Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:

  • A.

    ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;

  • B.

    ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;

  • C.

    ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;

  • D.

    ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;

  • E.

    ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.

É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.

O trecho acima nos leva a:

  • A.

    refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;

  • B.

    localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;

  • C.

    manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;

  • D.

    cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;

  • E.

    conhecer os amigos da escola e quem é " do contra".

A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:

  • A.

    o papel dos pais;

  • B.

    as prioridades na formação dos alunos;

  • C.

    as medidas de controle da educação;

  • D.

    as normas de aceitação da autoridade constituída;

  • E.

    os papéis de cada um em seu grupo etário.

Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:

  • A.

    ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;

  • B.

    ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;.

  • C.

    ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;

  • D.

    ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;

  • E.

    ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.

Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:

  • A.

    os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;

  • B.

    o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;

  • C.

    o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;

  • D.

    o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;

  • E.

    a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

  • A.

    mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;

  • B.

    controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;

  • C.

    evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;

  • D.

    atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;

  • E.

    estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.

O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:

  • A.

    viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;

  • B.

    tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;

  • C.

    associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;

  • D.

    juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;

  • E.

    articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.

No Projeto Pedagógico pensamos em ação/ transformação, ou seja, o que queremos fazer. Para realizar essa ação transformadora precisamos organizá-la.

Para saber o que fazer precisamos de:

  • A.

    localizar os parceiros da discussão que empreendam a ação por nós;

  • B.

    localizar o melhor professor / gestor no grupo para a ação caminhar;

  • C.

    conhecer as necessidades e limites da escola;

  • D.

    conhecer outros projetos pedagógicos e os que resultaram em sucesso.

  • E.

    contratar supervisores renomados para que construam o sonho desejado.

O Supervisor Escolar, para realizar um diagnóstico, deve prioritariamente:

  • A.

    chamar os funcionários da escola e ouví-los em particular;

  • B.

    conversar com os pais de alunos e mostrar-lhes a escola;

  • C.

    coletar somente dados da realidade física da escola;

  • D.

    ouvir todos os segmentos da escola para definir suas necessidades;

  • E.

    chamar os pais e responsáveis e ouvir suas queixas a respeito da disciplina.

Leia, com atenção, as afirmativas a seguir:

O trabalho do Supervisor transcende o conhecimento puro e simples da sala de aula,

Porque

O conhecimento discente é suficiente para ser supervisor de uma escola, nos aspectos administrativos e pedagógicos.

E assinale:

  • A.

    se a primeira afirmativa não está correta e a segunda está correta;

  • B.

    se a segunda afirmativa complementa as idéias da primeira afirmativa;

  • C.

    se a primeira afirmativa está correta e a segunda está incorreta;

  • D.

    se as duas afirmativas estão corretas;

  • E.

    as duas afirmativas estão incorretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...