Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Assinale o único item que não influencia no custo de produção de uma peça publicitária:
Quantidade.
Quantidade.
Tipo de papel.
Formatos e sistemas de acabamento.
Tipologia.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Quase todas as etapas do processo de produção de peças gráficas se transformaram após o surgimento da editoração eletrônica. Uma das poucas etapas que se mantém a mesma é:
A finalização
O layout
O briefing
A Pré-impressão
A Impressão
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Uma campanha publicitária com veiculação gradual e contínua:
garante atingir o objetivo promocional, de venda de produto.
garante atingir o objetivo institucional, de fixação de imagem/marca.
não atinge o objetivo promocional nem o institucional, pois a fraca intensidade não impacta o público-alvo.
atinge o objetivo promocional e o institucional, pois o impacto não é determinado pela intensidade da campanha.
garante atingir o objetivo de lançamento, pois com maior pressão publicitária cobre rapidamente um grande volume de público-alvo.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A sazonalidade precisa ser levada em consideração ao se planejar uma campanha. O que se entende por pico de sazonalidade?
A época do ano em que o produto ou serviço é mais consumido.
A veiculação em períodos alternados, que proporcionam uma cobertura mais abrangente.
A época do ano em que a campanha será veiculada.
A veiculação de acordo as promoções que o produto a ser anunciado pode oferecer.
Período inicial da campanha de propaganda, que corresponde ao seu lançamento.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Levando em conta o CPM (Custo por mil), qual é o programa mais rentável para um determinado cliente, numa campanha publicitária em televisão?
Programa 1: Custa R$ 1.200,00 (por inserção) e atinge 500.000 telespectadores.
Programa 2: Custa R$ 800,00 (por inserção) e atinge 10.000 telespectadores.
Programa 3: Custa 970,00 (por inserção) e atinge 300.000 telespectadores.
Todos os programas apresentam a mesma rentabilidade.
Não se mede rentabilidade considerando apenas o custo do programa e a quantidade de telespectadores.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Embora não seja consensual, alguns teóricos diferenciam publicidade e propaganda pelo fato de a propaganda divulgar ideias, conceitos e valores sem fins lucrativos e a publicidade fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante. Nesse sentido, qual das instituições abaixo não faz propaganda:
Igreja
Partido político
Estado
Empresas
ONGs
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Assinale a alternativa que não condiz com uma sessão de Brainstorming:
Suspensão do julgamento: pode-se criticar as ideias apresentadas sem medo de causar inibições e desvios dos objetivos.
Pequena quantidade de sugestões, pois a proliferação de ideias pode atrapalhar o processo de criação; quanto menos, melhor.
Liberdade total: nenhuma ideia é suficientemente esdrúxula para ser desprezada. Pode ser que ela sirva de ponte para idéias originais e inovadoras.
Mudança e combinação: em qualquer momento, é permitido que alguém apresente uma ideia que seja uma modificação ou combinação de ideias já apresentadas por outras pessoas do grupo.
Igualdade de oportunidade: todos devem ter a chance de apresentar suas ideias.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Em uma estratégia de criação publicitária o que é teaser?
Mensagem que antecede ao lançamento de uma campanha publicitária gerando expectativa.
Sequência de ilustrações que dão a ideia de roteiro de um anúncio de TV com as imagens, textos, sonoplastia e descrição técnica.
Texto fictício, usado nos layouts para simular a existência de palavras em determinado local.
Anúncios econômicos, normalmente pequenos, em espaços como classificados.
Modalidade de publicidade radiofônica, gravada, usando música e texto.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Pensando na comunicação publicitária, o que define o público-alvo é o conjunto de
pessoas que assistem a determinado programa.
pessoas que consomem determinado produto.
pessoas que potencialmente consomem (ou consumirão) o produto ou serviço veiculado nas mensagens publicitárias.
pessoas ou empresas que compram a mídia em determinado veículo.
pessoas que assistem aos mesmos programas e que tem características sociodemográficas idênticas.
Comunicação Social - Marketing - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nas sociedades modernas, o Marketing constitui-se num importante capítulo no gerenciamento das atividades humanas. Com a evolução nas relações de troca entre os indivíduos e todo um processo de desenvolvimento dos mecanismos e sistemas comerciais, chegamos ao que hoje se denomina "sociedade afluente" (Kunsch, 2001).
A autora se refere ao termo sublinhado como sendo:
Uma sociedade com uma parcela importante de sua população detendo um poder de consumo relevante, um poder aquisitivo maior que o necessário para a sua sobrevivência.
Sociedade comunista influente.
Sociedade que se reúne para traçar estratégias de expansão de interesses.
Sociedade de empresas de pequeno porte, porém, em expansão.
Sociedade que reúne estagiários de Relações Públicas, geralmente sem nenhum tipo de orientação, que organizam eventos.
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