Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A opinião pública é a média das opiniões circundantes em uma determinada sociedade, num determinado momento. Tal definição é de

  • A.

    Gabriel Tarde.

  • B.

    Noelle-Neumann

  • C.

    Walter Lippmann.

  • D.

    Solomon Asch.

  • E.

    James Bryce.

A entrevista, realizada em ambiente com maior ou menor formalidade, em que o entrevistado reúne a imprensa e responde a perguntas de repórteres de diferentes veículos de comunicação, é chamada de

  • A.

    enquête.

  • B.

    ritual.

  • C.

    exclusiva.

  • D.

    ocasional.

  • E.

    coletiva.

Em uma notícia, a ordem das informações segue o formato da pirâmide invertida, cuja seqüência correta para organização do texto é

  • A.

    conclusão, amplificação, explanação e introdução.

  • B.

    introdução, explanação, amplificação e conclusão.

  • C.

    introdução, amplificação, conclusão e explanação.

  • D.

    conclusão, introdução, explanação e amplificação.

  • E. introdução, conclusão, explanação e amplificação.

Quanto à divulgação do press-release, a atitude correta é enviá-lo

  • A.

    em larga escala, para todos os jornais locais e nacionais.

  • B.

    apenas para os destinatários que possam ter interesse pela pauta sugerida.

  • C.

    apenas para os jornais de grande circulação, mesmo que os jornais locais tenham interesse.

  • D.

    mais de uma vez para todos os destinatários, a fim de garantir o recebimento.

  • E.

    apenas para os veículos que possam recebê-lo por fax.

A análise que avalia todo o período de cobertura de mídia de uma empresa e não apenas um fato singular que foi divulgado, podendo comparar ainda essa atuação frente aos seus concorrentes no mesmo período, é conhecida por

  • A.

    análise tópica.

  • B.

    escaneo ambiental.

  • C.

    auditoria de imagem.

  • D.

    clipping eletrônico.

  • E.

    newspeg.

A atividade de assessoria de comunicação é estratégica e deve ser parte ativa da organização. Nesse processo, a avaliação é um dos passos essenciais e deve acontecer

  • A.

    na análise situacional e logo após a implementação dos programas.

  • B.

    somente ao término da implementação dos programas.

  • C.

    durante o desenvolvimento das ações dos programas e ao término de sua execução.

  • D.

    na análise situacional, na preparação e implementação dos programas e após sua conclusão.

  • E.

    na análise situacional e durante a preparação e implementação dos programas.

Em “Comunicação empresarial e gerenciamento de crise”, publicado no livro "Com credibilidade não se brinca", Luciane Lucas dos Santos sugere dez mandamentos que, em momentos de crise, podem aproximar uma organização de seus objetivos. Entre eles, destacam-se:

  • A.

    avaliar o impacto das decisões estratégicas, manter o estilo “low profile” e agir após análise de dados.

  • B.

    avaliar o impacto das decisões estratégicas, agir imediatamente e esquecer o estilo “low profile”.

  • C.

    manter o estilo “low profile”, aplicar pesquisa de opinião e agir após análise de dados.

  • D.

    aplicar pesquisa de opinião, agir após análise de dados e esquecer o estilo “low profile”.

  • E.

    agir imediatamente, aplicar pesquisa de opinião e esquecer o estilo “low profile”

O editorial e a crônica são considerados gêneros do jornalismo

  • A.

    interpretativo.

  • B.

    informativo.

  • C.

    diversional.

  • D.

    opinativo.

  • E.

    narrativo.

Em um texto jornalístico, a pirâmide invertida consiste em dispor as informações em ordem

  • A.

    decrescente de importância.

  • B.

    cronológica dos acontecimentos.

  • C.

    crescente de importância.

  • D.

    aleatória dos fatos.

  • E.

    psicológica dos acontecimentos.

No Brasil, a divulgação institucional no setor privado surgiu nos anos 50 com empresas estrangeiras trazendo a experiência de seus países de origem. Essas empresas eram principalmente dos ramos

  • A.

    automobilístico e de higiene.

  • B.

    farmacêutico e de higiene.

  • C.

    alimentício e de serviços.

  • D.

    farmacêutico e de serviços.

  • E.

    alimentício e automobilístico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...