Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto aos cálculos usados na pesquisa de mídia, os diagramas de índices de audiência listam os dados estatísticos que fornecem ao departamento de vendas as informações necessárias para convencer possíveis patrocinadores da importância de

  • A.

    apoiar eventos esportivos ou culturais.

  • B.

    escolher entre pesquisa quantitativa ou qualitativa.

  • C.

    anunciar em certo horário ou em um programa específico.

  • D.

    financiar projetos de ordem social.

  • E.

    analisar a audiência segmentada.

Entre os veículos de comunicação não pessoal, são exemplos de mídias expositivas

  • A.

    cartazes, placas e pôsteres.

  • B.

    email e sites na WEB.

  • C.

    rádio e televisão.

  • D.

    inaugurações, shows e excursões.

  • E.

    jornais e revistas.

O ato de publicar, geralmente em jornais de grande circulação ou em publicações especializadas, balanços de cunho fiscal é denominado de publicidade

  • A.

    comparativa

  • B.

    institucional.

  • C.

    legal.

  • D.

    corporativa.

  • E.

    oficial.

O recurso que contabiliza o espaço editorial ocupado em determinado veículo e o compara ao valor publicitário cobrado pela mesma publicação a fim de gerar um valor hipotético de verba economizada em publicidade é chamado de

  • A.

    propaganda espontânea.

  • B.

    centimetragem.

  • C.

    paica.

  • D.

    valor gráfico.

  • E.

    métrica de imprensa.

A capacidade que a mídia tem de dar relevância a um determinado tema, destacando-o do imenso conjunto de acontecimentos diários que serão transformados em notícia e, por consequência, em informação, é chamada de

  • A.

    consonância.

  • B.

    focalização.

  • C.

    centralidade.

  • D.

    tematização

  • E.

    acumulação.

Em uma matéria sobre um conflito militar, cientistas políticos que tecem comentários sobre o andamento e a repercussão do conflito são fontes

  • A.

    primárias.

  • B.

    terciárias.

  • C.

    oficiais.

  • D.

    diretas

  • E. secundárias.

O sociólogo que estudou os aspectos da cultura difundida pelos meios de comunicação, mostrando que, nessa cultura massiva, há uma intensa circulação de imagens, símbolos, ideologias e mitos é

  • A.

    Roland Barthes.

  • B.

    Pierre Lévy.

  • C.

    Paul Virillo.

  • D.

    Herbert Marshall.

  • E.

    Edgar Morin.

A dobradura é uma operação básica de acabamento. As Dobras cruzadas são aquelas que

  • A.

    todas as dobras estão viradas para o lado direito.

  • B.

    todas as abas estão viradas para o lado esquerdo.

  • C.

    as abas se viram para lados diferentes, alternadamente.

  • D.

    uma dobra se sobrepõe a outra, ortogonalmente.

  • E.

    todas as abas convergem para o centro do impresso.

Nos anos 60, Hans-Robert Jauss e Wolfgang Iser, em seus estudos sobre a Estética da Recepção, enfatizaram o papel ativo desempenhado pelo leitor. Os dois teóricos integravam a Escola de

  • A.

    Constança

  • B.

    Palo Alto.

  • C.

    Frankfurt

  • D.

    Chicago

  • E.

    Birmingham

Na produção de um impresso, o número de entradas em máquina para imprimi-lo é indicado através do código x/y. No caso do miolo de um livro, que possui impressão monocromática em cada face da folha, a representação correta do código é

  • A.

    1/1

  • B.

    2/1.

  • C.

    1/4.

  • D.

    2/0

  • E.

    2/2.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...