Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
No processo de decisão de compra do consumidor, em qual fase é mais comum ocorrer a dissonância cognitiva?
Na fase de pré-compra, no reconhecimento do problema.
Na fase de pré-compra, na busca de informação.
Na fase de pré-compra, na avaliação de alternativas.
Na decisão de compra e no consumo.
Na pós-compra.
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Visto que as ações de marketing buscam a satisfação do consumidor, assinale a afirmativa incorreta:
A satisfação é uma comparação entre as expectativas e a performance percebida pelo cliente
As empresas devem maximizar a performance percebida para que a satisfação seja mais garantida
As empresas devem maximizar a expectativa para que a satisfação seja mais garantida
Mesmo que ocorra algum incidente e o consumidor fique insatisfeito, pelas ações adequadas de recuperação do cliente este pode ficar ainda mais satisfeito do que se nunca tivesse ocorrido este incidente negativo.
A zona de tolerância do comportamento do consumidor ocorre quando a expectativa é igual a performance.
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Normalmente os serviços são produzidos e consumidos concomitantemente, ressaltando uma de suas características. Assinale a alternativa que apresenta a característica mais relacionada a esse fato.
Variabilidade
Impalpabilidade
Inseparabilidade
Intangibilidade
Perecibilidade
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As ações de marketing direcionadas da empresa fabricante para o consumidor final podem ser enquadradas como:
B2B
B2C
B2D
B2E
C2B
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Em um mundo cada vez mais competitivo, o _____________ enfatiza a questão de que um pequeno percentual dos consumidores de uma organização pode representar uma gigante fatia de seus negócios.
A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é
Marketing de massa
Marketing mix
Marketing societal
Marketing de fidelidade
Marketing promocional
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Apesar de todos os esforços da empresa, falhas de serviço são inevitáveis. Toda empresa deveria encorajar seus clientes a reclamar para tentar adequar a sua oferta às expectativas dos seus consumidores. Em geral, as reclamações provocam três resultados: expressão, retirada e retaliação.
Qual das afirmativas abaixo está incorreta no gerenciamento do marketing?
Expressão refere-se ao resultado em que o consumidor comunica verbalmente sua insatisfação com a loja ou produto. A expressão alta significa que a comunicação é expressa para o gerente ou alguém que ocupe uma posição superior na estrutura da gestão. Por sua vez, a expressão baixa acontece quando o consumidor não comunica o problema para ninguém ligado à loja ou ao produto, sendo ainda mais danoso para a organização.
Retirada significa que o consumidor deixa de ser cliente da empresa ou de usar o produto. Uma retirada alta ocorre quando o cliente toma a decisão consciente de não mais utilizar os serviços da organização ou comprar o produto novamente.
Uma retirada média reflete a decisão consciente do cliente de tentar não usar a loja ou o produto novamente se for possível. Retirada baixa significa que o consumidor não muda o seu comportamento e continua a comprar no estabelecimento.
A retaliação refere-se à situação na qual o consumidor toma a atitude deliberada de danificar a loja ou prejudicar futuros negócios.
Os três resultados das reclamações são excludentes e devem ser considerados como três dimensões separadamente.
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Na administração de marketing uma das grandes decisões é a utilização ou não de canais de distribuição. Uma das maiores desvantagens da utilização de intermediários é:
que muitos fabricantes não dispõem de recursos financeiros para a comercialização sozinhos
que as vezes a comercialização direta simplesmente não é viável
que sempre a utilização de um intermediário causará um aumento do custo do produto para o consumidor final, especialmente nos produtos de conveniência
que pode ocorrer a perda de parte do controle do composto mercadológico por parte do fabricante
a impossibilidade de muitas vezes gerar o sistema vertical de marketing contratual
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Dentro do composto mercadológico, o P de Promoção consiste de____________.
A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é
Produto, preço, praça e promoção.
Produto, preço, canais de comunicação e promoção.
Propaganda, relações públicas, força de vendas, canais de comunicação (mídias) e a comunicação integrada de marketing.
Marketing direto, vendas pessoais, propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade.
A comunicação integrada de marketing, canais de comunicação (mídias), propaganda e publicidade.
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Na administração de marketing é necessário adequar constantemente as ações mercadológicas à demanda. Nesse sentido, cite que demanda é caracterizada principalmente pela sazonalidade da procura.
Demanda declinante
Demanda indesejável
Demanda excessiva
Demanda irregular
Demanda negativa
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No comportamento do consumidor, o construto risco percebido é um importante fator influenciador no processo de decisão de compra. Assinale a afirmativa que está incorreta:
Existem várias tipologias de risco como, por exemplo, o financeiro, de tempo, satisfação e físico.
O que importa para os decisores de marketing é o risco real (objetivo), não o risco subjetivo.
Os consumidores podem utilizar diversas estratégias de redução do risco percebido, como comprar o produto mais caro.
Os consumidores podem utilizar diversas estratégias de redução do risco percebido, como comprar o produto mais caro.
Existem segmentos de consumidores com uma maior tendência a assumir riscos e outros com uma maior aversão ao risco.
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