Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Publicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Marque a alternativa que corresponde à definição de brand equity?
Comunicação entre empresas, em que não entra o consumidor final.
Valor agregado resultante da transformação de um produto numa marca. O conceito atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.
Série de peças de propaganda, anúncios, comerciais, cartazes etc, de um produto, serviço, marca ou empresa, para um ou mais meios.
Relato de um caso de marketing, propaganda ou mídia, com exposição de situação, problemas, providências, soluções e resultados que o tornam significativo.
Fase de desenvolvimento de um determinado produto no mercado, que vai de sua introdução até seu declínio.
Comunicação Social - Publicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Marque a alternativa que corresponde à definição autorregulamentação publicitária?
Conjunto de normas éticas voluntárias que balizam o processo de criação, produção e veiculação de anúncios.
Um código não voluntário, observado por empresas do ramo publicitário, o qual contém leis municipais, estaduais e federais destinadas ao balizamento de programação, produção e jornalismo.
Diploma legal que agrupa e sistematiza as normas jurídicas esparsas do direito dos consumidores.
Sistema de remuneração e relacionamento comercial com anunciantes e veículos regidos pela Lei n° 4.680/65 e Decreto 57.690/66.
Ato pelo qual o poder público, em função da natureza, locais e horários, exerce critérios de classificação de espetáculos públicos, filmes, programas de rádio e TV, e recomenda a faixa etária considerada adequada.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Considerando os processos que podem encurtar o fluxo produtivo na produção gráfica de impressos publicitários, marque a alternativa que descreve o processo Computer-To- Plate (Do computador para a chapa):
Processo que não se tem contato com produto químico. Nessa possibilidade do processo produtivo a image setter, equipamento responsável pela confecção de filme é substituída por outro equipamento, a plate setter.
Processo baseado na produção, diretamente do computador, de fotolitos que serão utilizados na gravação de matrizes para impressão.
Como não existe uma matriz fixa, com esse processo é possível se imprimir uma imagem para cada giro da máquina, possibilitando a personalização do trabalho.
A imagem é gravada diretamente na chapa por raio laser, não havendo, portanto, necessidade de revelação. Com este processo obtém-se um bom resultado, porém devido ao seu alto custo é direcionado para impressões rápidas e de pequenas tiragens.
Neste processo não existe matriz, a imagem é criada através de cargas elétricas em cilindros metálicos internos das máquinas que atraem o pigmento e o transferem para o suporte.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Quando falamos em Comunicação Integrada, aquilo que norteia os objetivos de marketing e comunicação e constitui a imagem que a marca ou produto possui na mente do consumidor é chamado de:
Slogan
Share of market
Posicionamento
Estratégia
Turnover
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A _________ normalmente é discriminatória, seja no aspecto racial, econômico ou social. Muitas vezes apela para superstições, incita comportamentos indesejáveis para a sociedade e pode levar o consumidor a prejudicar a sua saúde e segurança.
A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é
Propaganda enganosa
Propaganda subliminar
Propaganda persuasiva
Propaganda institucional
Propaganda abusiva
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Assinale a única alternativa que não faz referência ao CONAR.
Trata-se do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
Entidade privada, sem fins lucrativos.
Instituída com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade da propaganda comercial veiculada no país, em todas as suas formas.
Visa promover a defesa da liberdade de expressão comercial com base em valores éticos estabelecidos pela própria comunidade publicitária.
Pessoa jurídica independente, que avalia, seleciona e programa os veículos de divulgação necessários à disseminação de mensagens de natureza comercial e institucional, por ordem e conta de clientes e anunciantes.
Comunicação Social - Outros - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O percentual de domicílios em um mercado sintonizado em um programa de televisão ou estação de rádio é chamado:
Tabulação
Alcance
Frequência
Índice de audiência
Cobertura total
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Na definição do mercado alvo, a segmentação está relacionada com informações sobre atitudes, valores, motivações e estilo de vida dos consumidores, associados ao comportamento de compra em uma categoria de produtos específica. Assinale a alternativa correta:
Geodemográfica
Demográfica
Psicográfica
De venda consultiva
De venda explicativa.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O ____________ representa a porcentagem do públicoalvo exposta, pelo menos uma vez, à mensagem publicitária, durante um intervalo especificado para os veículos em que a propaganda está inserida. Por sua vez, a _____________ significa o número de vezes, em média, durante o período de planejamento de mídia em que os integrantes do público-alvo são expostos aos veículos da mídia que transmitem a mensagem publicitária de uma marca.
A sequência de palavras que completa corretamente as lacunas acima está apresentada na alternativa:
CPM e GRPs
Alcance e Frequência
Ponto de Audiência Bruta e Análise de pontos de índice
Alcance efetivo e Publicidade pulsante
Ponto de índice e Continuidade
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Qual dos itens abaixo não é significativo para se pensar em projetos de sinalização:
Legibilidade.
Integração com o ambiente.
Relação com a identidade corporativa.
Heavy user.
Condições de leitura.
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