costuma elencar, para criação de campanhas publicitárias, informações profundas acerca dos hábitos de consumo de mídia da comunidade.

No livro O poder das multidões, Jeff Howe revela um novo conceito segundo o qual as redes sociais virtuais fomentam o trabalho em equipe e indicam prioridades institucionais com base na experiência coletiva de contribuir com as instituições por meio destes canais de comunicação: site, blog, Twitter, Orkut, Facebook. Uma realidade cada vez mais inexorável, pois colabora com noções de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. Esse conceito é conhecido como

  • A.

    crossover.

  • B.

    cross-media.

  • C.

    crowdsourcing.

  • D.

    crossfoxing.

  • E.

    crossfield.

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