Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:
ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;
ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;
ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;
ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;
ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.
O trecho acima nos leva a:
refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;
localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;
manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;
cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;
conhecer os amigos da escola e quem é " do contra".
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:
o papel dos pais;
as prioridades na formação dos alunos;
as medidas de controle da educação;
as normas de aceitação da autoridade constituída;
os papéis de cada um em seu grupo etário.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:
ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;
ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;.
ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;
ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;
ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:
os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;
o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;
o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;
o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;
a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:
mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;
controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;
evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;
atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;
estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:
viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;
tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;
associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;
juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;
articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No Projeto Pedagógico pensamos em ação/ transformação, ou seja, o que queremos fazer. Para realizar essa ação transformadora precisamos organizá-la.
Para saber o que fazer precisamos de:
localizar os parceiros da discussão que empreendam a ação por nós;
localizar o melhor professor / gestor no grupo para a ação caminhar;
conhecer as necessidades e limites da escola;
conhecer outros projetos pedagógicos e os que resultaram em sucesso.
contratar supervisores renomados para que construam o sonho desejado.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O Supervisor Escolar, para realizar um diagnóstico, deve prioritariamente:
chamar os funcionários da escola e ouví-los em particular;
conversar com os pais de alunos e mostrar-lhes a escola;
coletar somente dados da realidade física da escola;
ouvir todos os segmentos da escola para definir suas necessidades;
chamar os pais e responsáveis e ouvir suas queixas a respeito da disciplina.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Cargo: Diretor / Supervisor - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Leia, com atenção, as afirmativas a seguir:
O trabalho do Supervisor transcende o conhecimento puro e simples da sala de aula,
Porque
O conhecimento discente é suficiente para ser supervisor de uma escola, nos aspectos administrativos e pedagógicos.
E assinale:
se a primeira afirmativa não está correta e a segunda está correta;
se a segunda afirmativa complementa as idéias da primeira afirmativa;
se a primeira afirmativa está correta e a segunda está incorreta;
se as duas afirmativas estão corretas;
as duas afirmativas estão incorretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...