Questões de Comunicação Social da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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A comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência de diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Quais das atividades abaixo fazem parte do mix, o composto da comunicação integrada?

  • A. Comunicação interna e relações públicas de marketing.
  • B. Comunicação institucional e comunicação gerencial.
  • C. Comunicação administrativa e comunicação empresarial.
  • D. Relações públicas de marketing e comunicação institucional.
  • E. Comunicação mercadológica e comunicação administrativa.

A predominância de configurações visuais completas observadas na psicologia e na dinâmica da percepção inspiraram uma escola de pensamento alemão que considera, entre seus fundamentos, as relações entre figura e fundo. Essa escola chama-se

  • A. Humanismo.
  • B. Behaviorismo.
  • C. Psicanálise.
  • D. Gestalt.
  • E. Cognição.

Os fluxos de comunicação exercem grande influência sobre a eficácia do processo. São eles que constituem os caminhos, os desvios e os degraus por que atravessa a comunicação. Sobre este tema, não é correto afirmar:

  • A. No fluxo descendente, de cima para baixo, as comunicações gerenciais são formais e frequentemente em excesso, ocasionando entupimento de canais.
  • B. Os planos de sugestões, os boletins de resultados de tarefas e os círculos de controle de qualidade constituem algumas formas que respondem pelo fluxo ascendente.
  • C. As comunicações descendentes entre a cúpula – diretores e superintendentes – e os níveis gerenciais intermediários são menos eficazes do que as comunicações entre os gerentes e as chefias subordinadas.
  • D. Um dos problemas do fluxo lateral está relacionado ao acobertamento de informações que têm a ver com a competitividade e emulação entre os níveis gerenciais.
  • E. O fluxo diagonal é comum em organizações mais abertas, menos burocráticas e com forte peso nos programas interdepartamentais.

Em relação às características da publicidade em veículos impressos, o anúncio com estrutura completa deve contar com

  • A. título, imagem e assinatura
  • B. composto de título, texto, imagem e assinatura.
  • C. logotipo e slogan.
  • D. título e texto.
  • E. logotipo, slogan e imagem.

A Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011 dispõe sobre a conceituação das ações de comunicação do Poder Executivo Federal. Nesse documento, a área de Publicidade conta com classificações específicas. A ação de comunicação que se destina a divulgar direitos, produtos e serviços colocados à disposição dos cidadãos, com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios individuais ou coletivos e que melhorem a sua qualidade de vida é denominada de publicidade

  • A. aberta.
  • B. de utilidade pública.
  • C. institucional.
  • D. mercadológica.
  • E. legal.

O brand equity é um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou consumidores dela. Sobre o conceito de brand equity, podemos afirmar:

  • A. Com relação à lealdade à marca, é mais barato conquistar novos consumidores do que manter os existentes, já que estes se tornam cada vez mais exigentes.
  • B. Ser uma marca conhecida não é tão importante para que ela seja considerada uma alternativa de compra, pois os consumidores hoje têm a característica de pesquisar e experimentar novos produtos.
  • C. Uma marca terá associada a ela uma percepção de qualidade baseada no conhecimento de suas especificações e não em sua qualidade geral.
  • D. Outra categoria representa ativos da marca, tais como patentes, marcas registradas e o relacionamento com os canais de distribuição.
  • E. A percepção de qualidade é importante para a marca, mas não significa sua extensão, pois ser bem conceituada em um segmento não significa sê-lo em outro.

Segundo os conceitos e práticas estabelecidos na Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011, a ação de comunicação realizada mediante o emprego de recursos de não mídia, com o fim de incentivar públicos de interesse a conhecer produtos, serviços, marcas, conceitos ou políticas públicas denomina-se

  • A. promoção.
  • B. comunicação digital.
  • C. patrocínio.
  • D. comunicação pública.
  • E. assessoria de imprensa.

Em marketing político, o conjunto de técnicas de datamining que segmentam o universo de votantes potenciais, com o propósito de identificar os eleitores de um determinado candidato de um partido específico, denomina-se:

  • A. middlebrow.
  • B. pay off.
  • C. microtargeting.
  • D. paywall.
  • E. promosite.

As formas de tratamento corretas para diretores de autarquias federais, estaduais e municipais são

  • A. Prezado Senhor/Vossa Eminência.
  • B. Senhor Diretor/Vossa Excelência.
  • C. Senhor Diretor/Vossa Senhoria.
  • D. Prezado Senhor/Vossa Excelência.
  • E. Magnífico Diretor/Vossa senhoria.

A qualidade de uma campanha nas mídias sociais deve considerar, além do investimento monetário, valores não tangíveis. Esse conceito é conhecido como retorno do

  • A. investimento.
  • B. entrosamento.
  • C. levantamento.
  • D. engajamento.
  • E. entretenimento.
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