Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Entre o final dos anos 60 e início dos 70, foi inaugurada uma reflexão efetivamente latino-americana sobre a comunicação. Inicialmente, a pesquisa esteve vinculada a centros de pesquisa, e alguns deles editaram revistas de comunicação. Comunicación y Cultura, lançada em julho de 1973, era ligada ao

  • A.

    ININCO.

  • B.

    CIESPAL.

  • C.

    ILET

  • D.

    CEREN

  • E.

    NOMIC.

O modelo de assessoria de comunicação que valoriza o diálogo para administrar conflitos e melhorar o relacionamento com públicos estratégicos é chamado de

  • A.

    paralelo de mão única.

  • B.

    simétrico de duas-mãos.

  • C.

    promoção de imprensa.

  • D.

    assimétrico de duas vias.

  • E.

    perpendicular à mídia.

No momento de crise, a empresa deve

  • A.

    identificar o denunciante e processá-lo o quanto antes, para obter a reparação judicial.

  • B.

    evitar prestar esclarecimentos ao público interno para que o fato não interfira na produtividade.

  • C.

    agir rapidamente, prestando as informações necessárias e se dispondo a solucionar o problema.

  • D.

    atender apenas os jornalistas que se comprometerem a mostrar a matéria antes de publicá-la.

  • E.

    eleger o presidente da empresa como porta-voz, mesmo que ele não sabia lidar com a imprensa.

O efeito de vídeo criado ao filmar a imagem de primeiro plano contra um fundo pintado com cor sólida, normalmente azul ou verde, e inserir eletronicamente aquele sinal sobre um outro sinal de fundo, é chamado de

  • A.

    crab

  • B.

    prompter

  • C.

    chromakey.

  • D.

    peer to peer.

  • E.

    cutaway.

A empresa precisa manter um relacionamento constante e amistoso com a mídia. Para isso, os assessores devem encaminhar releases

  • A.

    para os principais veículos nacionais e todos os que se localizam na sua região de atuação.

  • B.

    apenas para os veículos ou editoriais adequados para o produto ou serviço que representam.

  • C.

    para todos os veículos nacionais e locais, independente do perfil dos mesmos.

  • D.

    apenas para os veículos locais impressos de forma a maximizar as chances de publicação.

  • E.

    para todos os grandes veículos nacionais que possuem endereços eletrônicos.

Em geral, produtores utilizam atacadistas em vez de vender diretamente a varejistas, desempenhando importantes funções de canal. A função de canal em que os atacadistas mantêm estoques, reduzindo, assim, os custos e os riscos de manutenção de produtos para fornecedores e clientes, é chamada de

  • A.

    quebra de lotes.

  • B.

    transporte

  • C.

    informações de mercado.

  • D.

    gerenciamento e consultoria.

  • E.

    armazenagem.

O Código de Ética do Jornalista prevê que é dever do jornalista divulgar todos os fatos que sejam de interesse

  • A.

    privado.

  • B.

    público.

  • C.

    institucional.

  • D.

    partidário.

  • E.

    parcial.

O artigo 8º do Código de Ética do Jornalista prevê que esse profissional resguardará a origem e identidade de suas fontes

  • A.

    sempre que considerar correto e necessário.

  • B.

    somente quando solicitado pela direção da empresa.

  • C.

    em qualquer situação, ainda que não seja imprescindível.

  • D.

    em nenhuma situação, sendo obrigado a informar sempre.

  • E.

    sempre que a fonte pedir, independente da opinião do jornalista.

O mecanismo que funciona como uma sintonia fina da organização com as aspirações do público consumidor, corrigindo distorções que possam gerar conflito com os interesses sociais é chamado de

  • A.

    ajuste ideológico.

  • B.

    indução de imagem.

  • C.

    esforço de marketing.

  • D.

    reforço imagético.

  • E.

    sintonia institucional.

Para desenvolver o esforço de marketing institucional, a organização deve seguir um ciclo de ações mercadológicas cuja sequência correta é

  • A.

    composição, posição, exposição e proposição.

  • B.

    posição, composição, proposição e exposição.

  • C.

    exposição, proposição, posição e composição.

  • D.

    composição, proposição, exposição e posição.

  • E.

    proposição, exposição, composição e posição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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