Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006

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A(o) Secretária(o), por sua formação, atinge muitas vezes o cargo de chefia, assumindo compromissos ainda maiores dos que os habituais, já que se deve corresponder à confiança depositada em si. A habilidade no trato aos subordinados manifesta-se nas afirmativas abaixo, EXCETO:

  • A.

    A aceitação de sugestões e o debate das mesmas fortalece o espírito de equipe. A pessoa ouvida e respeitada é capaz de renunciar as atitudes de rivalidade, visando o bem comum.

  • B.

    Raça, cor ou religião são características que não devem interferir no tratamento dedicado ao subalterno, nem servir de temas para discussão, para que pessoas não se sintam ofendidas.

  • C.

    O elogio deve ser feito em público, mas a censura e a advertência, em particular.

  • D.

    As ordens não devem ser firmes. É importante manifestar sempre um toque de gentileza nas palavras e no tom de voz.

  • E.

    Posicionamentos políticos, sejam quais forem sua abrangência, não devem ser revelados e muito menos, impostos aos subordinados.

Uma das atividades inerentes à(ao) Secretária(o) é a comunicação oral, bem como o atendimento ao telefone. Em relação a isso é correto afirmar:

  • A.

    Não é necessário empatia para se ter boas maneiras ao telefone

  • B.

    É imprescindível saber lidar com telefonemas inconvenientes e não com o uso correto do aparelho.

  • C.

    As boas maneiras ao telefone incluem fatores como atitude mental, saber falar e saber ouvir.

  • D.

    Não se preocupe com a modulação e a ênfase apropriada da voz, nem sempre elas são responsáveis pela significação da linguagem.

  • E.

    Deixar de observar uma simples regra ao telefone não faz com que você seja encarado como um "chato".

No que diz respeito ao atendimento ao telefone é importante, EXCETO:

  • A.

    Atender prontamente, no máximo após três toques.

  • B.

    Não desligar depois do seu interlocutor.

  • C.

    Identificar a sua empresa ou seu setor, dizer seu nome e o cumprimento.

  • D.

    Evite gírias e diminutivos.

  • E.

    Tratar do assunto com objetividade.

A agenda registra as obrigações diárias tanto da(o) secretária(o) como do executivo. Para tanto, a agenda deve conter várias informações, EXCETO:

  • A.

    Lembretes de compromissos futuros.

  • B.

    Organograma da empresa

  • C.

    Endereço, e-mail e telefone dos chefes e pessoais.

  • D.

    Aniversário do pessoal do setor e nome completo.

  • E.

    Telefones importantes e úteis à empresa.

De acordo com a Lei de número 9.621 de 1996 que dispõe sobre a profissão de Secretária(o), é correto afirmar que são atribuições de Técnica(o) em Secretariado:

  • A.

    Coleta de informações para consecução de objetivos e metas da empresa.

  • B.

    Redação de correspondências ou documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro.

  • C.

    Interpretação e sintetização de textos e documentos.

  • D.

    Assistência e assessoramento direto a executivos.

  • E.

    Planejamento, organização e direção de serviços de secretaria.

Dentre as diversas funções de um profissional de secretariado está a organização de eventos, bem como elaboração de Cerimonial e Protocolo. Para desempenhar essa função são necessários alguns aspectos pessoais, EXCETO:

  • A.

    Personalidade simpática.

  • B.

    Ser sóbrio em seus atos e palavras

  • C.

    Ter atenção pronta e ação rápida.

  • D.

    Ter uma dicção clara e permanecer ao microfone a maior parte do tempo.

  • E.

    Preocupar-se em marcar o traje e a conduta com a maior discrição possível.

Em relação ao GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos que converte informações de voz, texto e imagem para a forma digital – é correto afirmar:

  • A.

    No GED os documentos não precisam ser preparados para serem digitalizados em scanners especiais.

  • B.

    As informações armazenadas em GED não podem estar armazenadas originalmente em mídias analógicas

  • C.

    Não são necessários softwares e hardwares específicos para o armazenamento de documentos no GED.

  • D.

    O GED objetiva gerenciar o ciclo de vida das informações desde sua criação até seu arquivamento.

  • E.

    As informações armazenadas em GED só podem ser criadas em mídias digitais.

Uma das principais características de uma Secretária(o) é a sua habilidade e preocupação com a comunicação escrita. Sobre ela é correto afirmar:

  • A.

    A comunicação eletrônica permite o uso de uma linguagem coloquial e mais informal.

  • B.

    A excelência da escrita é também manifestada pela sofisticação do vocabulário.

  • C.

    A língua escrita exige maior rigor de disciplina e expressão do que a língua falada.

  • D.

    A comunicação empresarial moderna tornou a linguagem escrita mais clara, objetiva e informal, com o uso da linguagem coloquial.

  • E.

    A clareza, objetividade e veracidade da linguagem escrita não influencia na agilidade das decisões.

De acordo com a Lei que dispõe sobre o exercício da profissão de Secretária(o), são atribuições da (o) Secretária(o):

  • A.

    Organização e manutenção dos arquivos de secretaria.

  • B.

    Classificação, registro e distribuição da correspondência.

  • C.

    Execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.

  • D.

    Redação de correspondência ou documentos de rotina, inclusive em outro idioma.

  • E.

    Coleta de informações para consecução de objetivos da empresa.

Entre as competências e habilidades que compõem o perfil do profissional de Secretariado, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Descomprometimento com a alta direção da empresa.

  • B.

    Responsabilidade social e com a filosofia da empresa.

  • C.

    Proatividade e mentalidade orientada para soluções.

  • D.

    Planejamento estratégico e conhecimento de mercado.

  • E.

    Busca pelo aumento do grau de flexibilidade e empatia nas relações interpessoais na empresa.

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