Questões de Comunicação Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

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Marque a alternativa que corresponde à definição de brand equity?

  • A.

    Comunicação entre empresas, em que não entra o consumidor final.

  • B.

    Valor agregado resultante da transformação de um produto numa marca. O conceito atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.

  • C.

    Série de peças de propaganda, anúncios, comerciais, cartazes etc, de um produto, serviço, marca ou empresa, para um ou mais meios.

  • D.

    Relato de um caso de marketing, propaganda ou mídia, com exposição de situação, problemas, providências, soluções e resultados que o tornam significativo.

  • E.

    Fase de desenvolvimento de um determinado produto no mercado, que vai de sua introdução até seu declínio.

Marque a alternativa que corresponde à definição autorregulamentação publicitária?

  • A.

    Conjunto de normas éticas voluntárias que balizam o processo de criação, produção e veiculação de anúncios.

  • B.

    Um código não voluntário, observado por empresas do ramo publicitário, o qual contém leis municipais, estaduais e federais destinadas ao balizamento de programação, produção e jornalismo.

  • C.

    Diploma legal que agrupa e sistematiza as normas jurídicas esparsas do direito dos consumidores.

  • D.

    Sistema de remuneração e relacionamento comercial com anunciantes e veículos regidos pela Lei n° 4.680/65 e Decreto 57.690/66.

  • E.

    Ato pelo qual o poder público, em função da natureza, locais e horários, exerce critérios de classificação de espetáculos públicos, filmes, programas de rádio e TV, e recomenda a faixa etária considerada adequada.

Considerando os processos que podem encurtar o fluxo produtivo na produção gráfica de impressos publicitários, marque a alternativa que descreve o processo Computer-To- Plate (Do computador para a chapa):

  • A.

    Processo que não se tem contato com produto químico. Nessa possibilidade do processo produtivo a image setter, equipamento responsável pela confecção de filme é substituída por outro equipamento, a plate setter.

  • B.

    Processo baseado na produção, diretamente do computador, de fotolitos que serão utilizados na gravação de matrizes para impressão.

  • C.

    Como não existe uma matriz fixa, com esse processo é possível se imprimir uma imagem para cada giro da máquina, possibilitando a personalização do trabalho.

  • D.

    A imagem é gravada diretamente na chapa por raio laser, não havendo, portanto, necessidade de revelação. Com este processo obtém-se um bom resultado, porém devido ao seu alto custo é direcionado para impressões rápidas e de pequenas tiragens.

  • E.

    Neste processo não existe matriz, a imagem é criada através de cargas elétricas em cilindros metálicos internos das máquinas que atraem o pigmento e o transferem para o suporte.

Quando falamos em Comunicação Integrada, aquilo que norteia os objetivos de marketing e comunicação e constitui a imagem que a marca ou produto possui na mente do consumidor é chamado de:

  • A.

    Slogan

  • B.

    Share of market

  • C.

    Posicionamento

  • D.

    Estratégia

  • E.

    Turnover

A _________ normalmente é discriminatória, seja no aspecto racial, econômico ou social. Muitas vezes apela para superstições, incita comportamentos indesejáveis para a sociedade e pode levar o consumidor a prejudicar a sua saúde e segurança.

A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é

  • A.

    Propaganda enganosa

  • B.

    Propaganda subliminar

  • C.

    Propaganda persuasiva

  • D.

    Propaganda institucional

  • E.

    Propaganda abusiva

Assinale a única alternativa que não faz referência ao CONAR.

  • A.

    Trata-se do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

  • B.

    Entidade privada, sem fins lucrativos.

  • C.

    Instituída com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade da propaganda comercial veiculada no país, em todas as suas formas.

  • D.

    Visa promover a defesa da liberdade de expressão comercial com base em valores éticos estabelecidos pela própria comunidade publicitária.

  • E.

    Pessoa jurídica independente, que avalia, seleciona e programa os veículos de divulgação necessários à disseminação de mensagens de natureza comercial e institucional, por ordem e conta de clientes e anunciantes.

O percentual de domicílios em um mercado sintonizado em um programa de televisão ou estação de rádio é chamado:

  • A.

    Tabulação

  • B.

    Alcance

  • C.

    Frequência

  • D.

    Índice de audiência

  • E.

    Cobertura total

Na definição do mercado alvo, a segmentação está relacionada com informações sobre atitudes, valores, motivações e estilo de vida dos consumidores, associados ao comportamento de compra em uma categoria de produtos específica. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Geodemográfica

  • B.

    Demográfica

  • C.

    Psicográfica

  • D.

    De venda consultiva

  • E.

    De venda explicativa.

O ____________ representa a porcentagem do públicoalvo exposta, pelo menos uma vez, à mensagem publicitária, durante um intervalo especificado para os veículos em que a propaganda está inserida. Por sua vez, a _____________ significa o número de vezes, em média, durante o período de planejamento de mídia em que os integrantes do público-alvo são expostos aos veículos da mídia que transmitem a mensagem publicitária de uma marca.

A sequência de palavras que completa corretamente as lacunas acima está apresentada na alternativa:

  • A.

    CPM e GRPs

  • B.

    Alcance e Frequência

  • C.

    Ponto de Audiência Bruta e Análise de pontos de índice

  • D.

    Alcance efetivo e Publicidade pulsante

  • E.

    Ponto de índice e Continuidade

Qual dos itens abaixo não é significativo para se pensar em projetos de sinalização:

  • A.

    Legibilidade.

  • B.

    Integração com o ambiente.

  • C.

    Relação com a identidade corporativa.

  • D.

    Heavy user.

  • E.

    Condições de leitura.

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